Política de permanência e fomento à formação docente: o Pibid nos cursos de licenciaturas na UFRN
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27654 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar como configura-se a política de permanência e de formação de professores adotadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como referência o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid nos cursos de licenciatura da UFRN. Para sua realização, foram utilizadas como procedimentos técnicos a análise documental, revisão bibliográfica, análise de série histórica e tabulação de dados quantitativos. A análise documental proporcionou conhecimentos acerca das diretrizes nacionais e internacionais para o ensino superior brasileiro, com foco nas políticas de formação docente e de permanência; a revisão bibliográfica permitiu o aprofundamento dos conhecimentos referentes à temática; a análise de série histórica permitiu o reconhecimento da realidade em suas diferentes particularidades, nos permitindo verificar a implementação e a abrangência do Pibid na universidade, os reflexos do Programa para a formação docente e as produções realizadas pelos licenciandos dos subprojetos. Os estudos indicam que, diante da demanda de uma melhor qualificação exercida nos cursos de ensino superior, o Brasil precisou se adaptar a essa necessidade integrando um maior número de indivíduos a esse nível de ensino, garantindo o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos de graduação, sobretudo nos cursos de licenciatura. Isso porque o público ingressante nesses cursos são em sua maioria alunos oriundos da classe social menos favorecida. Ademais, a formação de professores no país é marcada por dificuldades referentes à valorização e incentivo à carreira, demandando políticas de permanência para a formação docente. Dessa forma, o Pibid tem se configurado como um importante programa de permanência de valorização e incentivo ao magistério, por fomentar a iniciação à docência aos alunos dos cursos de licenciatura, viabilizando a inserção do graduando no cotidiano escolar, visando, contribuir com sua formação e com a qualidade da educação básica pública brasileira. Quanto à realidade da UFRN, podemos inferir que o Programa contribuiu com a permanência dos estudantes não somente por meio de bolsas remuneradas, como também pelo incentivo à carreira do magistério por meio da reafirmação docente. Por meio dos resultados da pesquisa realizada pelo Programa no ano de 2016 acerca da atuação em suas áreas de formação, inferimos que o Pibid cumpriu com o seu objetivo de estimular a carreira docente através da valorização da profissão, ao fomentar a iniciação à docência na formação docente inicial. |
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Tavares, Ana Paula de AraújoTavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoMelo, Elda Silva do NascimentoFrança, MagnaFerreira, Maria Aparecida dos SantosBarbalho, Maria Goretti Cabral2019-09-05T22:29:15Z2019-09-05T22:29:15Z2019-02-25TAVARES, Ana Paula de Araújo. Política de permanência e fomento à formação docente: o Pibid nos cursos de licenciaturas na UFRN. 2019. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27654O presente trabalho tem por objetivo analisar como configura-se a política de permanência e de formação de professores adotadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como referência o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid nos cursos de licenciatura da UFRN. Para sua realização, foram utilizadas como procedimentos técnicos a análise documental, revisão bibliográfica, análise de série histórica e tabulação de dados quantitativos. A análise documental proporcionou conhecimentos acerca das diretrizes nacionais e internacionais para o ensino superior brasileiro, com foco nas políticas de formação docente e de permanência; a revisão bibliográfica permitiu o aprofundamento dos conhecimentos referentes à temática; a análise de série histórica permitiu o reconhecimento da realidade em suas diferentes particularidades, nos permitindo verificar a implementação e a abrangência do Pibid na universidade, os reflexos do Programa para a formação docente e as produções realizadas pelos licenciandos dos subprojetos. Os estudos indicam que, diante da demanda de uma melhor qualificação exercida nos cursos de ensino superior, o Brasil precisou se adaptar a essa necessidade integrando um maior número de indivíduos a esse nível de ensino, garantindo o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos de graduação, sobretudo nos cursos de licenciatura. Isso porque o público ingressante nesses cursos são em sua maioria alunos oriundos da classe social menos favorecida. Ademais, a formação de professores no país é marcada por dificuldades referentes à valorização e incentivo à carreira, demandando políticas de permanência para a formação docente. Dessa forma, o Pibid tem se configurado como um importante programa de permanência de valorização e incentivo ao magistério, por fomentar a iniciação à docência aos alunos dos cursos de licenciatura, viabilizando a inserção do graduando no cotidiano escolar, visando, contribuir com sua formação e com a qualidade da educação básica pública brasileira. Quanto à realidade da UFRN, podemos inferir que o Programa contribuiu com a permanência dos estudantes não somente por meio de bolsas remuneradas, como também pelo incentivo à carreira do magistério por meio da reafirmação docente. Por meio dos resultados da pesquisa realizada pelo Programa no ano de 2016 acerca da atuação em suas áreas de formação, inferimos que o Pibid cumpriu com o seu objetivo de estimular a carreira docente através da valorização da profissão, ao fomentar a iniciação à docência na formação docente inicial.The objective of this study is to analyze how the policy of permanence and teacher training adopted by the Federal University of Rio Grande do Norte is based on the Institutional Program of Scholarship Initiation to Teaching - Pibid in undergraduate courses at UFRN . For its accomplishment, were used as technical procedures the documentary analysis, bibliographical revision, analysis of historical series and tabulation of quantitative data. The documentary analysis provided knowledge about the national and international guidelines for Brazilian higher education, focusing on policies of teacher training and permanence; the bibliographic review allowed the deepening of the knowledge related to the thematic; the analysis of a historical series allowed the recognition of the reality in its different peculiarities, allowing us to verify the implementation and the scope of the Pibid in the university, the reflexes of the Program for the teacher formation and the productions realized by the graduates of the subprojects. The studies indicate that, in view of the demand for a better qualification in higher education courses, Brazil has had to adapt to this need by integrating a greater number of individuals at this level of education, guaranteeing students' access to and stay in undergraduate courses, especially in licentiate degree. This is because the public entering these courses are mostly students from the less advantaged social class. In addition, the training of teachers in the country is marked by difficulties related to the valorisation and encouragement of the career, demanding permanent policies for teacher education. In this way, Pibid has been configured as an important program of permanence of valorization and incentive to the teaching profession, for fomenting the initiation to teaching to the students of the licenciatura courses, making possible the insertion of the graduating one in the school routine, aiming to contribute with its formation and with the quality of Brazilian public basic education. As for the reality of UFRN, we can infer that the Program contributed to the permanence of students not only through paid scholarships, but also through the encouragement of the teaching profession through teacher reaffirmation. Through the results of the research carried out by the Program in 2016 about the performance in its training areas, we infer that Pibid fulfilled its objective of stimulating the teaching career through the valorisation of the profession, by fomenting the initiation of teaching in formation initial teacher.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docentePermanênciaPibidPolítica de permanência e fomento à formação docente: o Pibid nos cursos de licenciaturas na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPolíticapermanênciafomento_Tavares_2019.pdf.txtPolíticapermanênciafomento_Tavares_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain272665https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27654/2/Pol%c3%adticaperman%c3%aanciafomento_Tavares_2019.pdf.txt9be1a37ccf00d0ce700a8911567288f6MD52THUMBNAILPolíticapermanênciafomento_Tavares_2019.pdf.jpgPolíticapermanênciafomento_Tavares_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27654/3/Pol%c3%adticaperman%c3%aanciafomento_Tavares_2019.pdf.jpgdb239f7ea1a9f265ba744cc082cc13a0MD53ORIGINALPolíticapermanênciafomento_Tavares_2019.pdfapplication/pdf1456372https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27654/1/Pol%c3%adticaperman%c3%aanciafomento_Tavares_2019.pdf608ee1810ccae9a1fdc651bd050a285eMD51123456789/276542019-09-08 02:15:43.672oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27654Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-08T05:15:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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