O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188 |
Resumo: | Nos últimos tempos, o processo da leitura tem sido motivo de muitas especulações tendo em vista que o domínio da leitura concerne num importante passo para que o individuo possa viver plenamente no mundo letrado. O objetivo principal deste estudo e expor e percorrer o processo da leitura os anos iniciais do ensino fundamental, dando um norte aos docentes que trabalham nestes anos para que haja uma compreensão do que ocorre com os alunos em desenvolverem essa habilidade. A partir dessa compreensão enseja a discussão sobre a viabilidade de meios que possam superar tais dificuldades, contribuindo dessa forma para a transformação da ação dos docentes perante o interesse de enfatizar a aprendizagem da leitura, levando-os a reconhecer a importância do ato de ler. Este estudo norteia ainda para a nova pedagogia da leitura que ressalta a leitura espontânea, com leituras desafiadoras que levem os alunos a construírem hipóteses, construindo dessa forma seu próprio conhecimento e o professor um mediador nesta construção. Exterminando das escolas, aquela leitura silabada do método tradicional que proporcionava aos alunos a simplesmente repetir o que o professor transmitia. A leitura deixa de ser vista como mera decodificação mecânica de palavras e passa a ser conhecida como um processo amplo de ação-reflexão, que desenvolva a capacidade cognitiva dos educandos. |
id |
UFCG_f305b78d7e9f5cd3773f022a86d91b47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13188 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista.The reading process in the early years of elementary school: a socio - constructivist perspective.LeituraEnsino fundamentalProcesso de leitura - séries iniciaisAprendizagem de leituraReadingElementary SchoolReading process - initial seriesLearning to readNos últimos tempos, o processo da leitura tem sido motivo de muitas especulações tendo em vista que o domínio da leitura concerne num importante passo para que o individuo possa viver plenamente no mundo letrado. O objetivo principal deste estudo e expor e percorrer o processo da leitura os anos iniciais do ensino fundamental, dando um norte aos docentes que trabalham nestes anos para que haja uma compreensão do que ocorre com os alunos em desenvolverem essa habilidade. A partir dessa compreensão enseja a discussão sobre a viabilidade de meios que possam superar tais dificuldades, contribuindo dessa forma para a transformação da ação dos docentes perante o interesse de enfatizar a aprendizagem da leitura, levando-os a reconhecer a importância do ato de ler. Este estudo norteia ainda para a nova pedagogia da leitura que ressalta a leitura espontânea, com leituras desafiadoras que levem os alunos a construírem hipóteses, construindo dessa forma seu próprio conhecimento e o professor um mediador nesta construção. Exterminando das escolas, aquela leitura silabada do método tradicional que proporcionava aos alunos a simplesmente repetir o que o professor transmitia. A leitura deixa de ser vista como mera decodificação mecânica de palavras e passa a ser conhecida como um processo amplo de ação-reflexão, que desenvolva a capacidade cognitiva dos educandos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581ALVES, Maria Verônica Duarte Vital.20082020-07-08T10:28:02Z2020-07-082020-07-08T10:28:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. 2008. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:41:23Zoai:localhost:riufcg/13188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:41:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. The reading process in the early years of elementary school: a socio - constructivist perspective. |
title |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. |
spellingShingle |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. Leitura Ensino fundamental Processo de leitura - séries iniciais Aprendizagem de leitura Reading Elementary School Reading process - initial series Learning to read |
title_short |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. |
title_full |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. |
title_fullStr |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. |
title_full_unstemmed |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. |
title_sort |
O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. |
author |
ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. |
author_facet |
ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino fundamental Processo de leitura - séries iniciais Aprendizagem de leitura Reading Elementary School Reading process - initial series Learning to read |
topic |
Leitura Ensino fundamental Processo de leitura - séries iniciais Aprendizagem de leitura Reading Elementary School Reading process - initial series Learning to read |
description |
Nos últimos tempos, o processo da leitura tem sido motivo de muitas especulações tendo em vista que o domínio da leitura concerne num importante passo para que o individuo possa viver plenamente no mundo letrado. O objetivo principal deste estudo e expor e percorrer o processo da leitura os anos iniciais do ensino fundamental, dando um norte aos docentes que trabalham nestes anos para que haja uma compreensão do que ocorre com os alunos em desenvolverem essa habilidade. A partir dessa compreensão enseja a discussão sobre a viabilidade de meios que possam superar tais dificuldades, contribuindo dessa forma para a transformação da ação dos docentes perante o interesse de enfatizar a aprendizagem da leitura, levando-os a reconhecer a importância do ato de ler. Este estudo norteia ainda para a nova pedagogia da leitura que ressalta a leitura espontânea, com leituras desafiadoras que levem os alunos a construírem hipóteses, construindo dessa forma seu próprio conhecimento e o professor um mediador nesta construção. Exterminando das escolas, aquela leitura silabada do método tradicional que proporcionava aos alunos a simplesmente repetir o que o professor transmitia. A leitura deixa de ser vista como mera decodificação mecânica de palavras e passa a ser conhecida como um processo amplo de ação-reflexão, que desenvolva a capacidade cognitiva dos educandos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2020-07-08T10:28:02Z 2020-07-08 2020-07-08T10:28:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188 ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. 2008. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13188 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Verônica Duarte Vital. O processo da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva sócio - construtivista. 2008. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445993648128 |