Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada. |
id |
UFCG_f38868cdef879d4d988b5310278748a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/24966 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.Coopetition strategy in the Personalized VIP Network in Campina Grande-PB.Estratégia de coopetiçãoPapelaria personalizadaRede VIP personalizadosCoopetiçãoPequenos empreendedoresCoopetition strategyStationery personalizedCustomized VIP NetworkCoopetitionSmall EntrepreneursAdministraçãoO objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada.The objective of this study was to analyze how small entrepreneurs use the coopetition strategy as an alternative to compete in a more balanced way and obtain a competitive advantage. Simultaneously, the research identifies the benefits and difficulties encountered by entrepreneurs and professionals to consolidate the coopetition network. To this end, a qualitative study was carried out based on the case study of the Rede Vip Personalizados in Campina GrandePB, which contains 23 members. The instrument used was a questionnaire applied via Google Forms. It concluded there is a duality of relationship in the entrepreneur network, which goes through competition and coopetition. Therefore, it sets up the coopetition. Although this behavior occurs in an emergent way among the network participants, some actions generate collective and individual gains without formal planning of the coopetition strategy. Also, the entrepreneurs are aware that cooperating with its competitors can learn, experience exchanges, and bargain power with suppliers. Thus, coopetition consolidates the network, being the strategy found to stay in the market and compete in a more balanced way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMIKI, Adriana Fumi Chim.MIKI, A. F. C.http://lattes.cnpq.br/6294505765908268FARIAS, Adriana Salete Dantas de.MARCAJÁ, Kettrin Farias Bem.SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.20212022-04-28T20:37:53Z2022-04-282022-04-28T20:37:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-28T20:38:21Zoai:localhost:riufcg/24966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-28T20:38:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. Coopetition strategy in the Personalized VIP Network in Campina Grande-PB. |
title |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. |
spellingShingle |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição Papelaria personalizada Rede VIP personalizados Coopetição Pequenos empreendedores Coopetition strategy Stationery personalized Customized VIP Network Coopetition Small Entrepreneurs Administração |
title_short |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. |
title_full |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. |
title_fullStr |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. |
title_full_unstemmed |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. |
title_sort |
Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. |
author |
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. |
author_facet |
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MIKI, Adriana Fumi Chim. MIKI, A. F. C. http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 FARIAS, Adriana Salete Dantas de. MARCAJÁ, Kettrin Farias Bem. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de coopetição Papelaria personalizada Rede VIP personalizados Coopetição Pequenos empreendedores Coopetition strategy Stationery personalized Customized VIP Network Coopetition Small Entrepreneurs Administração |
topic |
Estratégia de coopetição Papelaria personalizada Rede VIP personalizados Coopetição Pequenos empreendedores Coopetition strategy Stationery personalized Customized VIP Network Coopetition Small Entrepreneurs Administração |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-04-28T20:37:53Z 2022-04-28 2022-04-28T20:37:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744537679036416 |