Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Martha Morais.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284
Resumo: proficiência em inglês tem se tornado cada vez mais importante no contexto do mercado de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem. Porém, as abordagens tradicionais de ensino podem desmotivar os alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho aborda Metodologias Ativas que podem tornar o aprendizado de inglês mais envolvente e prático, dando destaque para a gamificação, uma MA que utiliza elementos de jogos para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover reflexões críticas a respeito da gamificação como abordagem pedagógica de Metodologia Ativa para uma aprendizagem significativa em Língua Inglesa na era das tecnologias digitais. Para atender tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, apoiada na metodologia de Estado do Conhecimento, que se trata de uma atividade acadêmica que tem como objetivo explorar, organizar e examinar a produção acadêmica relacionada a uma área específica de estudo. E após a análise de sete produções acadêmicas que tem a aplicação da gamificação como centro, concluiu-se que a gamificação é uma abordagem inovadora e tem grande relevância no contexto de ensino da língua inglesa, porém, diversos elementos devem ser considerados para que a sua aplicação seja, de fato, significativa.
id UFCG_3e26e8f2d982c340cafdc5dc97b25187
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35284
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling SILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. Ghttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.MORAIS, Daniela Miguel de Souza.DANTAS, M. M.http://lattes.cnpq.br/1814348201950536DANTAS, Martha Morais.proficiência em inglês tem se tornado cada vez mais importante no contexto do mercado de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem. Porém, as abordagens tradicionais de ensino podem desmotivar os alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho aborda Metodologias Ativas que podem tornar o aprendizado de inglês mais envolvente e prático, dando destaque para a gamificação, uma MA que utiliza elementos de jogos para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover reflexões críticas a respeito da gamificação como abordagem pedagógica de Metodologia Ativa para uma aprendizagem significativa em Língua Inglesa na era das tecnologias digitais. Para atender tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, apoiada na metodologia de Estado do Conhecimento, que se trata de uma atividade acadêmica que tem como objetivo explorar, organizar e examinar a produção acadêmica relacionada a uma área específica de estudo. E após a análise de sete produções acadêmicas que tem a aplicação da gamificação como centro, concluiu-se que a gamificação é uma abordagem inovadora e tem grande relevância no contexto de ensino da língua inglesa, porém, diversos elementos devem ser considerados para que a sua aplicação seja, de fato, significativa.English Language Proficiency has become increasingly important in the job market and in the teaching and learning process. However, traditional teaching approaches can demotivate students. Taking this into consideration, this work addresses Active Methodologies that can make learning English more engaging and practical, highlighting gamification, an AM that uses game elements to make lessons more fun and effective. In this context, the objective of this work is to promote critical reflections regarding gamification as an Active Methodology pedagogical approach for meaningful learning in the English Language in the era of digital technologies. To meet this objective, a bibliographic and qualitative research was developed, supported by the State of Knowledge methodology, which is an academic activity that aims to explore, organize and examine academic production related to a specific area of study. Thus, after analyzing seven academic productions that have the application of gamification at their core, it was concluded that gamification is an innovative approach and has great relevance in the context of teaching the English language. However, several elements must be considered so that its application is, in fact, meaningful.Submitted by Sandy Oliveira (sandygleysianneg@gmail.com) on 2024-03-28T18:08:31Z No. of bitstreams: 1 MARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdf: 920910 bytes, checksum: 9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-28T18:08:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdf: 920910 bytes, checksum: 9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLicenciatura em Letras – Língua Inglesa.Ensino de Língua InglesaMetodologias ativasGamificaçãoTecnologias digitaisEnglish Language TeachingActive methodologiesGamificationDigital technologiesGamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.Gamification as a pedagogical approach for active methodology in English language classes: an analysis of the state of knowledge.2023-11-142024-03-28T18:08:31Z2024-03-282024-03-28T18:08:31Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284DANTAS, Martha Morais. Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdfMARTHA MORIAS DANTAS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLES. CFP 2023.pdfapplication/pdf920910http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/1/MARTHA+MORIAS+DANTAS.+MONOGRAFIA+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLES.+CFP+2023.pdf9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8MD51riufcg/352842024-03-28 15:08:31.16oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:42:59.614497Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Gamification as a pedagogical approach for active methodology in English language classes: an analysis of the state of knowledge.
title Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
spellingShingle Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
DANTAS, Martha Morais.
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa.
Ensino de Língua Inglesa
Metodologias ativas
Gamificação
Tecnologias digitais
English Language Teaching
Active methodologies
Gamification
Digital technologies
title_short Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
title_full Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
title_fullStr Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
title_full_unstemmed Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
title_sort Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento.
author DANTAS, Martha Morais.
author_facet DANTAS, Martha Morais.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv SILVA, F. G
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv DANTAS, M. M.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1814348201950536
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Martha Morais.
contributor_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Licenciatura em Letras – Língua Inglesa.
topic Licenciatura em Letras – Língua Inglesa.
Ensino de Língua Inglesa
Metodologias ativas
Gamificação
Tecnologias digitais
English Language Teaching
Active methodologies
Gamification
Digital technologies
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Inglesa
Metodologias ativas
Gamificação
Tecnologias digitais
English Language Teaching
Active methodologies
Gamification
Digital technologies
description proficiência em inglês tem se tornado cada vez mais importante no contexto do mercado de trabalho e no processo de ensino e aprendizagem. Porém, as abordagens tradicionais de ensino podem desmotivar os alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho aborda Metodologias Ativas que podem tornar o aprendizado de inglês mais envolvente e prático, dando destaque para a gamificação, uma MA que utiliza elementos de jogos para tornar as aulas mais divertidas e eficazes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é promover reflexões críticas a respeito da gamificação como abordagem pedagógica de Metodologia Ativa para uma aprendizagem significativa em Língua Inglesa na era das tecnologias digitais. Para atender tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, apoiada na metodologia de Estado do Conhecimento, que se trata de uma atividade acadêmica que tem como objetivo explorar, organizar e examinar a produção acadêmica relacionada a uma área específica de estudo. E após a análise de sete produções acadêmicas que tem a aplicação da gamificação como centro, concluiu-se que a gamificação é uma abordagem inovadora e tem grande relevância no contexto de ensino da língua inglesa, porém, diversos elementos devem ser considerados para que a sua aplicação seja, de fato, significativa.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-28T18:08:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-28
2024-03-28T18:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Martha Morais. Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35284
identifier_str_mv DANTAS, Martha Morais. Gamificação como abordagem pedagógica de metodologia ativa nas aulas de Língua Inglesa: uma análise do estado do conhecimento. 2023. 40f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35284/1/MARTHA+MORIAS+DANTAS.+MONOGRAFIA+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLES.+CFP+2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
9d9d7e13c1b47fe732de550dc318bcd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396932563894272