Crenças sobre escrita e seus usos no processo de ensino-aprendizagem de alunos nos anos finais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Camila Silva.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21733
Resumo: Esta pesquisa busca contribuir com o estudo de crenças no contexto educacional, particularmente no que se refere as implicações destas no processo de ensino-aprendizagem da escrita de língua materna. Objetivando, de maneira geral, analisar as crenças a respeito do ensino-aprendizagem e do uso da escrita demonstradas por uma professora e um grupo de alunos dos últimos anos do ensino fundamental de uma escola publica paraibana, nos baseamos nas contribuições teóricas de autores como Barcelos (1995; 2001; 2004; 2006; 2007; 2015); Pessoa e Sebba (2006); Pajares (1992) e Almeida Filho (2013) que, no âmbito da Linguística Aplicada, trabalham com os conceitos de crenças e a influencia destas no contexto de ensino-aprendizagem de línguas a partir da relação entre crenças, acoes e contextos. Alem disso, discorremos sobre a importancia da escrita na consolidação das sociedades letradas (HIGOUNET, 2003; BAZERMAN, 2008) e sobre as abordagens didáticas desta modalidade da língua no ambiente escolar (KOCH e ELIAS, 2015; ANTUNES, 2003). Pautando-nos numa abordagem qualitativo-interpretativista de pesquisa, no âmbito da Linguística Aplicada, e realizamos um estudo de caso. Para a geração de registros aplicamos questionários em uma turma de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e realizamos entrevistas semiestruturadas e sessões de discussão com a professora e um grupo de alunos pertencentes a essa mesma turma, acerca de crenças sobre escrita, suas praticas e seus usos. Com a analise realizada, constatamos que os alunos evidenciam a escola como principal agenda de letramento e a professora como unica destinatária de sua escrita, ao realizarem as atividades de trabalho com a escrita propostas no contexto escolar; incorporam as crenças sobre escrita em que a professora fundamenta o processo de ensino-aprendizagem da escrita, e concebem a mesma como um meio de expor no papel os conhecimentos linguísticos adquiridos nas aulas de língua portuguesa sem perceberam a função social que a mesma assume nas sociedades letradas. Alem disso, evidenciamos que a professora, mesmo apresentando uma formação acadêmica recente, se prende as experiencias pessoais vivenciadas como aluna e durante os anos de contato com o ambiente profissional para organizar toda a sua pratica de trabalho com a escrita e os gêneros textuais em sala de aula a partir de metodologias que visam a escrita como sistema fechado, o texto como produto e os gêneros textuais desvinculados de suas funções sociais. Vale salientar que esse estudo nos fez refletir sobre a extrema necessidade de frequentes formações que permitam ao professor a tomada de consciência de suas acoes e alternativas metodológicas que possibilitem a utilização de metodologias de trabalho com a escrita a partir de uma relação de concordância entre as suas crenças e acoes.
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spelling Crenças sobre escrita e seus usos no processo de ensino-aprendizagem de alunos nos anos finais do ensino fundamental.Beliefs about writing and its uses in the teaching-learning process of students in the final years of elementary school.Escrita de língua maternaImportância da escritaEstudo de casoEntrevistas semiestruturadasCrenças e ensino-aprendizagem de línguasHistória da escritaLinguística aplicadaCrença sobre escritaEducação básica - escritaProcesso de ensino-aprendizagem - ensino fundamentalProcesso de ensino-aprendizagem da escritaEnsino de língua portuguesa - educação básicaMother tongue writingImportance of writingCase studySemi-structured interviewsBeliefs and language teaching and learningWriting historyApplied LinguisticsBelief about writingBasic education - writingTeaching-learning process - elementary schoolWriting teaching-learning processPortuguese language teaching - basic educationLinguísticaEsta pesquisa busca contribuir com o estudo de crenças no contexto educacional, particularmente no que se refere as implicações destas no processo de ensino-aprendizagem da escrita de língua materna. Objetivando, de maneira geral, analisar as crenças a respeito do ensino-aprendizagem e do uso da escrita demonstradas por uma professora e um grupo de alunos dos últimos anos do ensino fundamental de uma escola publica paraibana, nos baseamos nas contribuições teóricas de autores como Barcelos (1995; 2001; 2004; 2006; 2007; 2015); Pessoa e Sebba (2006); Pajares (1992) e Almeida Filho (2013) que, no âmbito da Linguística Aplicada, trabalham com os conceitos de crenças e a influencia destas no contexto de ensino-aprendizagem de línguas a partir da relação entre crenças, acoes e contextos. Alem disso, discorremos sobre a importancia da escrita na consolidação das sociedades letradas (HIGOUNET, 2003; BAZERMAN, 2008) e sobre as abordagens didáticas desta modalidade da língua no ambiente escolar (KOCH e ELIAS, 2015; ANTUNES, 2003). Pautando-nos numa abordagem qualitativo-interpretativista de pesquisa, no âmbito da Linguística Aplicada, e realizamos um estudo de caso. Para a geração de registros aplicamos questionários em uma turma de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e realizamos entrevistas semiestruturadas e sessões de discussão com a professora e um grupo de alunos pertencentes a essa mesma turma, acerca de crenças sobre escrita, suas praticas e seus usos. Com a analise realizada, constatamos que os alunos evidenciam a escola como principal agenda de letramento e a professora como unica destinatária de sua escrita, ao realizarem as atividades de trabalho com a escrita propostas no contexto escolar; incorporam as crenças sobre escrita em que a professora fundamenta o processo de ensino-aprendizagem da escrita, e concebem a mesma como um meio de expor no papel os conhecimentos linguísticos adquiridos nas aulas de língua portuguesa sem perceberam a função social que a mesma assume nas sociedades letradas. Alem disso, evidenciamos que a professora, mesmo apresentando uma formação acadêmica recente, se prende as experiencias pessoais vivenciadas como aluna e durante os anos de contato com o ambiente profissional para organizar toda a sua pratica de trabalho com a escrita e os gêneros textuais em sala de aula a partir de metodologias que visam a escrita como sistema fechado, o texto como produto e os gêneros textuais desvinculados de suas funções sociais. Vale salientar que esse estudo nos fez refletir sobre a extrema necessidade de frequentes formações que permitam ao professor a tomada de consciência de suas acoes e alternativas metodológicas que possibilitem a utilização de metodologias de trabalho com a escrita a partir de uma relação de concordância entre as suas crenças e acoes.This research contributes with the studies about beliefs in educational context, particularly in relation to the implications of these in the teaching-learning process of writing in mother language. It aims, generally, to analyze the beliefs about teaching-learning and about the use of writing demonstrated by a teacher and a group of students in the last years of elementary education, from a public school from zyPxawrvauitbsarq. poWnme lkajrieh gbfeadscebda ZinYX thWeV tUhTeSoRrQetPicOaNl McoLnKtJrIiHbuGtFioEnD oCfB A authors as Barcelos (1995; 2001; 2004; 2006; 2007; 2015), Pessoa and Sebba (2006), Pajares (1992) and Almeida Filho (2013), whom, in the range of Applied Linguistics, work with concepts of beliefs and the influence of these in the context of language teaching-learning, from the relation between beliefs, actions and contexts. Furthermore, we discuss about the importance of writing to the consolidation of literate societies (HIGOUNET, 2003; BAZERMAN, 2008) and about the didactic approaches of this language modality in the school environment (KOCH e ELIAS, 2015; ANTUNES, 2003). Based in a qualitativeinterpretative approach of research, in the range of Applied Linguistics, we realized a study case. To generate registers, we applied questionnaires in a group of students from the 6t h year of elementary education and we realized semi-structured interviews and sessions of discussions with the teacher and a group of students belonging to this same group, about beliefs, practices and usages of writing. According to the analysis, we realized that students evidence the school as the main literacy agency and the teacher as the only addressee of their writing, when they develop the writing activities proposed in the school environment. Students incorporate the beliefs about writing in which the teacher bases the teaching-learning process of writing, and they conceive it as a way to expose in the paper the linguistic knowledge acquired in the Portuguese language classes, without perceiving the social function that it assumes in literate societies. In addition, we evidence that the teacher, even presenting a recent academic education, remits to personal experiences lived as student, and during the years of contact with the professional environment, to organize her practice of work with writing and with the textual genres in classroom. The teacher's work bases on methodologies that consider the writing as a closed system, the text as a product and the textual genres separated from their social functions. We reinforce that this study promotes a reflection about the extreme necessity of frequent trainings that enable teachers to be conscious about their actions, as well as methodological alternatives and provide the use of methodologies of work with writing in a relation of agreement between their beliefs and actions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997RODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.BAZARIM, Milene.BAZARIM, M.RÉGIS, Laura Dourado Loula.RÉGIS, L. D. L.GOMES, Camila Silva.20172021-10-29T12:02:15Z2021-10-292021-10-29T12:02:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21733GOMES, Camila Silva. Crenças sobre escrita e seus usos no processo de ensino-aprendizagem de alunos nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 96f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-10-29T13:13:21Zoai:localhost:riufcg/21733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-10-29T13:13:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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Escrita de língua materna
Importância da escrita
Estudo de caso
Entrevistas semiestruturadas
Crenças e ensino-aprendizagem de línguas
História da escrita
Linguística aplicada
Crença sobre escrita
Educação básica - escrita
Processo de ensino-aprendizagem - ensino fundamental
Processo de ensino-aprendizagem da escrita
Ensino de língua portuguesa - educação básica
Mother tongue writing
Importance of writing
Case study
Semi-structured interviews
Beliefs and language teaching and learning
Writing history
Applied Linguistics
Belief about writing
Basic education - writing
Teaching-learning process - elementary school
Writing teaching-learning process
Portuguese language teaching - basic education
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