Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natália Gomes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217120
Resumo: A educação brasileira está permeada por diferentes e numerosos problemas estruturais, entre esses, a evasão escolar configura como um importante trauma a ser avaliado, uma vez que ela é fruto de negligências político-sociais que intensificam os abismos sociais. Partindo desse contexto, esta pesquisa é pautada na análise do fracasso escolar marcado nas trajetórias de adolescentes autores de atos infracionais. Nesse sentido, o objetivo foi analisar as dificuldades escolares, em específico a leitura e escrita, desses sujeitos que se encontram cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto. A metodologia aplicada foi de cunho qualitativo e as ferramentas utilizadas para coletar os dados foram: entrevista semi-estruturada e pesquisa-ação. Dessa maneira, foram realizados encontros semanais e individuais com os participantes, desenvolvendo atividades interventivas cuja meta era analisar a escrita e leitura, ao mesmo tempo em que se contribuía com o processo de aprendizagem desses jovens. Nesse contexto, ao analisar os dados obtidos foi possível traçar relações entre os problemas estruturais da educação e a defasagem do ensino-aprendizagem dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, constatando assim a negligencia política nos resguardos aos direitos à educação e a permanência escolar, mas também da efetivação desse direito. Ademais, as notórias dificuldades de escrita e leitura identificados corroboram com as ideias que relacionam o pertencimento dos sujeitos ao âmbito estudantil e à falta de estrutura pedagógica que possibilite a construção educacional dos indivíduos.
id UNSP_db1a724d3cb5fed6645eb34ec90c7a39
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217120
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio abertoDevelopment of adolescents' writing and reading skills in open social-educational measuresAdolescentesMedidas socioeducativasDificuldades de aprendizagemEscritaLeituraAdolescentsSocio-educational measuresLearning difficultiesWritingReadingA educação brasileira está permeada por diferentes e numerosos problemas estruturais, entre esses, a evasão escolar configura como um importante trauma a ser avaliado, uma vez que ela é fruto de negligências político-sociais que intensificam os abismos sociais. Partindo desse contexto, esta pesquisa é pautada na análise do fracasso escolar marcado nas trajetórias de adolescentes autores de atos infracionais. Nesse sentido, o objetivo foi analisar as dificuldades escolares, em específico a leitura e escrita, desses sujeitos que se encontram cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto. A metodologia aplicada foi de cunho qualitativo e as ferramentas utilizadas para coletar os dados foram: entrevista semi-estruturada e pesquisa-ação. Dessa maneira, foram realizados encontros semanais e individuais com os participantes, desenvolvendo atividades interventivas cuja meta era analisar a escrita e leitura, ao mesmo tempo em que se contribuía com o processo de aprendizagem desses jovens. Nesse contexto, ao analisar os dados obtidos foi possível traçar relações entre os problemas estruturais da educação e a defasagem do ensino-aprendizagem dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, constatando assim a negligencia política nos resguardos aos direitos à educação e a permanência escolar, mas também da efetivação desse direito. Ademais, as notórias dificuldades de escrita e leitura identificados corroboram com as ideias que relacionam o pertencimento dos sujeitos ao âmbito estudantil e à falta de estrutura pedagógica que possibilite a construção educacional dos indivíduos.Brazilian education is permeated by different and numerous structural problems, among which school dropout is an important trauma to be evaluated, since it is the result of political and social negligence that intensifies social abysses. Based on this context, this research is based on the analysis of school failure marked in the trajectories of adolescent offenders. In this sense, the objective was to analyze the school difficulties, specifically in reading and writing, of these subjects who are serving open social-educational measures. The methodology applied was qualitative in nature and the tools used to collect data were: semi-structured interviews and action research. Thus, weekly individual meetings were held with the participants, developing interventional activities whose goal was to analyze writing and reading, while contributing to the learning process of these youngsters. In this context, by analyzing the data obtained, it was possible to trace relations between the structural problems of education and the teaching-learning gap of young people under socio-educational measures, thus verifying the political negligence in the protection of the rights to education and school permanence, but also the effectiveness of this right. Moreover, the notorious difficulties in writing and reading identified corroborate the ideas that relate the subjects' belonging to the student environment and the lack of pedagogical structure that enables the educational construction of individuals.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Polido, CarolineUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Natália Gomes da2022-03-10T16:32:23Z2022-03-10T16:32:23Z2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:24:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217120Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:24:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
Development of adolescents' writing and reading skills in open social-educational measures
title Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
spellingShingle Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
Silva, Natália Gomes da
Adolescentes
Medidas socioeducativas
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Leitura
Adolescents
Socio-educational measures
Learning difficulties
Writing
Reading
title_short Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
title_full Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
title_fullStr Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
title_full_unstemmed Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
title_sort Desenvolvimento de escrita e leitura dos adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto
author Silva, Natália Gomes da
author_facet Silva, Natália Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Polido, Caroline
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natália Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Medidas socioeducativas
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Leitura
Adolescents
Socio-educational measures
Learning difficulties
Writing
Reading
topic Adolescentes
Medidas socioeducativas
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Leitura
Adolescents
Socio-educational measures
Learning difficulties
Writing
Reading
description A educação brasileira está permeada por diferentes e numerosos problemas estruturais, entre esses, a evasão escolar configura como um importante trauma a ser avaliado, uma vez que ela é fruto de negligências político-sociais que intensificam os abismos sociais. Partindo desse contexto, esta pesquisa é pautada na análise do fracasso escolar marcado nas trajetórias de adolescentes autores de atos infracionais. Nesse sentido, o objetivo foi analisar as dificuldades escolares, em específico a leitura e escrita, desses sujeitos que se encontram cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto. A metodologia aplicada foi de cunho qualitativo e as ferramentas utilizadas para coletar os dados foram: entrevista semi-estruturada e pesquisa-ação. Dessa maneira, foram realizados encontros semanais e individuais com os participantes, desenvolvendo atividades interventivas cuja meta era analisar a escrita e leitura, ao mesmo tempo em que se contribuía com o processo de aprendizagem desses jovens. Nesse contexto, ao analisar os dados obtidos foi possível traçar relações entre os problemas estruturais da educação e a defasagem do ensino-aprendizagem dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, constatando assim a negligencia política nos resguardos aos direitos à educação e a permanência escolar, mas também da efetivação desse direito. Ademais, as notórias dificuldades de escrita e leitura identificados corroboram com as ideias que relacionam o pertencimento dos sujeitos ao âmbito estudantil e à falta de estrutura pedagógica que possibilite a construção educacional dos indivíduos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10T16:32:23Z
2022-03-10T16:32:23Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217120
url http://hdl.handle.net/11449/217120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047268223287296