Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALCÂNTARA, Evandro Brito de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.alcantara
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741
Resumo: Este estudo trata das relações de gênero e as contribuições da prática docente para a desconstrução de diferenças e preconceitos em relação ao sexismo em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé/PB em relação às questões de gênero e sexualidade, com foco maior para a questão da diversidade sexual e de gênero. A metodologia da pesquisa é do tipo exploratória. A coleta de dados se desenvolveu através de questionários envolvendo coordenador, professores e alunos do 1º, 2º e 3ºano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), psicóloga e professor do Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI) e escola Professor José Gonçalves de Queiroz. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores participantes do questionário entendem sobre as questões de gênero e sexualidade, mas alguns deles demonstram que ainda existe uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato no contexto escolar. Embora pretenda-se que o tema seja debatido de forma interdisiciplinar, existe a necessidade de capacitação de uma visão mais atualizada e contextualizada com a realidade. Foi identificada uma outra lacuna em termos de formação escolar para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Quanto aos alunos, estes fazem considerações às questões relacionadas a sexualidade de forma natural em sua grande maioria mas, por vezes, demonstram opinião contraditória no desenrolar das respostas abertas do questionário, deixando escapar, entrelinhas, preconceitos quando opõem suas idéias quanto à homossexualidade. Os resultados também demonstraram que a discriminação com relação às relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar ainda é bastante velada no seu cotidiano.
id UFCG_f51d1cde7c7edec8f1f2258b535fe080
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5741
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.Sexual diversity, sexuality and education: reviewing the concept of gender in the school context.GêneroSexualidadeDiversidade sexualGenre  Sexuality  Sexual diversityEste estudo trata das relações de gênero e as contribuições da prática docente para a desconstrução de diferenças e preconceitos em relação ao sexismo em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé/PB em relação às questões de gênero e sexualidade, com foco maior para a questão da diversidade sexual e de gênero. A metodologia da pesquisa é do tipo exploratória. A coleta de dados se desenvolveu através de questionários envolvendo coordenador, professores e alunos do 1º, 2º e 3ºano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), psicóloga e professor do Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI) e escola Professor José Gonçalves de Queiroz. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores participantes do questionário entendem sobre as questões de gênero e sexualidade, mas alguns deles demonstram que ainda existe uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato no contexto escolar. Embora pretenda-se que o tema seja debatido de forma interdisiciplinar, existe a necessidade de capacitação de uma visão mais atualizada e contextualizada com a realidade. Foi identificada uma outra lacuna em termos de formação escolar para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Quanto aos alunos, estes fazem considerações às questões relacionadas a sexualidade de forma natural em sua grande maioria mas, por vezes, demonstram opinião contraditória no desenrolar das respostas abertas do questionário, deixando escapar, entrelinhas, preconceitos quando opõem suas idéias quanto à homossexualidade. Os resultados também demonstraram que a discriminação com relação às relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar ainda é bastante velada no seu cotidiano.This study deals with gender relations and the contributions of the teaching profession to the deconstruction of differences and prejudices about sexism in the classroom. The research aimed to analyze the conceptions of students and teachers of the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz City Sumé/PB in relation to gender and sexuality, with greater focus to the issue of diversity sexual and gender. The research methodology is the exploratory type, data collection was developed through questionnaires involving coordinator, teachers and students of the 1st, 2nd and 3rd year of high school in the form of Youth and Adult Education (EJA), a psychologist and professor of the Program Secondary Education Innovator (proEMI) and school professor José Gonçalves de Queiroz. Os survey results indicated that teachers understand the questionnaire participants on issues of gender and sexuality, but some of them show that there is still a gap between what is laid down in the National Curriculum Parameters and what actually happens in the school context. While it is intended that the issue be debated interdisiciplinar way, there is a need to train a more updated and contextualized vision to reality. Was identified another gap in schooling to deal with issues of gender, sexuality and diversity in school. As students, these considerations are issues related to sexuality naturally mostly but sometimes show contradictory opinion on the conduct of open questions in the questionnaire, leaking, lines, prejudices when their ideas as opposed to homosexuality. The results also showed that discrimination with regard to gender relations and sexuality in the school environment is still veiled in their daily.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.GALVÃO, S. K. S.http://lattes.cnpq.br/1884866393566827SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SOUZA, Rozenval de Almeida e.ALCÂNTARA, Evandro Brito de.2014-04-232019-08-13T14:13:52Z2019-08-132019-08-13T14:13:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.alcantarahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741ALCÂNTARA, Evandro Brito de. Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T18:22:10Zoai:localhost:riufcg/5741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T18:22:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
Sexual diversity, sexuality and education: reviewing the concept of gender in the school context.
title Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
spellingShingle Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
ALCÂNTARA, Evandro Brito de.
Gênero
Sexualidade
Diversidade sexual
Genre  
Sexuality  
Sexual diversity
title_short Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
title_full Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
title_fullStr Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
title_full_unstemmed Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
title_sort Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.
author ALCÂNTARA, Evandro Brito de.
author_facet ALCÂNTARA, Evandro Brito de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
GALVÃO, S. K. S.
http://lattes.cnpq.br/1884866393566827
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SOUZA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALCÂNTARA, Evandro Brito de.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Sexualidade
Diversidade sexual
Genre  
Sexuality  
Sexual diversity
topic Gênero
Sexualidade
Diversidade sexual
Genre  
Sexuality  
Sexual diversity
description Este estudo trata das relações de gênero e as contribuições da prática docente para a desconstrução de diferenças e preconceitos em relação ao sexismo em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé/PB em relação às questões de gênero e sexualidade, com foco maior para a questão da diversidade sexual e de gênero. A metodologia da pesquisa é do tipo exploratória. A coleta de dados se desenvolveu através de questionários envolvendo coordenador, professores e alunos do 1º, 2º e 3ºano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), psicóloga e professor do Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI) e escola Professor José Gonçalves de Queiroz. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores participantes do questionário entendem sobre as questões de gênero e sexualidade, mas alguns deles demonstram que ainda existe uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato no contexto escolar. Embora pretenda-se que o tema seja debatido de forma interdisiciplinar, existe a necessidade de capacitação de uma visão mais atualizada e contextualizada com a realidade. Foi identificada uma outra lacuna em termos de formação escolar para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Quanto aos alunos, estes fazem considerações às questões relacionadas a sexualidade de forma natural em sua grande maioria mas, por vezes, demonstram opinião contraditória no desenrolar das respostas abertas do questionário, deixando escapar, entrelinhas, preconceitos quando opõem suas idéias quanto à homossexualidade. Os resultados também demonstraram que a discriminação com relação às relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar ainda é bastante velada no seu cotidiano.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-23
2019-08-13T14:13:52Z
2019-08-13
2019-08-13T14:13:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.alcantara
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741
ALCÂNTARA, Evandro Brito de. Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.alcantara
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741
identifier_str_mv ALCÂNTARA, Evandro Brito de. Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386233204736