Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Carolina Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9477
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Liliana Salvador, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
id RCAP_bbe63b53bb43d54c9e9584f47fa82328
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino BásicoPráticas pedagógicasLeitura e EscritaDificuldades de aprendizagemPedagogical practicesReading and WritingLearning difficultiesDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Liliana Salvador, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.A aprendizagem da leitura e escrita é um processo complexo que se inicia antes da entrada na escola mas que necessita dessa aprendizagem formal. Nesse sentido, o papel dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e as suas práticas é crucial. Existem vários métodos de ensino da leitura e escrita e são diversas as práticas e estratégias utilizadas pelos professores neste processo onde, naturalmente, surgem dificuldades – que podem ser inerentes ao aluno ou ao seu contexto. Nestes casos, os professores tendem a alterar as suas práticas, adaptando-as às necessidades dos alunos. A presente investigação, de natureza qualitativa e exploratória, teve como principal objetivo conhecer as práticas de ensino e avaliação da leitura e escrita utilizadas pelos professores nos 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a responder aos objetivos específicos estabelecidos, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores do 1º CEB. A análise dos dados obtidos foi realizada através da análise de conteúdo, que permitiu conhecer algumas as práticas mais utilizadas, as dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita mais identificadas e as práticas e estratégias aplicadas depois da identificação de dificuldades. As limitações do presente estudo são apresentadas, contudo, os resultados contribuem para o aprimoramento do conhecimento das práticas dos professores de 1º CEB no ensino da leitura e da escrita em contexto português.ABSTRACT: Learning to read and write is a complex process that begins before entering school but requires formal education. From this perspective, the role of teachers in the 1st Cycle of Basic Education and their practices is crucial. There are several methods of teaching reading and writing, and there are various practices and strategies used by teachers in this process where difficulties naturally arise - which can be inherent to the student or their context. In these cases, teachers tend to modify their practices, adapting them to the needs of the students. This qualitative and exploratory research aimed to understand the teaching and assessment practices of reading and writing, used by teachers in the 1st and 2nd grades of the 1st Cycle of Basic Education. To address the specific goals set, four semi-structured interviews were conducted with teachers from the 1st Cycle of Basic Education. The data analysis was carried out using content analysis, which allowed us to identify the most frequently used practices, the most common difficulties in learning reading and writing, and the practices and strategies applied after identifying difficulties. The limitations of this study are presented; however, the results contribute to enhancing the understanding of the practices of teachers in the 1st Cycle of Basic Education in teaching reading and writing in a Portuguese context.Salvador, Liliana Ferreira dos SantosRepositório do ISPAVarela, Carolina Costa2024-01-11T14:30:14Z2023-12-052024-01-112023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9477TID:203443373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:44Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:35.134314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
title Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
spellingShingle Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
Varela, Carolina Costa
Práticas pedagógicas
Leitura e Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Pedagogical practices
Reading and Writing
Learning difficulties
title_short Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
title_full Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
title_fullStr Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
title_sort Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico
author Varela, Carolina Costa
author_facet Varela, Carolina Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvador, Liliana Ferreira dos Santos
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Leitura e Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Pedagogical practices
Reading and Writing
Learning difficulties
topic Práticas pedagógicas
Leitura e Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Pedagogical practices
Reading and Writing
Learning difficulties
description Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Liliana Salvador, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2023-12-05T00:00:00Z
2024-01-11T14:30:14Z
2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9477
TID:203443373
url http://hdl.handle.net/10400.12/9477
identifier_str_mv TID:203443373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136895299485696