Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Orielma de Souza.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4460
Resumo: Neste estudo buscou-se compreender como está sendo organizada a prática docente na construção da aprendizagem infantil, além dos saberes dos professores na Educação Infantil e o entendimento do professor sobre a educação a partir das primeiras etapas da vida. O interesse em estudar a temática surgiu da intenção de compreender melhor a relação entre os saberes e as práticas pedagógicas na Educação Infantil, com o intuito de refletir sobre o papel da teoria na prática do professor. O lócus de investigação foi uma Creche Pré-Escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram revisados os conceitos teóricos, a legislação e as ideias relativas à temática abordada, bem como de uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, buscando responder aos objetivos propostos.Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário constituído de questões abertas, aplicado a cinco professoras sujeitos do estudo, pertencentes ao quadro da Secretaria de Educação desse Município, que se propuseram a colaborar com a realização da pesquisa. Em relação aos resultados obtidos, constatou-se que a Educação infantil merece um olhar diferenciado, visto que a criança hoje deve ter todas as suas dimensões respeitadas, o que exige do professor uma postura consciente na atuação, considerando os fundamentos que norteiam suas ações e a concepção de criança enquanto cidadão de direitos, o que requer politicas de atendimento eficazes, mas também professore qualificados e comprometidos com a aprendizagem nesta etapa da Educação Básica.
id UFCG_f5283537d6f018325d8a867f03cee6a9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4460
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.Teaching skills and practices for children's education.Educação infantilPrática docenteAprendizagem infantilProfessor de educação infantilchild educationTeaching practiceChild learningKindergarten teacherEducação.Neste estudo buscou-se compreender como está sendo organizada a prática docente na construção da aprendizagem infantil, além dos saberes dos professores na Educação Infantil e o entendimento do professor sobre a educação a partir das primeiras etapas da vida. O interesse em estudar a temática surgiu da intenção de compreender melhor a relação entre os saberes e as práticas pedagógicas na Educação Infantil, com o intuito de refletir sobre o papel da teoria na prática do professor. O lócus de investigação foi uma Creche Pré-Escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram revisados os conceitos teóricos, a legislação e as ideias relativas à temática abordada, bem como de uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, buscando responder aos objetivos propostos.Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário constituído de questões abertas, aplicado a cinco professoras sujeitos do estudo, pertencentes ao quadro da Secretaria de Educação desse Município, que se propuseram a colaborar com a realização da pesquisa. Em relação aos resultados obtidos, constatou-se que a Educação infantil merece um olhar diferenciado, visto que a criança hoje deve ter todas as suas dimensões respeitadas, o que exige do professor uma postura consciente na atuação, considerando os fundamentos que norteiam suas ações e a concepção de criança enquanto cidadão de direitos, o que requer politicas de atendimento eficazes, mas também professore qualificados e comprometidos com a aprendizagem nesta etapa da Educação Básica.This study aimed to understand how the teaching practice is being organized in the construction of children's learning, in addition to the knowledge of teachers in Childhood Education and the teacher's understanding of education from the earliest stages of life. The interest in studying the theme arose from the intention to better understand the relationship between knowledge and pedagogical practices in Early Childhood Education, in order to reflect on the role of theory in teacher practice. The research site was the Creche Pré-Escola (Primary School), located in the city of Cajazeiras-PB. The study was developed from a bibliographical research, in which the theoretical concepts, the legislation and the ideas related to the subject matter were reviewed, as well as a field research in a qualitative approach, seeking to respond to the proposed objectives. As a data collection instrument, a questionnaire composed of open questions was used, applied to five female teachers, subjects of the study, who belonged to the Education Board Office of this municipality, who proposed to collaborate with the research. In relation to the results obtained, it was verified that the education of children deserves a different look, since the child of today must have all its dimensions respected, which requires from the teacher a conscious attitude in the action, considering the fundamentals that guide their actions and the conception of a child as a citizen of rights, which requires effective policies of care, but also qualified teachers committed to learning at this stage of Basic Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510PEREIRA, Zildene Francisca.LIRA, Rejane Maria de Araújo.ALBUQUERQUE, Orielma de Souza.2017-04-252019-06-19T20:05:14Z2019-06-192019-06-19T20:05:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4460ALBUQUERQUE, Orielma de Souza. Saberes e práticas docentes para atuação infantil. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T11:14:49Zoai:localhost:riufcg/4460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T11:14:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
Teaching skills and practices for children's education.
title Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
spellingShingle Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
ALBUQUERQUE, Orielma de Souza.
Educação infantil
Prática docente
Aprendizagem infantil
Professor de educação infantil
child education
Teaching practice
Child learning
Kindergarten teacher
Educação.
title_short Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
title_full Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
title_fullStr Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
title_full_unstemmed Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
title_sort Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
author ALBUQUERQUE, Orielma de Souza.
author_facet ALBUQUERQUE, Orielma de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
PEREIRA, Zildene Francisca.
LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Orielma de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática docente
Aprendizagem infantil
Professor de educação infantil
child education
Teaching practice
Child learning
Kindergarten teacher
Educação.
topic Educação infantil
Prática docente
Aprendizagem infantil
Professor de educação infantil
child education
Teaching practice
Child learning
Kindergarten teacher
Educação.
description Neste estudo buscou-se compreender como está sendo organizada a prática docente na construção da aprendizagem infantil, além dos saberes dos professores na Educação Infantil e o entendimento do professor sobre a educação a partir das primeiras etapas da vida. O interesse em estudar a temática surgiu da intenção de compreender melhor a relação entre os saberes e as práticas pedagógicas na Educação Infantil, com o intuito de refletir sobre o papel da teoria na prática do professor. O lócus de investigação foi uma Creche Pré-Escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram revisados os conceitos teóricos, a legislação e as ideias relativas à temática abordada, bem como de uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, buscando responder aos objetivos propostos.Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário constituído de questões abertas, aplicado a cinco professoras sujeitos do estudo, pertencentes ao quadro da Secretaria de Educação desse Município, que se propuseram a colaborar com a realização da pesquisa. Em relação aos resultados obtidos, constatou-se que a Educação infantil merece um olhar diferenciado, visto que a criança hoje deve ter todas as suas dimensões respeitadas, o que exige do professor uma postura consciente na atuação, considerando os fundamentos que norteiam suas ações e a concepção de criança enquanto cidadão de direitos, o que requer politicas de atendimento eficazes, mas também professore qualificados e comprometidos com a aprendizagem nesta etapa da Educação Básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25
2019-06-19T20:05:14Z
2019-06-19
2019-06-19T20:05:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4460
ALBUQUERQUE, Orielma de Souza. Saberes e práticas docentes para atuação infantil. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4460
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Orielma de Souza. Saberes e práticas docentes para atuação infantil. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377558335488