Educação Popular como teoria e prática da Educação do Campo: diálogos com Paulo Freire.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35909 |
Resumo: | Este artigo emerge de uma pesquisa que realizamos durante o doutorado, a partir da análise documental das práticas que constituem o Movimento da Educação do Campo. Realizamos também com uma revisão de literatura sobre a contribuição de Paulo Freire e da Educação Popular para o Movimento Político-Pedagógico-Epistêmico da Educação do Campo, que emerge no Brasil no final da década de 1990, como contraposição ao projeto societário hegemônico e ao modelo de Educação Rural. Para tanto, explicitamos inicialmente o conceito de Educação Popular (EP) que adotamos, considerando-a como uma teoria e prática da educação e como matriz fundamental para a implementação das práticas educativas escolares e não escolares do campo. Em seguida, discutimos como os movimentos educativos populares e as organizações da classe camponesa se constituíram como sementeiras da Educação do Campo. Por fim, apresentamos a emergência da Educação do Campo como paradigma, movimento de luta, conjunto de práticas educativas e de políticas educacionais num diálogo com Paulo Freire. |
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Educação Popular como teoria e prática da Educação do Campo: diálogos com Paulo Freire.Popular Education as the theory and practice of Countryside Education: dialogues with Paulo Freire.La educación popular como teoría y práctica de la educación rural: diálogos con Paulo Freire.Educação do CampoEducação PopularPaulo FreireMovimento da Educação do CampoMovimentos sociais e sindicaisCountryside EducationPopular EducationPaulo FreireRural Education MovementSocial and trade union movementsEducação.Este artigo emerge de uma pesquisa que realizamos durante o doutorado, a partir da análise documental das práticas que constituem o Movimento da Educação do Campo. Realizamos também com uma revisão de literatura sobre a contribuição de Paulo Freire e da Educação Popular para o Movimento Político-Pedagógico-Epistêmico da Educação do Campo, que emerge no Brasil no final da década de 1990, como contraposição ao projeto societário hegemônico e ao modelo de Educação Rural. Para tanto, explicitamos inicialmente o conceito de Educação Popular (EP) que adotamos, considerando-a como uma teoria e prática da educação e como matriz fundamental para a implementação das práticas educativas escolares e não escolares do campo. Em seguida, discutimos como os movimentos educativos populares e as organizações da classe camponesa se constituíram como sementeiras da Educação do Campo. Por fim, apresentamos a emergência da Educação do Campo como paradigma, movimento de luta, conjunto de práticas educativas e de políticas educacionais num diálogo com Paulo Freire.This article emerges from a research that we carried out during the doctorate, from of the documental analysis of the practices that constitute the Education Movement of the Field. We also carried out a literature review on the contribution of Paulo Freire and Popular Education for the Political-Pedagogical Movement-Epistemic of Rural Education, which emerges in Brazil at the end of the decade of 1990, as a contrast to the hegemonic corporate project and the model of Rural Education. To do so, we initially explain the concept of Education Popular (EP) that we have adopted, considering it as a theory and practice of education and as a fundamental matrix for the implementation of educational practices school and non-school in the countryside. Then, it is discussed how the movements popular educational institutions and peasant class organizations were constituted as sowings of Rural Education. Finally, we present the emergence of Rural Education as a paradigm, struggle movement, set of practices education and educational policies in dialogue with Paulo Freire.Este artículo surge de una investigación que realizamos durante el doctorado, basada en el análisis documental de las prácticas que constituyen el Movimiento de Educación Rural. También realizamos una revisión de la literatura sobre la contribución de Paulo Freire y la Educación Popular al Movimiento Político-Pedagógico-Epistémico de Educación Rural, surgido en Brasil a fines de la década de 1990, como contrapunto al proyecto de sociedad hegemónico y al modelo de Educación rural. Por ello, inicialmente explicamos el concepto de Educación Popular (EF) que adoptamos, considerándolo como teoría y práctica de la educación y como matriz fundamental para la implementación de prácticas educativas escolares y no escolares en el campo. Luego, discutimos cómo los movimientos educativos populares y las organizaciones de clase campesina se constituyeron como semilleros de la Educación Rural. Finalmente, presentamos el surgimiento de la Educación Rural como paradigma, un movimiento de lucha, un conjunto de prácticas y políticas educativas en diálogo con Paulo Freire.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-06-04T18:54:08Z2024-06-042024-06-04T18:54:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35909SILVA, Maria do Socorro. Educação Popular como teoria e prática da Educação do Campo: diálogos com Paulo Freire. Revista Interritórios. Caruaru-PE, v.7, n.14, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35909porSILVA, Maria do Socorro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T18:54:37Zoai:localhost:riufcg/35909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T18:54:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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