O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELÉM, Elizabeth de Sousa.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho.
id UFCG_f140610fd068833822af3f4b95e95cf9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5027
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .The learning assessment process used by elementary school teachers I.Avaliação da AprendizagemAnos iniciaisProcessos avaliativosLearning AssessmentEarly yearsEvaluative ProcessesEducação.O objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho.This work aims to identify and analyze the process of assessment of learning in the Elementary Education I, in a public school, in Cajazeiras (PB), considering teacher’s conceptions about the theme. The interest in the subject arose at the university due to some negative experiences I’ve had with the discipline and approaches about the theme, presented by authors such as Hoffmann (1991), Luckesi (1995) and Freire (1996). The research discusses the thought of two teachers on assessment practices applied in the fourth and fifth grades. Both teachers are graduated in the Education Course at Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras (PB). Therefore, the work is divided into three chapters. In the first one I emphasize my own experiences before and at the University, besides the reason which made me choose the theme in focus. In the second one, I present some different types, functions and conceptions about assessment of learning. Further, I highlight the Federal Government’s oriented devices for the assessment of learning. In the third chapter I expose the result of the data analyses. Among them, it was possible to identify that the Assessment of Learning is developed by teachers, although the tests applied by the Government has been the instrument used to revel the official data. Finally, I report my considerations about the importance of the research, the difficulties and pleasure during its development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Geranilde Costa e.SILVA, G. C.http://lattes.cnpq.br/3118237950456062SILVA, José Amiraldo Alves da.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.BELÉM, Elizabeth de Sousa.20142019-07-24T11:23:00Z2019-07-242019-07-24T11:23:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027BELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-17T13:02:55Zoai:localhost:riufcg/5027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-17T13:02:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
The learning assessment process used by elementary school teachers I.
title O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
spellingShingle O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
BELÉM, Elizabeth de Sousa.
Avaliação da Aprendizagem
Anos iniciais
Processos avaliativos
Learning Assessment
Early years
Evaluative Processes
Educação.
title_short O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
title_full O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
title_fullStr O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
title_full_unstemmed O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
title_sort O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
author BELÉM, Elizabeth de Sousa.
author_facet BELÉM, Elizabeth de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Geranilde Costa e.
SILVA, G. C.
http://lattes.cnpq.br/3118237950456062
SILVA, José Amiraldo Alves da.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv BELÉM, Elizabeth de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Anos iniciais
Processos avaliativos
Learning Assessment
Early years
Evaluative Processes
Educação.
topic Avaliação da Aprendizagem
Anos iniciais
Processos avaliativos
Learning Assessment
Early years
Evaluative Processes
Educação.
description O objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-07-24T11:23:00Z
2019-07-24
2019-07-24T11:23:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027
BELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027
identifier_str_mv BELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381574381568