A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628 |
Resumo: | Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra para avaliação dos métodos e resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro integrativo apresenta uma relativa melhora na contribuição da aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, apontou também inúmeras contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito, bem como as TIC’s são citadas como elementos de motivação para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_e1ff3320e1f620bcf0f59f69c4aee1e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1628 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic reviewTIC’s. Ensino. Aprendizagem.Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra para avaliação dos métodos e resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro integrativo apresenta uma relativa melhora na contribuição da aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, apontou também inúmeras contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito, bem como as TIC’s são citadas como elementos de motivação para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/162810.34117/bjdv5n6-1628Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4458-4467Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4458-4467Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4458-44672525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628/1524Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fabricio CarneiroSouza, Isaac Teixeira deNeto, José de Caldas Simões2019-06-04T17:04:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1628Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:27.621606Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review |
title |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review |
spellingShingle |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review Costa, Fabricio Carneiro TIC’s. Ensino. Aprendizagem. |
title_short |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review |
title_full |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review |
title_fullStr |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review |
title_full_unstemmed |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review |
title_sort |
A utilização das tic’s digitais nos processos de ensino e aprendizagem: uma revisão sistemática / The use of digital tic's in teaching and learning processes: a systematic review |
author |
Costa, Fabricio Carneiro |
author_facet |
Costa, Fabricio Carneiro Souza, Isaac Teixeira de Neto, José de Caldas Simões |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Isaac Teixeira de Neto, José de Caldas Simões |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fabricio Carneiro Souza, Isaac Teixeira de Neto, José de Caldas Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC’s. Ensino. Aprendizagem. |
topic |
TIC’s. Ensino. Aprendizagem. |
description |
Frente o grande uso das tecnologias da informação e comunicação em especial das digitais no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão sistemática com o intuito de analisar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem e as influências das mesmas nos processos citados seja na educação básica ou no ensino superior. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados da Scielo através da combinação dos descritores TIC’S e Educação nos idiomas português e inglês, na área temática de educação e pesquisa educacional. Foram incluídos todos os artigos originais indexados, estudos de caso ou observacionais realizados no âmbito educacional. Foram excluídos artigos duplicados e trabalhos fora do âmbito da educação. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados quatro (04) trabalhos para leitura na integra para avaliação dos métodos e resultados. Os trabalhos avaliados consideram que o quadro integrativo apresenta uma relativa melhora na contribuição da aprendizagem dos alunos no ensino da matemática, apontou também inúmeras contribuições que viabilizam a apreensão do conhecimento por meio dos recursos tecnológicos para os alunos do curso de Direito, bem como as TIC’s são citadas como elementos de motivação para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628 10.34117/bjdv5n6-1628 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n6-1628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1628/1524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4458-4467 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4458-4467 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4458-4467 2525-8761 10.34117/bjdv5n6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645417387130880 |