Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28969
Resumo: A pandemia de Covid19 impactou o Brasil e o mundo todo. Com isso, várias medidas de contenção da doença foram adotadas, dentre elas o distanciamento social, que culminou na suspensão das aulas presenciais. Na tentativa de conter o prejuízo causado pelo fechamento das escolas, é adotado pelas autoridades educacionais a possibilidade de ensino remoto, cujas aulas seriam virtuais. Entretanto, esse modelo não se mostrou eficiente no país devido às desigualdades sociais existentes, impossibilitando muitos estudantes de renda baixa a terem acesso às aulas remotas por não disporem de condições financeiras suficientes para terem um aparelho com internet de qualidade. Além disso, outro impacto do ensino remoto se deu na cultura escolar, modificando processos e formas de viver o cotidiano da escola. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é analisar os impactos do ensino remoto no país, levando em consideração a questão da desigualdade socioeconômica que dificultou o acesso à educação para os mais pobres. Nesse quesito serão coletados dados sobre a pandemia e a desigualdade social. Em seguida, abordaremos as diferentes perspectivas teóricas sobre cultura escolar. E por último, analisaremos como o ensino remoto afetou a cultura escolar entre professores de História, valendo-se de ferramentas digitais, mais precisamente a ferramenta Google Forms para elaborar um questionário com perguntas e respostas de docentes sobre a experiência do ensino remoto durante a pandemia. Os principais autores utilizados na discussão sobre Cultura Escolar foram: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) e Jean Claude Forquin (1992).
id UFCG_ece66953cecf44ac9694acc55d5315ae
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28969
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.Remote teaching, pandemic and socioeconomic inequality: impacts of emergency remote teaching on school culture in the city of Cajazeiras - PB.Ensino remotoCultura escolarDesigualdade socialPandemia COVID-19Aulas remotasRemote teachingSchool cultureSocial inequalityCOVID-19 pandemicRemote classesHistória.A pandemia de Covid19 impactou o Brasil e o mundo todo. Com isso, várias medidas de contenção da doença foram adotadas, dentre elas o distanciamento social, que culminou na suspensão das aulas presenciais. Na tentativa de conter o prejuízo causado pelo fechamento das escolas, é adotado pelas autoridades educacionais a possibilidade de ensino remoto, cujas aulas seriam virtuais. Entretanto, esse modelo não se mostrou eficiente no país devido às desigualdades sociais existentes, impossibilitando muitos estudantes de renda baixa a terem acesso às aulas remotas por não disporem de condições financeiras suficientes para terem um aparelho com internet de qualidade. Além disso, outro impacto do ensino remoto se deu na cultura escolar, modificando processos e formas de viver o cotidiano da escola. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é analisar os impactos do ensino remoto no país, levando em consideração a questão da desigualdade socioeconômica que dificultou o acesso à educação para os mais pobres. Nesse quesito serão coletados dados sobre a pandemia e a desigualdade social. Em seguida, abordaremos as diferentes perspectivas teóricas sobre cultura escolar. E por último, analisaremos como o ensino remoto afetou a cultura escolar entre professores de História, valendo-se de ferramentas digitais, mais precisamente a ferramenta Google Forms para elaborar um questionário com perguntas e respostas de docentes sobre a experiência do ensino remoto durante a pandemia. Os principais autores utilizados na discussão sobre Cultura Escolar foram: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) e Jean Claude Forquin (1992).The covid19 pandemic impacted Brazil and the whole world. As a result, several measures to contain the disease were adopted, including social distancing, which culminated in the suspension of facetoface classes. In an attempt to contain the damage caused by the closure of schools, the educational authorities adopted the remote teaching modality, whose classes would be virtual. However, this model did not prove to be efficient in the country due to the social inequalities existing in the country, making it impossible for many lowincome students to have access to remote classes because they do not have sufficient financial conditions to have a device with quality internet. In addition, another impact of remote teaching took place in the school culture, a culture that is very specific to the school because it occurs within it. Thus, the purpose of this research is to analyze the impacts of remote teaching in the country, taking into account the issue of socioeconomic inequality that made access to education difficult for the poorest. In this regard, data will be collected on the pandemic and social inequality. Next, we will address the different theoretical perspectives on school culture. And finally, we will analyze how remote teaching has affected school culture, using oral sources, that is, teachers' reports about the experience of remote teaching during the pandemic. The main authors used in teh discussion on School Culture were: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) and Jean Claude Forquin (1992).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Israel Soares de.SOUSA, I. S.http://lattes.cnpq.br/0363652061692234SANTANA, Rosemere Olímpio de.CAMILO, Janaína Valéria Pinto.ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.2023-02-082023-03-06T13:07:24Z2023-03-062023-03-06T13:07:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28969ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de. Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-07T12:17:08Zoai:localhost:riufcg/28969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-07T12:17:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
Remote teaching, pandemic and socioeconomic inequality: impacts of emergency remote teaching on school culture in the city of Cajazeiras - PB.
title Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
spellingShingle Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.
Ensino remoto
Cultura escolar
Desigualdade social
Pandemia COVID-19
Aulas remotas
Remote teaching
School culture
Social inequality
COVID-19 pandemic
Remote classes
História.
title_short Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
title_full Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
title_fullStr Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
title_full_unstemmed Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
title_sort Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.
author ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.
author_facet ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Israel Soares de.
SOUSA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234
SANTANA, Rosemere Olímpio de.
CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Cultura escolar
Desigualdade social
Pandemia COVID-19
Aulas remotas
Remote teaching
School culture
Social inequality
COVID-19 pandemic
Remote classes
História.
topic Ensino remoto
Cultura escolar
Desigualdade social
Pandemia COVID-19
Aulas remotas
Remote teaching
School culture
Social inequality
COVID-19 pandemic
Remote classes
História.
description A pandemia de Covid19 impactou o Brasil e o mundo todo. Com isso, várias medidas de contenção da doença foram adotadas, dentre elas o distanciamento social, que culminou na suspensão das aulas presenciais. Na tentativa de conter o prejuízo causado pelo fechamento das escolas, é adotado pelas autoridades educacionais a possibilidade de ensino remoto, cujas aulas seriam virtuais. Entretanto, esse modelo não se mostrou eficiente no país devido às desigualdades sociais existentes, impossibilitando muitos estudantes de renda baixa a terem acesso às aulas remotas por não disporem de condições financeiras suficientes para terem um aparelho com internet de qualidade. Além disso, outro impacto do ensino remoto se deu na cultura escolar, modificando processos e formas de viver o cotidiano da escola. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é analisar os impactos do ensino remoto no país, levando em consideração a questão da desigualdade socioeconômica que dificultou o acesso à educação para os mais pobres. Nesse quesito serão coletados dados sobre a pandemia e a desigualdade social. Em seguida, abordaremos as diferentes perspectivas teóricas sobre cultura escolar. E por último, analisaremos como o ensino remoto afetou a cultura escolar entre professores de História, valendo-se de ferramentas digitais, mais precisamente a ferramenta Google Forms para elaborar um questionário com perguntas e respostas de docentes sobre a experiência do ensino remoto durante a pandemia. Os principais autores utilizados na discussão sobre Cultura Escolar foram: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) e Jean Claude Forquin (1992).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08
2023-03-06T13:07:24Z
2023-03-06
2023-03-06T13:07:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28969
ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de. Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28969
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de. Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570048577536