A “arte de enterrar” nos escritos de Frei Vicente do Salvador.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35077 |
Resumo: | Os povos indígenas apresentam grande diversidade étnica e cultural, inclusive nas formas de sepultar os seus mortos. As cerimônias fúnebres indígenas fazem parte de um dos ritos de passagem que marcam não somente o próprio morto, mas também a comunidade. O estudo dos ritos funerários é uma das maneiras possíveis para abordar sobre a história, presença e cultura dos povos indígenas no Brasil, inclusive, nas escolas. A partir do estudo sobre a arte de enterrar os mortos e seus rituais funerários pode-se problematizar sobre os aspectos sociais, políticos e culturais que envolvem a comunidade étnica, assim como as suas permanências e ressignificações nos dias atuais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir sobre os sepultamentos nas aldeias, através dos escritos de Frei Vicente de Salvador, religioso e cronista que viveu na Bahia entre 1566 e 1636. O dito religioso exerceu os cargos de cônego, vigáriogeral e governador do bispado da Bahia e, em 1627, concluiu o livro História do Brasil. No livro, Frei Vicente aborda sobre as características da colônia, cotidiano, costumes, criação dos filhos, povos indígenas e seus rituais, especialmente no que se refere a cura dos enfermos e o enterro dos mortos destes. Para tanto, nos apoiaremos nos escritos do Frei Vicente com o objetivo de problematizar acerca destes rituais, envolvendo as lamentações, o choro, a forma de se vestir e se comportar durante os velórios, e até mesmo as festas que aconteciam em meio ao sepultamento. Os escritos do religioso foram confrontados com as leituras bibliográficas, a fim de identificar os lugares de sepultamento, o uso do território, as circunstâncias de uso, as práticas e perceber como a cultura dos homens e mulheres indígenas na concepção de que este é um tema que merece bastante atenção por dizer respeito as apreensões dos indígenas em relação à vida e à morte, mas que apresentam o olhar registrado no século dezessete, por um não-indígena e representante da Igreja Católica. |
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