Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426
Resumo: Esta dissertação objetivou investigar a influência de práticas de Responsabilidade Social Corporativa na imagem de marca, valor percebido, confiança e sua relação com intenção de compra e de recomendação de produtos cosméticos. A partir da base teórica sobre Teoria dos Stakeholders, Gestão Ambiental, Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e comportamento de compra, foi elaborado um modelo conceitual, verificado empiricamente a partir da aplicação de um survey junto a 343 respondentes e análise dos dados com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontam as práticas como um fator relevante na intenção de compra e de recomendação, influenciando-os de forma positiva; e que a confiança e o valor percebido mediaram significativamente as relações entre as práticas de RSC. Os achados sugerem que para as empresas aumentarem a intenção de compra, considerando o posicionamento voltado paras as práticas de RSC, devem criar uma imagem positiva e estratégias que o clientes percebam. Ademais, quando o cliente confia e percebe o valor oferecido, tende não só a comprar seus produtos como recomendá-los. O estudo amplia o conhecimento teórico ao fornecer evidências para o entendimento do comportamento do consumidor em relação às práticas de RSC, imagem de marca, confiança e valor percebido na intenção de compra e de recomendação, colaborando com a literatura e o avanço nas pesquisas relacionadas à temática.
id UFCG_ebf37391e1c72960b7894653b0e9a493
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29426
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.Corporate Social Responsibility practices and their relationship with consumer behavior.Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial y su relación con el comportamiento del consumidor.Responsabilidade social corporativaResponsabilidade social corporativa - práticasIntenção de compraIntenção de recomendaçãoCorporate social responsibilitySocial responsibility corporate - practicesPurchase intentionIntention of recommendationResponsabilidad Social Corporativo - PrácticasIntención de compraIntención de Recomendación.AdministraçãoEsta dissertação objetivou investigar a influência de práticas de Responsabilidade Social Corporativa na imagem de marca, valor percebido, confiança e sua relação com intenção de compra e de recomendação de produtos cosméticos. A partir da base teórica sobre Teoria dos Stakeholders, Gestão Ambiental, Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e comportamento de compra, foi elaborado um modelo conceitual, verificado empiricamente a partir da aplicação de um survey junto a 343 respondentes e análise dos dados com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontam as práticas como um fator relevante na intenção de compra e de recomendação, influenciando-os de forma positiva; e que a confiança e o valor percebido mediaram significativamente as relações entre as práticas de RSC. Os achados sugerem que para as empresas aumentarem a intenção de compra, considerando o posicionamento voltado paras as práticas de RSC, devem criar uma imagem positiva e estratégias que o clientes percebam. Ademais, quando o cliente confia e percebe o valor oferecido, tende não só a comprar seus produtos como recomendá-los. O estudo amplia o conhecimento teórico ao fornecer evidências para o entendimento do comportamento do consumidor em relação às práticas de RSC, imagem de marca, confiança e valor percebido na intenção de compra e de recomendação, colaborando com a literatura e o avanço nas pesquisas relacionadas à temática.This dissertation aimed to investigate the influence of Corporate Social Responsibility practices on brand image, perceived value, trust and its relationship with purchase intention and recommendation of cosmetic products. From the theoretical basis on Stakeholder Theory, Environmental Management, Corporate Social Responsibility Practices and purchasing behavior, a conceptual model was elaborated, empirically verified from the application of a survey with 343 respondents and data analysis using the Modeling Structural Equations. The results point to the practices as a relevant factor in the purchase and recommendation intention, influencing them in a positive way; and that trust and perceived value significantly mediated the relationships between CSR practices. The findings suggest that for companies to increase purchase intention, considering the positioning focused on CSR practices, they must create a positive image and strategies that customers perceive. Furthermore, when the customer trusts and perceives the value offered, they tend not only to buy your products but also to recommend them. The study expands theoretical knowledge by providing evidence for understanding consumer behavior in relation to CSR practices, brand image, trust and perceived value in purchase and recommendation intentions, collaborating with the literature and advancing research related to thematic.Esta disertación tuvo como objetivo investigar la influencia de las prácticas de Responsabilidad Social Corporativo sobre la imagen de marca, el valor percibido, la confianza y su relación con la intención compra y recomendación de productos cosméticos. Desde la base teórica sobre Teoría de las Partes Interesadas, Gestión Ambiental, Prácticas de Responsabilidad Social Comportamiento corporativo y de compras, se elaboró ​​un modelo conceptual, se verificó empíricamente a partir de la aplicación de una encuesta con 343 encuestados y análisis de la datos usando el Modelado de Ecuaciones Estructurales. Los resultados señalan la prácticas como factor relevante en las intenciones de compra y recomendación, influir en ellos de manera positiva; y que la confianza y el valor percibido mediados significativamente las relaciones entre las prácticas de RSE. Los hallazgos sugieren que para empresas a incrementar la intención de compra, considerando el posicionamiento buscado para las prácticas de RSE, deben crear una imagen positiva y estrategias que los clientes Consíguelo. Además, cuando el cliente confía y percibe el valor ofrecido, tiende no sólo a compre sus productos como los recomiende. El estudio amplía los conocimientos teóricos a la Proporcionar evidencia para comprender el comportamiento del consumidor en relación con a las prácticas de RSE, imagen de marca, confianza y valor percibido en la intención de compra y recomendación, colaborando con la literatura y los avances en investigaciones relacionadas al tema.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, EDVAN CRUZ.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G. A.CÂNDIDO, GESINALDO ATAÍDE.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891MELO, Francisco Vicente Sales.MELO, F. V. S.MELO, FRANCISCO VICENTE SALES.MELO, VICENTE FRANCISCO SALES.http://lattes.cnpq.br/6073389370524247SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de.2022-03-162023-04-20T11:55:45Z2023-04-202023-04-20T11:55:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de. Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor. 2022. 106 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-20T11:56:50Zoai:localhost:riufcg/29426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-20T11:56:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
Corporate Social Responsibility practices and their relationship with consumer behavior.
Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial y su relación con el comportamiento del consumidor.
title Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
spellingShingle Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de.
Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade social corporativa - práticas
Intenção de compra
Intenção de recomendação
Corporate social responsibility
Social responsibility corporate - practices
Purchase intention
Intention of recommendation
Responsabilidad Social Corporativo - Prácticas
Intención de compra
Intención de Recomendación.
Administração
title_short Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
title_full Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
title_fullStr Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
title_full_unstemmed Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
title_sort Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor.
author SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de.
author_facet SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Edvan Cruz.
AGUIAR, Edvan Cruz.
AGUIAR, EDVAN CRUZ.
AGUIAR, E.C.
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
CÂNDIDO, G. A.
CÂNDIDO, GESINALDO ATAÍDE.
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891
MELO, Francisco Vicente Sales.
MELO, F. V. S.
MELO, FRANCISCO VICENTE SALES.
MELO, VICENTE FRANCISCO SALES.
http://lattes.cnpq.br/6073389370524247
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade social corporativa - práticas
Intenção de compra
Intenção de recomendação
Corporate social responsibility
Social responsibility corporate - practices
Purchase intention
Intention of recommendation
Responsabilidad Social Corporativo - Prácticas
Intención de compra
Intención de Recomendación.
Administração
topic Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade social corporativa - práticas
Intenção de compra
Intenção de recomendação
Corporate social responsibility
Social responsibility corporate - practices
Purchase intention
Intention of recommendation
Responsabilidad Social Corporativo - Prácticas
Intención de compra
Intención de Recomendación.
Administração
description Esta dissertação objetivou investigar a influência de práticas de Responsabilidade Social Corporativa na imagem de marca, valor percebido, confiança e sua relação com intenção de compra e de recomendação de produtos cosméticos. A partir da base teórica sobre Teoria dos Stakeholders, Gestão Ambiental, Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e comportamento de compra, foi elaborado um modelo conceitual, verificado empiricamente a partir da aplicação de um survey junto a 343 respondentes e análise dos dados com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontam as práticas como um fator relevante na intenção de compra e de recomendação, influenciando-os de forma positiva; e que a confiança e o valor percebido mediaram significativamente as relações entre as práticas de RSC. Os achados sugerem que para as empresas aumentarem a intenção de compra, considerando o posicionamento voltado paras as práticas de RSC, devem criar uma imagem positiva e estratégias que o clientes percebam. Ademais, quando o cliente confia e percebe o valor oferecido, tende não só a comprar seus produtos como recomendá-los. O estudo amplia o conhecimento teórico ao fornecer evidências para o entendimento do comportamento do consumidor em relação às práticas de RSC, imagem de marca, confiança e valor percebido na intenção de compra e de recomendação, colaborando com a literatura e o avanço nas pesquisas relacionadas à temática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
2023-04-20T11:55:45Z
2023-04-20
2023-04-20T11:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426
SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de. Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor. 2022. 106 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426
identifier_str_mv SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de. Práticas de Responsabilidade Social Corporativa e sua relação com o comportamento do consumidor. 2022. 106 fl. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744573599055872