Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada.
id UFCG_f38868cdef879d4d988b5310278748a1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24966
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.Coopetition strategy in the Personalized VIP Network in Campina Grande-PB.Estratégia de coopetiçãoPapelaria personalizadaRede VIP personalizadosCoopetiçãoPequenos empreendedoresCoopetition strategyStationery personalizedCustomized VIP NetworkCoopetitionSmall EntrepreneursAdministraçãoO objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada.The objective of this study was to analyze how small entrepreneurs use the coopetition strategy as an alternative to compete in a more balanced way and obtain a competitive advantage. Simultaneously, the research identifies the benefits and difficulties encountered by entrepreneurs and professionals to consolidate the coopetition network. To this end, a qualitative study was carried out based on the case study of the Rede Vip Personalizados in Campina GrandePB, which contains 23 members. The instrument used was a questionnaire applied via Google Forms. It concluded there is a duality of relationship in the entrepreneur network, which goes through competition and coopetition. Therefore, it sets up the coopetition. Although this behavior occurs in an emergent way among the network participants, some actions generate collective and individual gains without formal planning of the coopetition strategy. Also, the entrepreneurs are aware that cooperating with its competitors can learn, experience exchanges, and bargain power with suppliers. Thus, coopetition consolidates the network, being the strategy found to stay in the market and compete in a more balanced way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMIKI, Adriana Fumi Chim.MIKI, A. F. C.http://lattes.cnpq.br/6294505765908268FARIAS, Adriana Salete Dantas de.MARCAJÁ, Kettrin Farias Bem.SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.20212022-04-28T20:37:53Z2022-04-282022-04-28T20:37:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-28T20:38:21Zoai:localhost:riufcg/24966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-28T20:38:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
Coopetition strategy in the Personalized VIP Network in Campina Grande-PB.
title Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
spellingShingle Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.
Estratégia de coopetição
Papelaria personalizada
Rede VIP personalizados
Coopetição
Pequenos empreendedores
Coopetition strategy
Stationery personalized
Customized VIP Network
Coopetition
Small Entrepreneurs
Administração
title_short Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
title_full Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
title_fullStr Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
title_full_unstemmed Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
title_sort Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB.
author SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.
author_facet SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIKI, Adriana Fumi Chim.
MIKI, A. F. C.
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268
FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
MARCAJÁ, Kettrin Farias Bem.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Raquel Rocha de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de coopetição
Papelaria personalizada
Rede VIP personalizados
Coopetição
Pequenos empreendedores
Coopetition strategy
Stationery personalized
Customized VIP Network
Coopetition
Small Entrepreneurs
Administração
topic Estratégia de coopetição
Papelaria personalizada
Rede VIP personalizados
Coopetição
Pequenos empreendedores
Coopetition strategy
Stationery personalized
Customized VIP Network
Coopetition
Small Entrepreneurs
Administração
description O objetivo deste estudo foi analisar como os pequenos empreendedores utilizam a estratégia da coopetição como alternativa para competir de forma mais equilibrada e obter vantagem competitiva como eficiência na produção, já que os arquivos são compartilhados e também redução de custo. Simultaneamente, a pesquisa pretende identificar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos empreendedores e profissionais da área para a consolidação da rede coopetição. Para isso foi realizado um estudo qualitativo baseado no estudo de caso da Rede Vip Personalizados em Campina GrandePB que contém 23 integrantes. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado via Google Forms. Concluise que existe uma dualidade de relação na rede de empreendedoras, que passa por competição e coopetição, portanto, configura a coopetição. Ainda que este comportamento ocorra de forma emergente entre as participantes da rede, não havendo um planejamento formal da estratégia de coopetição, ocorrem ações que geram ganhos coletivos e individuais, bem como, existe consciência por parte das empreendedoras que essa relação pode trazer aprendizagem, trocas de experiências, poder frente aos fornecedores. Assim, a rede está se consolidando baseada em coopetição, sendo a estratégia encontrada para se manterem no mercado e competir de forma mais equilibrada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-28T20:37:53Z
2022-04-28
2022-04-28T20:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
identifier_str_mv SANTOS, Raquel Rocha de Araújo. Estratégia de coopetição na Rede VIP Personalizados em Campina Grande-PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744537679036416