O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho. |
id |
UFCG_f140610fd068833822af3f4b95e95cf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5027 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I .The learning assessment process used by elementary school teachers I.Avaliação da AprendizagemAnos iniciaisProcessos avaliativosLearning AssessmentEarly yearsEvaluative ProcessesEducação.O objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho.This work aims to identify and analyze the process of assessment of learning in the Elementary Education I, in a public school, in Cajazeiras (PB), considering teacher’s conceptions about the theme. The interest in the subject arose at the university due to some negative experiences I’ve had with the discipline and approaches about the theme, presented by authors such as Hoffmann (1991), Luckesi (1995) and Freire (1996). The research discusses the thought of two teachers on assessment practices applied in the fourth and fifth grades. Both teachers are graduated in the Education Course at Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras (PB). Therefore, the work is divided into three chapters. In the first one I emphasize my own experiences before and at the University, besides the reason which made me choose the theme in focus. In the second one, I present some different types, functions and conceptions about assessment of learning. Further, I highlight the Federal Government’s oriented devices for the assessment of learning. In the third chapter I expose the result of the data analyses. Among them, it was possible to identify that the Assessment of Learning is developed by teachers, although the tests applied by the Government has been the instrument used to revel the official data. Finally, I report my considerations about the importance of the research, the difficulties and pleasure during its development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Geranilde Costa e.SILVA, G. C.http://lattes.cnpq.br/3118237950456062SILVA, José Amiraldo Alves da.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.BELÉM, Elizabeth de Sousa.20142019-07-24T11:23:00Z2019-07-242019-07-24T11:23:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027BELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-17T13:02:55Zoai:localhost:riufcg/5027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-17T13:02:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . The learning assessment process used by elementary school teachers I. |
title |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . |
spellingShingle |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . BELÉM, Elizabeth de Sousa. Avaliação da Aprendizagem Anos iniciais Processos avaliativos Learning Assessment Early years Evaluative Processes Educação. |
title_short |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . |
title_full |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . |
title_fullStr |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . |
title_full_unstemmed |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . |
title_sort |
O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . |
author |
BELÉM, Elizabeth de Sousa. |
author_facet |
BELÉM, Elizabeth de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Geranilde Costa e. SILVA, G. C. http://lattes.cnpq.br/3118237950456062 SILVA, José Amiraldo Alves da. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BELÉM, Elizabeth de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Anos iniciais Processos avaliativos Learning Assessment Early years Evaluative Processes Educação. |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Anos iniciais Processos avaliativos Learning Assessment Early years Evaluative Processes Educação. |
description |
O objetivo deste trabalho é identificar/analisar o processo de Avaliação da Aprendizagem utilizado por professoras do ensino fundamental I de uma escola estadual de Cajazeiras (PB). Para tanto, se fez também necessário conhecer que concepções estas docentes tinham acerca do referido tema. O interesse pelo tema surgiu, de um lado, pela minha história de vida marcada por inúmeros episódios ruins acerca da Avaliação da Aprendizagem. E de outro, ao estudar na universidade, curso de Pedagogia, autores tais como Hoffmann (1991), Luckesi (1995) e Freire (1996) dentre outros que tratam do referido assunto. Nesta pesquisa apresento o pensamento de duas docentes sobre as práticas avaliativas utilizadas no 4º e 5º anos, ambas com graduação em Pedagogia pela UFCG, campus de Cajazeiras (PB). O trabalho está dividido por capítulos, no 1º dou ênfase à minha história de vida, chegada à universidade como e porque escolhi o tema da Avaliação da Aprendizagem. Já no segundo apresento concepções de Avaliação da Aprendizagem, os tipos de avaliação bem como suas funções. Destaco ainda neste capitulo os dispositivos do Governo Federal voltado para a Avaliação da Aprendizagem. No terceiro capitulo são expostas as análises dos dados colhidas junto às professoras. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que a Avaliação da Aprendizagem é desenvolvida pelas docentes, no entanto, os dados oficiais ficam por conta das provas aplicadas pelo Governo. Por fim, faço as considerações finais, neste relato a importância da pesquisa e as dificuldades, as satisfações que tive para desenvolver esse trabalho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-07-24T11:23:00Z 2019-07-24 2019-07-24T11:23:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027 BELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5027 |
identifier_str_mv |
BELÉM, Elisabeth de Sousa. O processo de avaliação da aprendizagem utilizado pelos professores do ensino fundamental I . 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744381574381568 |