“Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Germana Guimarães.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta analisar o lugar do repentista negro nas cantorias do Nordeste do final do século XIX e início do século XX. Para isso, utilizaremos como fontes primárias os repentes incorporados pela literatura de cordel, tais como a “Mal assombrada peleja de Francisco Sales com Negro Visão” (1916) a “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns” (1923), e o “Desafio de Inácio da Catingueira com Francisco Romano” (1874). Destacando as dimensões excludentes e discriminatórias, tomamos como aporte teórico para a análise das representações e práticas desses repentistas negros, as discussões de Chartier (1990). Para este autor, as práticas e representações se tornam o cerne para entendermos como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada e dada a ler por diferentes grupos sociais. Dentro dessa discussão, buscaremos fazer também uma análise sobre o repente no Nordeste. Presença cultural significativa nessa região, o repente possui função informativa, exercendo nessa pesquisa um papel bastante relevante, na medida em que consegue refletir as representações instauradas na região Nordeste.
id UFCG_f1b9d9ed6f4657156d7adc9bc8520e54
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36913
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).“When I go out to have fun, black people go out to work”: the place of the black repentista in the singing of the northeast (1970-1925).Repentistas negrosCantorias do Nordeste - BrasilNegros repentistas - 1925-1970Literatura de cordelRepresentações - ChartierCultura afro-brasileiraMúsica e negros - 1925-1970 - BrasilBlack improvisersSinging from the Northeast - BrazilBlack improvisers - 1925-1970Cordel literatureRepresentations - ChartierAfro-Brazilian cultureMusic and black people - 1925-1970 - BrazilHistória.A presente pesquisa tem como proposta analisar o lugar do repentista negro nas cantorias do Nordeste do final do século XIX e início do século XX. Para isso, utilizaremos como fontes primárias os repentes incorporados pela literatura de cordel, tais como a “Mal assombrada peleja de Francisco Sales com Negro Visão” (1916) a “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns” (1923), e o “Desafio de Inácio da Catingueira com Francisco Romano” (1874). Destacando as dimensões excludentes e discriminatórias, tomamos como aporte teórico para a análise das representações e práticas desses repentistas negros, as discussões de Chartier (1990). Para este autor, as práticas e representações se tornam o cerne para entendermos como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada e dada a ler por diferentes grupos sociais. Dentro dessa discussão, buscaremos fazer também uma análise sobre o repente no Nordeste. Presença cultural significativa nessa região, o repente possui função informativa, exercendo nessa pesquisa um papel bastante relevante, na medida em que consegue refletir as representações instauradas na região Nordeste.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-07-29T16:04:29Z2024-07-292024-07-29T16:04:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913GOMES, Germana Guimarães. “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913porGOMES, Germana Guimarães.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-29T16:04:54Zoai:localhost:riufcg/36913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-29T16:04:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
“When I go out to have fun, black people go out to work”: the place of the black repentista in the singing of the northeast (1970-1925).
title “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
spellingShingle “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
GOMES, Germana Guimarães.
Repentistas negros
Cantorias do Nordeste - Brasil
Negros repentistas - 1925-1970
Literatura de cordel
Representações - Chartier
Cultura afro-brasileira
Música e negros - 1925-1970 - Brasil
Black improvisers
Singing from the Northeast - Brazil
Black improvisers - 1925-1970
Cordel literature
Representations - Chartier
Afro-Brazilian culture
Music and black people - 1925-1970 - Brazil
História.
title_short “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
title_full “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
title_fullStr “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
title_full_unstemmed “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
title_sort “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).
author GOMES, Germana Guimarães.
author_facet GOMES, Germana Guimarães.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Germana Guimarães.
dc.subject.por.fl_str_mv Repentistas negros
Cantorias do Nordeste - Brasil
Negros repentistas - 1925-1970
Literatura de cordel
Representações - Chartier
Cultura afro-brasileira
Música e negros - 1925-1970 - Brasil
Black improvisers
Singing from the Northeast - Brazil
Black improvisers - 1925-1970
Cordel literature
Representations - Chartier
Afro-Brazilian culture
Music and black people - 1925-1970 - Brazil
História.
topic Repentistas negros
Cantorias do Nordeste - Brasil
Negros repentistas - 1925-1970
Literatura de cordel
Representações - Chartier
Cultura afro-brasileira
Música e negros - 1925-1970 - Brasil
Black improvisers
Singing from the Northeast - Brazil
Black improvisers - 1925-1970
Cordel literature
Representations - Chartier
Afro-Brazilian culture
Music and black people - 1925-1970 - Brazil
História.
description A presente pesquisa tem como proposta analisar o lugar do repentista negro nas cantorias do Nordeste do final do século XIX e início do século XX. Para isso, utilizaremos como fontes primárias os repentes incorporados pela literatura de cordel, tais como a “Mal assombrada peleja de Francisco Sales com Negro Visão” (1916) a “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns” (1923), e o “Desafio de Inácio da Catingueira com Francisco Romano” (1874). Destacando as dimensões excludentes e discriminatórias, tomamos como aporte teórico para a análise das representações e práticas desses repentistas negros, as discussões de Chartier (1990). Para este autor, as práticas e representações se tornam o cerne para entendermos como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada e dada a ler por diferentes grupos sociais. Dentro dessa discussão, buscaremos fazer também uma análise sobre o repente no Nordeste. Presença cultural significativa nessa região, o repente possui função informativa, exercendo nessa pesquisa um papel bastante relevante, na medida em que consegue refletir as representações instauradas na região Nordeste.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-07-29T16:04:29Z
2024-07-29
2024-07-29T16:04:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
GOMES, Germana Guimarães. “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
identifier_str_mv GOMES, Germana Guimarães. “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744630677241856