PIBID: Política de Formação Docente contribuindo na permanência dos alunos bolsistas do subprojeto de sociologia do CDSA/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Eline Brito de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.farias2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6157
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID na formação dos discentes de Licenciatura em Ciências Sociais, considerando que este programa visa o enriquecimento intelectual e teórico-prático dos mesmos, buscando apresentar de que forma a política de formação de professores se configurou num cenário brasileiro. É fato que o Ministério da Educação, vem adotando uma série de políticas, na busca por qualificar professores do ensino básico. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem sido uma grande aposta para a formação de professores mais capacitados, iniciando o bolsista do Curso de Licenciatura, no seu futuro campo de atuação, a escola. Além do objetivo acima citado também analisaremos os impactos de tal programa enquanto uma política pública de permanência dos licenciados no Ensino Superior. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas com os alunos bolsistas do Subprojeto Sociologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido CDSA/UFCG. Os resultados desta coleta de dados evidenciaram que o PIBID permite aos licenciados do curso de Ciências Sociais terem um maior contato com o contexto escolar, a participarem de eventos científicos e intercâmbios, possibilitando-lhes uma melhor qualificação docente. Além disso, tal programa propicia ao estudante uma bolsa que lhe permite custear suas despesas materiais e, a se dedicar as atividades da universidade, de forma mais plena. Com efeito, os relatos colhidos apontam que sem esse auxilio financeiro, muitos iriam exercer uma atividade remunerada e, consequentemente, se distanciariam do espaço acadêmico. Assim, o PIBID, tem se relevado como uma política exitosa na formação docente.
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O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem sido uma grande aposta para a formação de professores mais capacitados, iniciando o bolsista do Curso de Licenciatura, no seu futuro campo de atuação, a escola. Além do objetivo acima citado também analisaremos os impactos de tal programa enquanto uma política pública de permanência dos licenciados no Ensino Superior. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas com os alunos bolsistas do Subprojeto Sociologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido CDSA/UFCG. Os resultados desta coleta de dados evidenciaram que o PIBID permite aos licenciados do curso de Ciências Sociais terem um maior contato com o contexto escolar, a participarem de eventos científicos e intercâmbios, possibilitando-lhes uma melhor qualificação docente. Além disso, tal programa propicia ao estudante uma bolsa que lhe permite custear suas despesas materiais e, a se dedicar as atividades da universidade, de forma mais plena. Com efeito, os relatos colhidos apontam que sem esse auxilio financeiro, muitos iriam exercer uma atividade remunerada e, consequentemente, se distanciariam do espaço acadêmico. Assim, o PIBID, tem se relevado como uma política exitosa na formação docente.This paper aims to present the relevance of the Scholarship Program Initiation to Teaching-PIBID when graduating students of Degree in Social Sciences, considering that this program aims to enrich intellectual and theoretical and practical them. The study aims to present how the policy of teacher education is set in a Brazilian context. It is a fact that the Ministry of Education has adopted a series of policies, the search for qualified primary school teachers. The Institutional Program Initiation Scholarship to Teaching (PIBID), has been a great bet to train more teachers and better teachers, fellow starting the degree course in your future field of work, school. The monograph aims also to analyze the impacts of the Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID) while a policy of permanence of undergraduates in Higher Education. For data collection, interviews were made with the scholarship students Subproject Sociology Center for Sustainable Development of Semi-Arid CDSA / UFCG. The results show that the PIBID allows licensed Social Sciences course to have contact with the school environment, participate in scientific meetings and exchanges, enabling them to better teaching qualification. In addition, this program provides the student with a scholarship that allowed the same materials and defray his expenses to dedicate the activities of the university, more fully. Indeed, the accounts collected indicate that without this financial help, many would exercise a gainful activity and, consequently, if distanciariam the academic space. Thus PIBID, has been relieved as a successful policy in teacher education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGBARBOSA, Vilma Soares de Lima.BARBOSA, V. S. L.http://lattes.cnpq.br/4226302751696391SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.TAVARES, Adeilson da Silva.FARIAS, Eline Brito de.20132019-08-23T17:40:20Z2019-08-232019-08-23T17:40:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.farias2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6157FARIAS, Eline Brito de. PIBID: Política de Formação Docente contribuindo na permanência dos alunos bolsistas no subprojeto de sociologia do CDSA/UFCG. 2013. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. 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