A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Marciana Jacinta de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10132
Resumo: No presente trabalho são apresentados diversos subsídios e discussões sobre a prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. O objetivo central é analisar como ocorre essa prática atualmente na escola, identificando os instrumentos utilizados pelo professor para avaliar seus alunos e quais as contribuições dessa prática avaliativa para o desenvolvimento cognitivo do educando. Com isso, a finalidade é mostrar a importância da avaliação mediadora para uma aprendizagem de qualidade, apontando que a avaliação classificatória serve apenas para classificar ou rotular, quando avaliar é uma tarefa complexa, que envolve várias dimensões. Serão discutidas também as principais ideias de alguns autores e pesquisadores da área da avaliação educacional, contribuindo assim para melhor compreensão acerca do assunto. Nesta pesquisa foi analisada a prática avaliativa de um professor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho, localizada na cidade de Poço de José de Moura - PB. Através da aplicação de um questionário, a fim de conhecer e compreender suas concepções e práticas de avaliação. Também foi analisada, através de questionário aplicado aos alunos, a opinião dos mesmos sobre o processo de avaliação desenvolvido em sala de aula. Os dados obtidos evidenciaram a falta de conhecimento do professor sobre as dimensões e o processo avaliativo, mostrando que o educador utiliza a prova como principal instrumento para avaliar seu alunado, desenvolvendo assim, a avaliação classificatória. Esta pesquisa visa mostrar que a avaliação deve ser praticada de forma mediadora, contínua e democrática, considerando que o ato de avaliar deve está interligado ao ato de educar.
id UFCG_f410db1dc828f1eaa9fa81758b83f65e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10132
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.The practice of educational assessment and its contributions to student learning.Avaliação educacionalPráticas avaliativasAprendizagemEducational assessmentEvaluative PracticesLearningEducação.No presente trabalho são apresentados diversos subsídios e discussões sobre a prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. O objetivo central é analisar como ocorre essa prática atualmente na escola, identificando os instrumentos utilizados pelo professor para avaliar seus alunos e quais as contribuições dessa prática avaliativa para o desenvolvimento cognitivo do educando. Com isso, a finalidade é mostrar a importância da avaliação mediadora para uma aprendizagem de qualidade, apontando que a avaliação classificatória serve apenas para classificar ou rotular, quando avaliar é uma tarefa complexa, que envolve várias dimensões. Serão discutidas também as principais ideias de alguns autores e pesquisadores da área da avaliação educacional, contribuindo assim para melhor compreensão acerca do assunto. Nesta pesquisa foi analisada a prática avaliativa de um professor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho, localizada na cidade de Poço de José de Moura - PB. Através da aplicação de um questionário, a fim de conhecer e compreender suas concepções e práticas de avaliação. Também foi analisada, através de questionário aplicado aos alunos, a opinião dos mesmos sobre o processo de avaliação desenvolvido em sala de aula. Os dados obtidos evidenciaram a falta de conhecimento do professor sobre as dimensões e o processo avaliativo, mostrando que o educador utiliza a prova como principal instrumento para avaliar seu alunado, desenvolvendo assim, a avaliação classificatória. Esta pesquisa visa mostrar que a avaliação deve ser praticada de forma mediadora, contínua e democrática, considerando que o ato de avaliar deve está interligado ao ato de educar.In the present paper, it is presented several subsides and discussions on the practice of educational evaluation and its contributions to students‟ learning, having as main objective to analyze how this practice occurs currently at the school, identifying the instruments used by teachers to assess their students and what contributions this assessment practice for cognitive development of the student in order to show the importance of evaluating mediator for quality learning and noting that the assessment classification serves only to classify or label, explaining that evaluating is a complex task that involves several dimensions. It will also be discussed the main ideas of some authors and researchers in the field of educational assessment, thereby contributing to better understanding of the subject. In this study we analyzed the evaluation practice of a teacher of the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho, in the town of Poço de José de Moura, through a questionnaire, to know and understand their concepts and practices evaluation. Thus, as it was also analyzed using a questionnaire to the students' opinions about the evaluation process developed in the classroom. The data obtained showed a lack of teacher knowledge about the dimensions and the evaluation process, showing that the educator uses the test as the main tool to assess their students, developing, evaluating classification. This research aims to show that the assessment should be practiced in a mediator way, continuous and democratic, considering that the act must assess is linked to the act of educating.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Márcia de Morais.SANTIAGO, Stella M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817CAMPOS, Maria de Lourdes.ROLIM, Nozângela Maria.ANDRADE, Marciana Jacinta de.2012-10-262019-12-11T20:38:55Z2019-12-112019-12-11T20:38:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10132ANDRADE, Marciana Jacinta de. A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. 2012. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:23:36Zoai:localhost:riufcg/10132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:23:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
The practice of educational assessment and its contributions to student learning.
title A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
spellingShingle A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
ANDRADE, Marciana Jacinta de.
Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Aprendizagem
Educational assessment
Evaluative Practices
Learning
Educação.
title_short A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
title_full A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
title_fullStr A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
title_full_unstemmed A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
title_sort A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.
author ANDRADE, Marciana Jacinta de.
author_facet ANDRADE, Marciana Jacinta de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
SANTIAGO, Stella M. de M.
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817
CAMPOS, Maria de Lourdes.
ROLIM, Nozângela Maria.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Marciana Jacinta de.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Aprendizagem
Educational assessment
Evaluative Practices
Learning
Educação.
topic Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Aprendizagem
Educational assessment
Evaluative Practices
Learning
Educação.
description No presente trabalho são apresentados diversos subsídios e discussões sobre a prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. O objetivo central é analisar como ocorre essa prática atualmente na escola, identificando os instrumentos utilizados pelo professor para avaliar seus alunos e quais as contribuições dessa prática avaliativa para o desenvolvimento cognitivo do educando. Com isso, a finalidade é mostrar a importância da avaliação mediadora para uma aprendizagem de qualidade, apontando que a avaliação classificatória serve apenas para classificar ou rotular, quando avaliar é uma tarefa complexa, que envolve várias dimensões. Serão discutidas também as principais ideias de alguns autores e pesquisadores da área da avaliação educacional, contribuindo assim para melhor compreensão acerca do assunto. Nesta pesquisa foi analisada a prática avaliativa de um professor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho, localizada na cidade de Poço de José de Moura - PB. Através da aplicação de um questionário, a fim de conhecer e compreender suas concepções e práticas de avaliação. Também foi analisada, através de questionário aplicado aos alunos, a opinião dos mesmos sobre o processo de avaliação desenvolvido em sala de aula. Os dados obtidos evidenciaram a falta de conhecimento do professor sobre as dimensões e o processo avaliativo, mostrando que o educador utiliza a prova como principal instrumento para avaliar seu alunado, desenvolvendo assim, a avaliação classificatória. Esta pesquisa visa mostrar que a avaliação deve ser praticada de forma mediadora, contínua e democrática, considerando que o ato de avaliar deve está interligado ao ato de educar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26
2019-12-11T20:38:55Z
2019-12-11
2019-12-11T20:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10132
ANDRADE, Marciana Jacinta de. A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. 2012. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10132
identifier_str_mv ANDRADE, Marciana Jacinta de. A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. 2012. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421590138880