O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Ribeiro de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4906
Resumo: A leitura é o meio mais importante para aquisição de saberes, é um instrumento básico para todo o sistema educativo. Entretanto a atividade pedagógica não pode se limitar a ensinar a ler é necessário que se leve o aluno a criar o hábito pela leitura. Mas o ato deve começar a ser estimulado desde cedo pela família, dando oportunidade para a criança manipular livros infantis e a partir dai familiarizar-se com sua forma e linguagem. Assim como os pais, a escola também tem o papel fundamental no estimulo a leitura, muitas vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro, sendo indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade de conhecer este mundo mágico. A motivação para a leitura pode ser um processo interno, um impulso pelo qual a pessoa e instigada a ação, mas pode também ser provocada por fatores externos como a sala de leitura, biblioteca, e de forma mais ousada transformar a escola, em um lugar onde o indivíduo possa experimentar, desenvolver e conferir suas habilidades de leitor, sendo capaz de atribuir significado ao que lê. O presente estudo volta-se na perspectiva de refletir sobre a adoção da literatura de cordel como gênero facilitador da leitura bem como, de possibilidade de alargamento dos horizontes pessoais, culturais e profissionais na perspectiva de contribuir para práticas inovadoras no trabalho da leitura nas escolas.
id UFCG_f3c827af7022b40c794c64f88d57edc4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4906
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.The String in the Classroom: Another Perspective of reader training.Leitura de cordelLiteratura popularLiteraturaEnsino de língua portuguesaString readingPopular literatureLiteratureTeaching of Portuguese languageLetras - Língua Portuguesa.A leitura é o meio mais importante para aquisição de saberes, é um instrumento básico para todo o sistema educativo. Entretanto a atividade pedagógica não pode se limitar a ensinar a ler é necessário que se leve o aluno a criar o hábito pela leitura. Mas o ato deve começar a ser estimulado desde cedo pela família, dando oportunidade para a criança manipular livros infantis e a partir dai familiarizar-se com sua forma e linguagem. Assim como os pais, a escola também tem o papel fundamental no estimulo a leitura, muitas vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro, sendo indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade de conhecer este mundo mágico. A motivação para a leitura pode ser um processo interno, um impulso pelo qual a pessoa e instigada a ação, mas pode também ser provocada por fatores externos como a sala de leitura, biblioteca, e de forma mais ousada transformar a escola, em um lugar onde o indivíduo possa experimentar, desenvolver e conferir suas habilidades de leitor, sendo capaz de atribuir significado ao que lê. O presente estudo volta-se na perspectiva de refletir sobre a adoção da literatura de cordel como gênero facilitador da leitura bem como, de possibilidade de alargamento dos horizontes pessoais, culturais e profissionais na perspectiva de contribuir para práticas inovadoras no trabalho da leitura nas escolas.Reading and the most important means for acquiring knowledge, and a basic instrument for the whole educational system. However, the pedagogical activity can not be limited to teaching to read and necessary that the student be led to create the habit by reading. But the act should begin to be stimulated early on by the family, giving the child an opportunity to manipulate children's books and hence familiarize themselves with their form and language. Like parents, school also plays a fundamental role in stimulating reading, often through the first contact with the book, and it is indispensable to make this moment as pleasant as possible to arouse the curiosity of knowing this magical world. Motivation for reading can be an internal process, an impulse by which the person is instigated by the action, but it can also be triggered by external factors such as the reading room, library, and more boldly transforming the school into a place where the individual can experience, develop and confer their reader skills, being able to attribute meaning to what they. The present study aims to reflect on the adoption of cordel literature as a genre that facilitates reading as well as the possibility of expanding personal, cultural and professional horizons in order to contribute to innovative practices in reading work in schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389WANDERLEY, Naelza de Araújo.EHRICH, Isaias de Oliveira.SOUSA, Maria Ribeiro de.20082019-07-17T09:53:53Z2019-07-172019-07-17T09:53:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4906SOUSA,Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: outra perspectiva de formação do leitor. 2008. 33f . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T19:03:42Zoai:localhost:riufcg/4906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T19:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
The String in the Classroom: Another Perspective of reader training.
title O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
spellingShingle O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
SOUSA, Maria Ribeiro de.
Leitura de cordel
Literatura popular
Literatura
Ensino de língua portuguesa
String reading
Popular literature
Literature
Teaching of Portuguese language
Letras - Língua Portuguesa.
title_short O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
title_full O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
title_fullStr O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
title_full_unstemmed O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
title_sort O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor.
author SOUSA, Maria Ribeiro de.
author_facet SOUSA, Maria Ribeiro de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
WANDERLEY, Naelza de Araújo.
EHRICH, Isaias de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Maria Ribeiro de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de cordel
Literatura popular
Literatura
Ensino de língua portuguesa
String reading
Popular literature
Literature
Teaching of Portuguese language
Letras - Língua Portuguesa.
topic Leitura de cordel
Literatura popular
Literatura
Ensino de língua portuguesa
String reading
Popular literature
Literature
Teaching of Portuguese language
Letras - Língua Portuguesa.
description A leitura é o meio mais importante para aquisição de saberes, é um instrumento básico para todo o sistema educativo. Entretanto a atividade pedagógica não pode se limitar a ensinar a ler é necessário que se leve o aluno a criar o hábito pela leitura. Mas o ato deve começar a ser estimulado desde cedo pela família, dando oportunidade para a criança manipular livros infantis e a partir dai familiarizar-se com sua forma e linguagem. Assim como os pais, a escola também tem o papel fundamental no estimulo a leitura, muitas vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro, sendo indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade de conhecer este mundo mágico. A motivação para a leitura pode ser um processo interno, um impulso pelo qual a pessoa e instigada a ação, mas pode também ser provocada por fatores externos como a sala de leitura, biblioteca, e de forma mais ousada transformar a escola, em um lugar onde o indivíduo possa experimentar, desenvolver e conferir suas habilidades de leitor, sendo capaz de atribuir significado ao que lê. O presente estudo volta-se na perspectiva de refletir sobre a adoção da literatura de cordel como gênero facilitador da leitura bem como, de possibilidade de alargamento dos horizontes pessoais, culturais e profissionais na perspectiva de contribuir para práticas inovadoras no trabalho da leitura nas escolas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-07-17T09:53:53Z
2019-07-17
2019-07-17T09:53:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4906
SOUSA,Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: outra perspectiva de formação do leitor. 2008. 33f . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4906
identifier_str_mv SOUSA,Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: outra perspectiva de formação do leitor. 2008. 33f . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380803678208