A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fabricio Carneiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Isaac Teixeira de, Neto, José de Caldas Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628
Resumo: Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra para avaliação dos métodos e resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro integrativo apresenta uma relativa melhora na contribuição da aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, apontou também inúmeras contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito, bem como as TIC’s são citadas como elementos de motivação para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. 
id VERACRUZ-0_e1ff3320e1f620bcf0f59f69c4aee1e9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1628
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic reviewTIC’s. Ensino. Aprendizagem.Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra para avaliação dos métodos e resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro integrativo apresenta uma relativa melhora na contribuição da aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, apontou também inúmeras contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito, bem como as TIC’s são citadas como elementos de motivação para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/162810.34117/bjdv5n6-1628Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4458-4467Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4458-4467Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4458-44672525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628/1524Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fabricio CarneiroSouza, Isaac Teixeira deNeto, José de Caldas Simões2019-06-04T17:04:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1628Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:27.621606Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
title A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
spellingShingle A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
Costa, Fabricio Carneiro
TIC’s. Ensino. Aprendizagem.
title_short A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
title_full A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
title_fullStr A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
title_full_unstemmed A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
title_sort A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
author Costa, Fabricio Carneiro
author_facet Costa, Fabricio Carneiro
Souza, Isaac Teixeira de
Neto, José de Caldas Simões
author_role author
author2 Souza, Isaac Teixeira de
Neto, José de Caldas Simões
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fabricio Carneiro
Souza, Isaac Teixeira de
Neto, José de Caldas Simões
dc.subject.por.fl_str_mv TIC’s. Ensino. Aprendizagem.
topic TIC’s. Ensino. Aprendizagem.
description Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra para avaliação dos métodos e resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro integrativo apresenta uma relativa melhora na contribuição da aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, apontou também inúmeras contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito, bem como as TIC’s são citadas como elementos de motivação para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628
10.34117/bjdv5n6-1628
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n6-1628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628/1524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4458-4467
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4458-4467
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4458-4467
2525-8761
10.34117/bjdv5n6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645417387130880