O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Roseane Braga da.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200
Resumo: A importância do tema leitura e escrita na vida do homem da sociedade capitalista vigente suscitam inúmeras discussões. Estas discussões foram analisadas e reconhecidas através da pratica educativa que teve lugar na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, Cajazeiras - PB. Com o objetivo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever na l a serie do ensino fundamental, estas discussões se fazem objeto de estudo deste trabalho, que certamente contribuirá para conscientizar o profissional em educação, da necessidade de redimensionar os procedimentos metodológicos que envolvem a construção deste saber. Neste estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários estudiosos do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky e Teresa Colomer, Emilia Ferreiro. Nukacia Almeida, Aurea Zavan e Luis Carlos Cagliari. Para a realização desta pesquisa, optamos pela utilização do questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas inseridas neste instrumento de pesquisa, voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelos educadores no sentido de tornar eficaz o processo do ensino aprendizagem do ato de ler e escrever. Os resultados, mostram a deficiência e a necessidade urgente de que sejam tomadas medidas eficazes no sentido de superar as dificuldades que permeiam este aprendizado.
id UFCG_ec5c9b0b5dd9d460807973df0c639919
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13200
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.The process of building reading and writing at school.Leitura e escrita- ensinoLer- dificuldadesEscrever- dificuldadesPrática educativa- leitura e escritasReading and writing - teachingRead- difficultiesWriting difficultiesEducational practice - reading and writingA importância do tema leitura e escrita na vida do homem da sociedade capitalista vigente suscitam inúmeras discussões. Estas discussões foram analisadas e reconhecidas através da pratica educativa que teve lugar na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, Cajazeiras - PB. Com o objetivo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever na l a serie do ensino fundamental, estas discussões se fazem objeto de estudo deste trabalho, que certamente contribuirá para conscientizar o profissional em educação, da necessidade de redimensionar os procedimentos metodológicos que envolvem a construção deste saber. Neste estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários estudiosos do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky e Teresa Colomer, Emilia Ferreiro. Nukacia Almeida, Aurea Zavan e Luis Carlos Cagliari. Para a realização desta pesquisa, optamos pela utilização do questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas inseridas neste instrumento de pesquisa, voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelos educadores no sentido de tornar eficaz o processo do ensino aprendizagem do ato de ler e escrever. Os resultados, mostram a deficiência e a necessidade urgente de que sejam tomadas medidas eficazes no sentido de superar as dificuldades que permeiam este aprendizado.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/709435374248625SILVA, Roseane Braga da.20082020-07-08T16:11:38Z2020-07-082020-07-08T16:11:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200SILVA, Roseane Braga da. O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:04:09Zoai:localhost:riufcg/13200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
The process of building reading and writing at school.
title O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
spellingShingle O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
SILVA, Roseane Braga da.
Leitura e escrita- ensino
Ler- dificuldades
Escrever- dificuldades
Prática educativa- leitura e escritas
Reading and writing - teaching
Read- difficulties
Writing difficulties
Educational practice - reading and writing
title_short O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
title_full O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
title_fullStr O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
title_full_unstemmed O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
title_sort O Processo de construção da leitura e da escrita na escola.
author SILVA, Roseane Braga da.
author_facet SILVA, Roseane Braga da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/709435374248625
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Roseane Braga da.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita- ensino
Ler- dificuldades
Escrever- dificuldades
Prática educativa- leitura e escritas
Reading and writing - teaching
Read- difficulties
Writing difficulties
Educational practice - reading and writing
topic Leitura e escrita- ensino
Ler- dificuldades
Escrever- dificuldades
Prática educativa- leitura e escritas
Reading and writing - teaching
Read- difficulties
Writing difficulties
Educational practice - reading and writing
description A importância do tema leitura e escrita na vida do homem da sociedade capitalista vigente suscitam inúmeras discussões. Estas discussões foram analisadas e reconhecidas através da pratica educativa que teve lugar na escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, Cajazeiras - PB. Com o objetivo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever na l a serie do ensino fundamental, estas discussões se fazem objeto de estudo deste trabalho, que certamente contribuirá para conscientizar o profissional em educação, da necessidade de redimensionar os procedimentos metodológicos que envolvem a construção deste saber. Neste estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários estudiosos do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky e Teresa Colomer, Emilia Ferreiro. Nukacia Almeida, Aurea Zavan e Luis Carlos Cagliari. Para a realização desta pesquisa, optamos pela utilização do questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas inseridas neste instrumento de pesquisa, voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelos educadores no sentido de tornar eficaz o processo do ensino aprendizagem do ato de ler e escrever. Os resultados, mostram a deficiência e a necessidade urgente de que sejam tomadas medidas eficazes no sentido de superar as dificuldades que permeiam este aprendizado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-07-08T16:11:38Z
2020-07-08
2020-07-08T16:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200
SILVA, Roseane Braga da. O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13200
identifier_str_mv SILVA, Roseane Braga da. O Processo de construção da leitura e da escrita na escola. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446493818880