Trajetórias de vidas e a construção da identidade racial de docentes afrodescendentes da UFCG - Campus Cajazeiras / PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Francisco Anderson Varela.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11137
Resumo: A história do Brasil constitui-se a partir das barbáries e desumanidades cometidas com os africanos em processo de diáspora, desde o período escravista. No pós-abolição e na República, houve diversos desdobramentos negativos que potencializaram as desigualdades existentes entre pretos e brancos no país. Estas implicações históricas reverberam atualmente nos mais diversos contextos e relações sociais estabelecidas, inclusive no âmbito educacional, que foi o foco desta pesquisa. A partir do entendimento sobre a desigualdade na ocupação de cargos dos docentes no âmbito universitário, o presente trabalho objetivou compreender a história de vida/trajetória escolar e processos de construção identitária dos docentes autodeclarados pretos/pardos do CFP/UFCG. Assim, sendo possibilitado entender o contexto sociocultural e econômico desses docentes, e, concomitantemente, a assunção identitária enquanto negros/as. Como aportes teóricos foram utilizados os seguintes autores: Neusa Santos Souza (1983); Nilma Lino Gomes (2003); Fanon (2008); Henrique Cunha (2013) Meihy (2017); entre outros. Metodologicamente a pesquisa conta com um estudo de campo exploratório na Universidade Federal de Campina Grande - campus Cajazeiras, tendo como base a pesquisa qualitativa na História Oral. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com ênfase nas histórias de vidas dos sujeitos entrevistados. Os resultados encontrados condizem com diversos fatores e constructos históricos que foram impostos a população negra no país, sendo que, todos os docentes são oriundos de contextos socioeconômicos não favorecidos, onde enfrentaram diversos empecilhos nas suas trajetórias acadêmicas até a chegada no magistério do Ensino Superior. A universidade apresentou-se como um espaço que contém diversas implicações para esses docentes negros/as, tanto positivas como negativas, neste sentido, a identidade racial dos docentes surge na busca de demarcar lugares sociais que historicamente foram constituídos sem as representações afrodescendentes, assim, aliando-se as suas práticas pedagógicas e posicionamentos políticos a sua condição racial enquanto negro/as.
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A partir do entendimento sobre a desigualdade na ocupação de cargos dos docentes no âmbito universitário, o presente trabalho objetivou compreender a história de vida/trajetória escolar e processos de construção identitária dos docentes autodeclarados pretos/pardos do CFP/UFCG. Assim, sendo possibilitado entender o contexto sociocultural e econômico desses docentes, e, concomitantemente, a assunção identitária enquanto negros/as. Como aportes teóricos foram utilizados os seguintes autores: Neusa Santos Souza (1983); Nilma Lino Gomes (2003); Fanon (2008); Henrique Cunha (2013) Meihy (2017); entre outros. Metodologicamente a pesquisa conta com um estudo de campo exploratório na Universidade Federal de Campina Grande - campus Cajazeiras, tendo como base a pesquisa qualitativa na História Oral. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com ênfase nas histórias de vidas dos sujeitos entrevistados. Os resultados encontrados condizem com diversos fatores e constructos históricos que foram impostos a população negra no país, sendo que, todos os docentes são oriundos de contextos socioeconômicos não favorecidos, onde enfrentaram diversos empecilhos nas suas trajetórias acadêmicas até a chegada no magistério do Ensino Superior. A universidade apresentou-se como um espaço que contém diversas implicações para esses docentes negros/as, tanto positivas como negativas, neste sentido, a identidade racial dos docentes surge na busca de demarcar lugares sociais que historicamente foram constituídos sem as representações afrodescendentes, assim, aliando-se as suas práticas pedagógicas e posicionamentos políticos a sua condição racial enquanto negro/as.The history of Brazil is constituted from the barbarism and inhumanities committed with the diaspora Africans, since the slave period. Post-abolition and the Republic, there were several negative developments that potentiated the existing inequalities between black and white in the country. These historical implications now reverberate in the most diverse contexts and established social relations, including in the educational field, which was the focus of this research. From the understanding about the inequality in the occupation of teacher positions in the university scope, the present work aimed to understand the life history / school career and identity construction processes of the self-declared black / brown teacher of CFP/UFCG. Thus, it is possible to understand the socio-cultural and economic context of these documents, and, concomitantly, an identity assumption as blacks. How the theoretical topics were used by the following authors: Neusa Santos Souza (1983); Nilma Lino Gomes (2003); Fanon (2008); Henrique Cunha (2013) Meihy (2017); among others. Methodologically the research has an exploratory field study at the Federal University of Campina Grande - campus Cajazeiras, based on the qualitative research in Oral History, as a data collection instrument was used the semi-structured interview with emphasis on the life histories of the interviewed subjects. The results are consistent with several historical factors and constructs imposed on the black population in the country, all teachers come from unfavorable socioeconomic contexts, where they faced various obstacles in their academic trajectories until their arrival in the teaching profession of higher education. The university presented itself as a space that has several implications for these black teachers, both positive and negative, in this sense, racial identity of teachers arises in seeking to demarcate social places that have historically constituted without the representations of African descent, combining their pedagogical practices and political positions with their racial condition as black people.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Kassia Mota de.SOUSA, K. M.http://lattes.cnpq.br/0194297219413716LUNA, Edilvan MoraesJOCA, Alexandre Martins.BEZERRA, Francisco Anderson Varela.20192020-01-23T10:38:14Z2020-01-232020-01-23T10:38:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11137BEZERRA, Francisco Anderson Varela. Trajetórias de vidas e a construção da identidade racial de docentes afrodescendentes da UFCG - Campus Cajazeiras / PB. 2019. 111f. 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