Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Maria José Arruda.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a gamificação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem de competências linguísticas e discursivas no ensino da língua inglesa (LI) numa perspectiva de multiletramentos. Associar as tecnologias digitais com o ensino na era digital. Nesse ínterim, procuramos descrever os multiletramentos como uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, considerando os espaços virtuais de interação em que a língua(gem) se materializa e constrói sentidos na sociedade atual. Nosso aporte teórico está embasado em Lévy (1999) e Castells, (1942) que falam das tecnologias digitais (TDICs), além de Holdem, (2007) e Bussarelo (2016) para a teoria dos multiletramentos e para gamificação, entre outros. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica com a rede social Instagram adotando a gamificação, uma vez que defendemos um ensino mais dinâmico e alunos engajados no aprendizado. Com relação a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e nosso resultado mostra que é possível melhorar o ensino e motivar estudantes através das diversas possibilidades que as novas tecnologias oferecem, o que amplia então, espaço para novas pesquisas nessa área específica.
id UFCG_ed9e769ad687266987332d2b7fd0460e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27089
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling SILVA, Fabione Gomes da.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519SILVA, F. G.;BRAGA, Elinaldo Menezes.FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.BEZERRA, Maria José Arruda.O presente trabalho tem como objetivo apresentar a gamificação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem de competências linguísticas e discursivas no ensino da língua inglesa (LI) numa perspectiva de multiletramentos. Associar as tecnologias digitais com o ensino na era digital. Nesse ínterim, procuramos descrever os multiletramentos como uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, considerando os espaços virtuais de interação em que a língua(gem) se materializa e constrói sentidos na sociedade atual. Nosso aporte teórico está embasado em Lévy (1999) e Castells, (1942) que falam das tecnologias digitais (TDICs), além de Holdem, (2007) e Bussarelo (2016) para a teoria dos multiletramentos e para gamificação, entre outros. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica com a rede social Instagram adotando a gamificação, uma vez que defendemos um ensino mais dinâmico e alunos engajados no aprendizado. Com relação a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e nosso resultado mostra que é possível melhorar o ensino e motivar estudantes através das diversas possibilidades que as novas tecnologias oferecem, o que amplia então, espaço para novas pesquisas nessa área específica.The present work has the objective to present gamification as a tool for teaching and learning linguistic and discursive skills in the teaching of English from a multiliteracies perspective. To associate digital technologies with the teaching of English language (EL) in the digital age. In the meantime, we seek to describe multiliteracies as a pedagogical proposal for teaching and learning English, considering the virtual spaces of interaction in which language materializes and builds meanings in contemporary society. Our theoretical reference is based on Lévy (1999); Castells (1942) who talk about digital technologies (TDICs). Holden (2007); Bussarelo (2016) for the theory of multiliteracies and for gamification, and others. Thus, we suggest a pedagogical proposal with the social network Instagram adopting gamification, once we defend a more dynamic teaching and students engaged in learning. Regarding the methodology, it is a qualitative approach research with bibliographic review and our result shows that it is possible to dynamize the teaching and motivate students through the various possibilities that new technologies offer, thus opening space for new research in this specific area.Submitted by Victor Costa Albuquerque (victorcostadealbuquerque2@gmail.com) on 2022-09-12T18:17:36Z No. of bitstreams: 1 MARIA JOSÉ ARRUDA BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2022.pdf: 553421 bytes, checksum: 011cb780fe37c2a0be5a1507616bebdb (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T18:17:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA JOSÉ ARRUDA BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2022.pdf: 553421 bytes, checksum: 011cb780fe37c2a0be5a1507616bebdb (MD5) Previous issue date: 2022-08-31Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLetras- Língua Inglesa.Tecnologia digitalEnsino de Língua inglesaGamificaçãoMultiletramentosInstagramRede SocialAprendizagem-língua inglesaDigital technologyEnglish language teachingGamification multiliteraciesSocial networkEnglish language learningTecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.Digital Technologies in English Language Teaching: A Pedagogical Proposal for Gamification from the Perspective of Multiliteracies.2022-08-312022-09-12T18:17:36Z2022-09-122022-09-12T18:17:36Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089BEZERRA,Maria José Arruda. Tecnologias digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27089/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMARIA JOSÉ ARRUDA BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2022.pdfMARIA JOSÉ ARRUDA BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2022.pdfapplication/pdf553421http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27089/1/MARIA+JOS%C3%89+ARRUDA+BEZERRA.+TCC.+LICENCIATURA+EM+LETRAS-+L%C3%8DNGUA+INGLESA.+2022.pdf011cb780fe37c2a0be5a1507616bebdbMD51riufcg/270892022-09-12 15:17:36.52oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-28T14:28:14.587859Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Digital Technologies in English Language Teaching: A Pedagogical Proposal for Gamification from the Perspective of Multiliteracies.
title Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
spellingShingle Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
BEZERRA, Maria José Arruda.
Letras- Língua Inglesa.
Tecnologia digital
Ensino de Língua inglesa
Gamificação
Multiletramentos
Instagram
Rede Social
Aprendizagem-língua inglesa
Digital technology
English language teaching
Gamification multiliteracies
Social network
English language learning
title_short Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
title_full Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
title_fullStr Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
title_full_unstemmed Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
title_sort Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.
author BEZERRA, Maria José Arruda.
author_facet BEZERRA, Maria José Arruda.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv SILVA, F. G.;
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Maria José Arruda.
contributor_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
BRAGA, Elinaldo Menezes.
FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras- Língua Inglesa.
topic Letras- Língua Inglesa.
Tecnologia digital
Ensino de Língua inglesa
Gamificação
Multiletramentos
Instagram
Rede Social
Aprendizagem-língua inglesa
Digital technology
English language teaching
Gamification multiliteracies
Social network
English language learning
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Ensino de Língua inglesa
Gamificação
Multiletramentos
Instagram
Rede Social
Aprendizagem-língua inglesa
Digital technology
English language teaching
Gamification multiliteracies
Social network
English language learning
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar a gamificação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem de competências linguísticas e discursivas no ensino da língua inglesa (LI) numa perspectiva de multiletramentos. Associar as tecnologias digitais com o ensino na era digital. Nesse ínterim, procuramos descrever os multiletramentos como uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, considerando os espaços virtuais de interação em que a língua(gem) se materializa e constrói sentidos na sociedade atual. Nosso aporte teórico está embasado em Lévy (1999) e Castells, (1942) que falam das tecnologias digitais (TDICs), além de Holdem, (2007) e Bussarelo (2016) para a teoria dos multiletramentos e para gamificação, entre outros. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica com a rede social Instagram adotando a gamificação, uma vez que defendemos um ensino mais dinâmico e alunos engajados no aprendizado. Com relação a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e nosso resultado mostra que é possível melhorar o ensino e motivar estudantes através das diversas possibilidades que as novas tecnologias oferecem, o que amplia então, espaço para novas pesquisas nessa área específica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-12T18:17:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-12
2022-09-12T18:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA,Maria José Arruda. Tecnologias digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089
identifier_str_mv BEZERRA,Maria José Arruda. Tecnologias digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27089/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27089/1/MARIA+JOS%C3%89+ARRUDA+BEZERRA.+TCC.+LICENCIATURA+EM+LETRAS-+L%C3%8DNGUA+INGLESA.+2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
011cb780fe37c2a0be5a1507616bebdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803131671149543424