As gramáticas emocionais e pedagogias de si na formação de praças militares da unidade da corporação no Estado da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Eduardo Gomes.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10093
Resumo: A pesquisa da qual resultou esta dissertação teve como objeto o processo de preparação formal da Polícia Militar na Paraíba, propondo-se a estudar os currículos formais e ocultos, programas das disciplinas e concepções dos sujeitos em formação e dos agentes formadores, as quais compõem as gramáticas emocionais e as pedagogias de si exercitadas nas instâncias formativas dos policiais militares no Estado, a partir do estudo do caso de uma Unidade da Corporação da Paraíba. Nossa perspectiva teórica se baseia no debate socioantropológico mais geral sobre a formação de policiais militares e nos conceitos de gramáticas emocionais, de Durão (2013), de pedagogias de si, como formulado por Foucault (2008) e de formas sociais, de Simmel (1950). A metodologia da nossa pesquisa prevê a análise de currículos - em versões adotadas desde a fundação da Academia Policial Militar (APMCB/PB) – dos programas de disciplinas neles contidas, a observação direta das atividades de duas disciplinas – uma do quadro das ‘teóricas’ e outra do quadro das ‘práticas’ e também a aplicação de questionários com uma amostra intencional de estudantes e agentes formadores de policiais da referida instituição, focalizando a formação de praças militares de uma unidade da corporação na Paraíba. Dentre as principais conclusões do trabalho, destacamos as seguintes: (1) O processo de formação policial militar por seguir o regulamento do Exército tem como conteúdo principal o disciplinamento dos policiais militares e a figura do inimigo do Estado, o que potencializa a rejeição aos direitos humanos na própria formação e nas práticas profissionais cotidianas; (2) o corpo do policial militar em formação é trabalhado de modo a se oferecer sem qualquer resistência à obediência das ordens dos hierarquicamente superiores, sendo a paixão pelo instrumento um dos elementos mais fundantes da gramática emocional a ser adquirido; e (3) o curso em si prepara o futuro policial para as práticas de manutenção da segurança pública, instituindo uma oposição entre a valorização do corpo forte e o conhecimento científico, este último sendo visto como ‘para os menos fortes’.
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Nossa perspectiva teórica se baseia no debate socioantropológico mais geral sobre a formação de policiais militares e nos conceitos de gramáticas emocionais, de Durão (2013), de pedagogias de si, como formulado por Foucault (2008) e de formas sociais, de Simmel (1950). A metodologia da nossa pesquisa prevê a análise de currículos - em versões adotadas desde a fundação da Academia Policial Militar (APMCB/PB) – dos programas de disciplinas neles contidas, a observação direta das atividades de duas disciplinas – uma do quadro das ‘teóricas’ e outra do quadro das ‘práticas’ e também a aplicação de questionários com uma amostra intencional de estudantes e agentes formadores de policiais da referida instituição, focalizando a formação de praças militares de uma unidade da corporação na Paraíba. Dentre as principais conclusões do trabalho, destacamos as seguintes: (1) O processo de formação policial militar por seguir o regulamento do Exército tem como conteúdo principal o disciplinamento dos policiais militares e a figura do inimigo do Estado, o que potencializa a rejeição aos direitos humanos na própria formação e nas práticas profissionais cotidianas; (2) o corpo do policial militar em formação é trabalhado de modo a se oferecer sem qualquer resistência à obediência das ordens dos hierarquicamente superiores, sendo a paixão pelo instrumento um dos elementos mais fundantes da gramática emocional a ser adquirido; e (3) o curso em si prepara o futuro policial para as práticas de manutenção da segurança pública, instituindo uma oposição entre a valorização do corpo forte e o conhecimento científico, este último sendo visto como ‘para os menos fortes’.The research that resulted in this dissertation text has as its object the formal preparation process of the Military Police in Paraíba, proposing to study the formal and hidden curricula, programs of the disciplines and conceptions of the training agents, which compose the emotional and the pedagogies of themselves exercised in the formative instances of the military police in the State, from the case study of the Corporation Unit in Paraíba. Our theoretical perspective is based on the more general socio-anthropological debate about military police training and on the concepts of emotional grammars, by Durão (2013), of self pedagogies, by Foucault (2008) and of social forms, by Simmel (1950). The methodology of our research foresees the analysis of the ‘curricula’ - in some of their versions since the founding of the Military Police Academy (APMCB / PB) - of the syllabus of the disciplines contained in them, the direct observation of the activities of two disciplines - and also the application of questionnaires with an intentional sample of students and police training agents of the institution, focusing on the formal instruction delivered by the corporation unit in Paraíba. Among the main conclusions of the study, we highlight the following: (1) The process of military police training to follow the Army's regulation has as its main content the disciplining of the military police and the figure of the enemy of the State, which potentiates the rejection of the rights training and daily work practices; (2) the body of the military police in formation is worked in such a way as to offer itself without any resistance to the obedience of the orders of the hierarchically superior, and the passion for the instrument is one of the most fundamental elements of the emotional grammar to be acquired; and (3) the course itself prepares the future police for practices of maintaining public safety, instituting an opposition between the valorization of the strong body and scientific knowledge, the latter being seen as 'for the less strong'.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.GUERRA, L. D.http://lattes.cnpq.br/9512363834033518SILVA, Vanderlan Francisco da.AGUIAR, José Otávio.VASCONCELOS, Eduardo Gomes.20192019-12-11T11:21:46Z2019-12-112019-12-11T11:21:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10093VASCONCELOS, E. G. As gramáticas emocionais e pedagogias de si na formação de praças militares da unidade da corporação no Estado da Paraíba. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. 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