O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Fernanda Carla Almeida.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22151
Resumo: O livro didático é um recurso utilizado por docentes e discentes com o intuito de facilitar o aprendizado. Muitas vezes, os conteúdos presentes nesses materiais são frutos de relações de poder e interesse, tendo como consequência a distorção de alguns assuntos, a exemplo dos temas que abordam os povos africanos. Logo, apesar de inúmeras leis que buscam garantir a obrigatoriedade de um ensino multicultural e diverso, este não ocorre em todos os seus aspectos. O negro, muitas vezes, é apresentado apenas como escravizado nos livros de História, desse modo, é necessário retratar a história e cultura dos afrodescendentes em seus aspectos históricos e culturais, não ficando limitado apenas ao aspecto da escravidão. Por isso, o presente trabalho monográfico busca problematizar como o livro didático do 8º ano da coleção “Vontade de saber História” da editora FTD e o “Projeto Mosaico” da editora Scipione, abordam a história e cultura africana e dos afrodescendentes. Ambos os livros citados possuíam vigência para uso nas escolas de 2017 a 2019. Para a nossa pesquisa, de início, partimos de uma perspectiva de verificação do currículo e do ensino de História, observando as relações de poder e interesses que permeiam este recurso. Além disso, examinamos como os negros foram retratados historicamente nos currículos de História do Brasil e, por fim, fazemos a análise dos dois livros didáticos de história, elencando como esses materiais abordam a temática africana. A metodologia utilizada nesse trabalho consiste na análise qualitativa e bibliográfica. A nossa pesquisa dialoga com autores como Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.
id UFCG_ebe18cab744b6794dd04c89a60372338
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22151
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.The teaching of History and representations of Africa and blacks in the 8th grade textbooks: “Will to Know History” by FTD and “Projeto Mosaico” by Scipione, from 2017 to 2019.Livro didáticoPovos africanosHistória - ensinoEnsino multiculturalLivro de HistóriaNegrosÁfrica - representaçãoTextbookAfrican peoplesHistory - teachingMulticultural teachingHistory bookBlackAfrica - representationHistória.O livro didático é um recurso utilizado por docentes e discentes com o intuito de facilitar o aprendizado. Muitas vezes, os conteúdos presentes nesses materiais são frutos de relações de poder e interesse, tendo como consequência a distorção de alguns assuntos, a exemplo dos temas que abordam os povos africanos. Logo, apesar de inúmeras leis que buscam garantir a obrigatoriedade de um ensino multicultural e diverso, este não ocorre em todos os seus aspectos. O negro, muitas vezes, é apresentado apenas como escravizado nos livros de História, desse modo, é necessário retratar a história e cultura dos afrodescendentes em seus aspectos históricos e culturais, não ficando limitado apenas ao aspecto da escravidão. Por isso, o presente trabalho monográfico busca problematizar como o livro didático do 8º ano da coleção “Vontade de saber História” da editora FTD e o “Projeto Mosaico” da editora Scipione, abordam a história e cultura africana e dos afrodescendentes. Ambos os livros citados possuíam vigência para uso nas escolas de 2017 a 2019. Para a nossa pesquisa, de início, partimos de uma perspectiva de verificação do currículo e do ensino de História, observando as relações de poder e interesses que permeiam este recurso. Além disso, examinamos como os negros foram retratados historicamente nos currículos de História do Brasil e, por fim, fazemos a análise dos dois livros didáticos de história, elencando como esses materiais abordam a temática africana. A metodologia utilizada nesse trabalho consiste na análise qualitativa e bibliográfica. A nossa pesquisa dialoga com autores como Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.The textbook is a resource used by teachers and students in order to facilitate learning. Many sometimes, the contents present in these materials are fruits of power and interest relations, resulting in the distortion of some subjects, such as the themes that address the african peoples. Therefore, despite numerous laws who seek to ensure the obligation of teaching multicultural and diverse, this does not occur in all its aspects. Black people are often presented only as enslaved in history books, thus, it is necessary to portray history and culture from the afro-descendants in their historical and cultural aspects, not being limited only to the aspect of slavery. Through this, this monographic work seeks to problematize like the 8th year textbook of the collection " Willing to Know History " by FTD publisher and the " Project Mosaic" of the Scipione publisher, addresses history and culture african and afro-descendants. Both books cited were valid for use in schools from 2017 to 2019. For our research, at first, we start from a perspective of verification of the curriculum and teaching of history, observing the power relations and interests that permeate this resource. In addition, we examined how the blacks were historically portrayed in the curricula of history of brazil and, finally, we analyze the two history textbook, listing how these address the african theme. The methodology used in this work consists of qualitative analysis and bibliographic. Our research dialogues with authors such as Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) and so many others who contributed to development of this work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Israel Soares de.SOUSA, I. S.http://lattes.cnpq.br/0363652061692234SANTANA, Rosemere Olímpio de.LOBO, Isamarc Gonçalves.SILVA, Fernanda Carla Almeida.2021-10-112021-11-26T13:31:51Z2021-11-262021-11-26T13:31:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22151SILVA, Fernanda Carla Almeida. O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019. 2021. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-11-26T13:31:51Zoai:localhost:riufcg/22151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-11-26T13:31:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
The teaching of History and representations of Africa and blacks in the 8th grade textbooks: “Will to Know History” by FTD and “Projeto Mosaico” by Scipione, from 2017 to 2019.
title O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
spellingShingle O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
SILVA, Fernanda Carla Almeida.
Livro didático
Povos africanos
História - ensino
Ensino multicultural
Livro de História
Negros
África - representação
Textbook
African peoples
History - teaching
Multicultural teaching
History book
Black
Africa - representation
História.
title_short O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
title_full O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
title_fullStr O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
title_full_unstemmed O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
title_sort O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.
author SILVA, Fernanda Carla Almeida.
author_facet SILVA, Fernanda Carla Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Israel Soares de.
SOUSA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234
SANTANA, Rosemere Olímpio de.
LOBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Fernanda Carla Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Povos africanos
História - ensino
Ensino multicultural
Livro de História
Negros
África - representação
Textbook
African peoples
History - teaching
Multicultural teaching
History book
Black
Africa - representation
História.
topic Livro didático
Povos africanos
História - ensino
Ensino multicultural
Livro de História
Negros
África - representação
Textbook
African peoples
History - teaching
Multicultural teaching
History book
Black
Africa - representation
História.
description O livro didático é um recurso utilizado por docentes e discentes com o intuito de facilitar o aprendizado. Muitas vezes, os conteúdos presentes nesses materiais são frutos de relações de poder e interesse, tendo como consequência a distorção de alguns assuntos, a exemplo dos temas que abordam os povos africanos. Logo, apesar de inúmeras leis que buscam garantir a obrigatoriedade de um ensino multicultural e diverso, este não ocorre em todos os seus aspectos. O negro, muitas vezes, é apresentado apenas como escravizado nos livros de História, desse modo, é necessário retratar a história e cultura dos afrodescendentes em seus aspectos históricos e culturais, não ficando limitado apenas ao aspecto da escravidão. Por isso, o presente trabalho monográfico busca problematizar como o livro didático do 8º ano da coleção “Vontade de saber História” da editora FTD e o “Projeto Mosaico” da editora Scipione, abordam a história e cultura africana e dos afrodescendentes. Ambos os livros citados possuíam vigência para uso nas escolas de 2017 a 2019. Para a nossa pesquisa, de início, partimos de uma perspectiva de verificação do currículo e do ensino de História, observando as relações de poder e interesses que permeiam este recurso. Além disso, examinamos como os negros foram retratados historicamente nos currículos de História do Brasil e, por fim, fazemos a análise dos dois livros didáticos de história, elencando como esses materiais abordam a temática africana. A metodologia utilizada nesse trabalho consiste na análise qualitativa e bibliográfica. A nossa pesquisa dialoga com autores como Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-11
2021-11-26T13:31:51Z
2021-11-26
2021-11-26T13:31:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22151
SILVA, Fernanda Carla Almeida. O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019. 2021. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22151
identifier_str_mv SILVA, Fernanda Carla Almeida. O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019. 2021. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744516099342336