O diálogo como princípio formativo na Licenciatura em Educação do Campo da UFRB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas., MENDES, Maricleide Pereira de Lima.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35537
Resumo: Este texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no primeiro semestre de 2020, vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED) que objetivou refletir sobre o tempo comunidade como percurso formativo de licenciandos da Educação do Campo do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Como desdobramento da pesquisa foi produzido um capítulo de livro que será publicado posteriormente sobre as experiências da LEdoC da UFRB. Neste estudo buscamos respostas ao questionamento: Como o diálogo entre estudantes, formadores e líder do movimento sindical se constitui nas atividades do tempo comunidade desenvolvidas no município de Iraquara-BA? Partimos do pressuposto de que o diálogo na LEdoC se constitui enquanto princípio formativo, visto que é fundamental para constituir a tríade: campo, educação e políticas públicas. (CALDART, 2009). Optamos pela pesquisa qualitativa, sustentada na pesquisa interpretativa, que permite ao pesquisador identificar temas e categorias analíticas, fazer interpretações e tirar conclusões, considerando suas descobertas teóricas e suas percepções acerca de um momento sociopolítico e histórico específico (CRESWELL, 2014). Como instrumento de produção de dados, utilizamos um questionário online com questões abertas. Participaram do estudo uma líder do movimento sindical e nove estudantes do terceiro ao oitavo semestre da LEdoC de diferentes comunidades do município de Iraquara, território da Capada Diamantina/BA. Para a análise dos dados seguimos o rigor científico e as questões éticas da pesquisa. As respostas dos participantes foram analisadas com base em duas categorias: diálogo entre formadores e estudantes; diálogo entre formadores e líder do movimento sindical. Para tanto, trazemos inicialmente uma breve discussão sobre o diálogo na Educação Popular e na Licenciatura em Educação do Campo, na perspectiva da Pedagogia da Alternância. Após, apresentamos os resultados da pesquisa e as nossas conclusões.
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In: XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020, Salvador - BA. XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Salvador: UFBA, 2020. 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