A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Benijane Albuquerque.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23818
Resumo: O tema desta pesquisa é a avaliação da aprendizagem, que é um instrumento pedagógico de grande importância na vida acadêmica dos docentes e discentes,fundamenta o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma o problema de pesquisa foi: quais são os instrumentos avaliativos utilizados no 4º e 5º ano dos anos iniciais, compreendendo as várias formas de avaliação utilizada na escola? A fim de responder esse questionamento o objetivo geral foi: Investigar de que forma são organizados os instrumentos avaliativos no 4º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: Compreender quais são os instrumentos avaliativos mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem; Analisar como são organizados os instrumentos avaliativos pelas professoras que participaram dessa pesquisa e Refletir sobre quais as concepções de aprendizagem que embasam as escolhas das professoras na escolha dos instrumentos avaliativos. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, por meio de ferramentas online que auxiliou na coleta de dados com os professores de forma virtual, utilizando o Google Formulário como base de coletar os dados por um questionário com os docentes da sala de aula, com perguntas do assunto em questão, e assim levantar as informações necessárias para a análise que foi realizada pela análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os dados obtidos foram por meio de um questionário no formato Google formulário,enviados via Whatsapp de cada professora. Com base nas respostas dos sujeitos, percebemos que a partir da análise das respostas das professoras, na escola elas buscam utilizar inúmeros instrumentos avaliativos, pensando na aprendizagem dos alunos, que forma que seja efetiva e constante.
id UFCG_2a62461dab1ab7ee2ee024dbfa36980b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23818
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.Learning assessment: assessment tools in the 4th and 5th year of elementary school at a state school in Cajazeiras-PB.Avaliação da aprendizagemInstrumento pedagógicoFormação de professoresEnsino fundamentalAnos iniciaisInstrumentos avaliativosLearning assessmentPedagogical instrumentTeacher trainingElementary SchoolEarly yearsEvaluative instrumentsEducação.O tema desta pesquisa é a avaliação da aprendizagem, que é um instrumento pedagógico de grande importância na vida acadêmica dos docentes e discentes,fundamenta o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma o problema de pesquisa foi: quais são os instrumentos avaliativos utilizados no 4º e 5º ano dos anos iniciais, compreendendo as várias formas de avaliação utilizada na escola? A fim de responder esse questionamento o objetivo geral foi: Investigar de que forma são organizados os instrumentos avaliativos no 4º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: Compreender quais são os instrumentos avaliativos mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem; Analisar como são organizados os instrumentos avaliativos pelas professoras que participaram dessa pesquisa e Refletir sobre quais as concepções de aprendizagem que embasam as escolhas das professoras na escolha dos instrumentos avaliativos. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, por meio de ferramentas online que auxiliou na coleta de dados com os professores de forma virtual, utilizando o Google Formulário como base de coletar os dados por um questionário com os docentes da sala de aula, com perguntas do assunto em questão, e assim levantar as informações necessárias para a análise que foi realizada pela análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os dados obtidos foram por meio de um questionário no formato Google formulário,enviados via Whatsapp de cada professora. Com base nas respostas dos sujeitos, percebemos que a partir da análise das respostas das professoras, na escola elas buscam utilizar inúmeros instrumentos avaliativos, pensando na aprendizagem dos alunos, que forma que seja efetiva e constante.The theme of this research is the evaluation of learning, which is a pedagogical instrument of great importance in the academic life of teachers and students, which underlies the teaching and learning process. Thus, the research problem was: what are the evaluated instruments used in the 4th and 5th year of the initial years, comprising as several forms of evaluation used in the school? In order to answer this question the general objective was: To investigate how evaluation instruments are organized in the 4th and 5th year of the initial years of Elementary School. And as specific objectives: Understand what are the most used assessment tools in the teaching and learning process; Analyze how the evaluation instruments are organized by the teachers who participated in this research; Reflect on which learning conceptions are the basis for teachers' choices when choosing assessment instruments. The methodology used is the field research, through online tools that helped in the data collection with the teachers in a virtual way, using the Google Form as a basis to collect the data through a questionnaire with the teachers of the classroom, with questions of the subject in question, and thus raise the necessary information for the analysis that was carried out by the content analysis based on Bardin (1977). The data obtained were through a questionnaire in the Google form format, sent via Whatsapp from each teacher. Based on the responses of the subjects, we realize that from the analysis of the responses of the teachers, at school they seek to use numerous assessment instruments, thinking about the students' learning, in a way that is effective and constant.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577GUIDOTTI, Viviane;PIRES, Aparecida Carneiro.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SILVA, Benijane Albuquerque.2020-12-182022-03-11T12:09:17Z2022-03-112022-03-11T12:09:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23818SILVA, Benijane Albuquerque.A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB. 2020. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:11:51Zoai:localhost:riufcg/23818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:11:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
Learning assessment: assessment tools in the 4th and 5th year of elementary school at a state school in Cajazeiras-PB.
title A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
spellingShingle A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
SILVA, Benijane Albuquerque.
Avaliação da aprendizagem
Instrumento pedagógico
Formação de professores
Ensino fundamental
Anos iniciais
Instrumentos avaliativos
Learning assessment
Pedagogical instrument
Teacher training
Elementary School
Early years
Evaluative instruments
Educação.
title_short A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
title_full A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
title_fullStr A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
title_sort A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB.
author SILVA, Benijane Albuquerque.
author_facet SILVA, Benijane Albuquerque.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
GUIDOTTI, Viviane;
PIRES, Aparecida Carneiro.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Benijane Albuquerque.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Instrumento pedagógico
Formação de professores
Ensino fundamental
Anos iniciais
Instrumentos avaliativos
Learning assessment
Pedagogical instrument
Teacher training
Elementary School
Early years
Evaluative instruments
Educação.
topic Avaliação da aprendizagem
Instrumento pedagógico
Formação de professores
Ensino fundamental
Anos iniciais
Instrumentos avaliativos
Learning assessment
Pedagogical instrument
Teacher training
Elementary School
Early years
Evaluative instruments
Educação.
description O tema desta pesquisa é a avaliação da aprendizagem, que é um instrumento pedagógico de grande importância na vida acadêmica dos docentes e discentes,fundamenta o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma o problema de pesquisa foi: quais são os instrumentos avaliativos utilizados no 4º e 5º ano dos anos iniciais, compreendendo as várias formas de avaliação utilizada na escola? A fim de responder esse questionamento o objetivo geral foi: Investigar de que forma são organizados os instrumentos avaliativos no 4º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: Compreender quais são os instrumentos avaliativos mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem; Analisar como são organizados os instrumentos avaliativos pelas professoras que participaram dessa pesquisa e Refletir sobre quais as concepções de aprendizagem que embasam as escolhas das professoras na escolha dos instrumentos avaliativos. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, por meio de ferramentas online que auxiliou na coleta de dados com os professores de forma virtual, utilizando o Google Formulário como base de coletar os dados por um questionário com os docentes da sala de aula, com perguntas do assunto em questão, e assim levantar as informações necessárias para a análise que foi realizada pela análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os dados obtidos foram por meio de um questionário no formato Google formulário,enviados via Whatsapp de cada professora. Com base nas respostas dos sujeitos, percebemos que a partir da análise das respostas das professoras, na escola elas buscam utilizar inúmeros instrumentos avaliativos, pensando na aprendizagem dos alunos, que forma que seja efetiva e constante.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2022-03-11T12:09:17Z
2022-03-11
2022-03-11T12:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23818
SILVA, Benijane Albuquerque.A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB. 2020. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23818
identifier_str_mv SILVA, Benijane Albuquerque.A avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos no 4° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cajazeiras-PB. 2020. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528164257792