Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EGITO, Guilherme Arruda do.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620
Resumo: O livro didático de português é o principal instrumento de ensino-aprendizagem do sistema escolar brasileiro. Esse instrumento apresenta em suas propostas de ensino diversas situações de produção de textos escritos e orais, envolvendo diferentes recursos tecnológicos, com a finalidade de que o aluno seja capaz de produzí-los e de entender adequadamente as intenções de quem os produz. Com o propósito de analisar essas propostas, esta monografia teve como objetivos principais (1) discriminar as atividades de produção textual em função de seus objetivos e (2) identificar os recursos tecnológicos necessários à realização das atividades. Para isso, os dados foram coletados em três coleções de livros didáticos dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos (PNLD-2014): língua portuguesa e utilizadas em escolas públicas da educação básica da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Tendo em vista contribuir para os estudos sobre formação de professor e ensino de língua portuguesa na educação básica, essa pesquisa se baseia nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) de natureza documental (LE GOFF, 1990). Para realizar esta investigação, nos embasamos em contribuições teóricas sobre ensino de língua (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; entre outros), formação docente (FREIRE e LEFFA, 2013; LUCKESI, 2011; ZABALA, 1998; entre outros) e recursos tecnológicos (KENSKI, 2012) em conformidade com as políticas nacionais de educação. Como resultados, foi possível verificar que os recursos tecnológicos são utilizados ora como acessórios, ora como indispensáveis na realização das atividades de produção textual. Além disso, ainda verificamos que essas atividades são apresentadas ao aluno com o objetivo de produzir textos escritos e orais a partir da discussão propiciada pela temática ou gênero textual que foi apresentado nos capítulos dos LDP utilizando na produção desses textos diversos recursos tecnológicos, como o gravador, a filmadora, o computador, entre outros. Ao sugerir a possibilidade de que esses recursos sejam utilizados, as atividades se direcionam para o paradigma da complexidade, pois exigem do aluno a mobilização de conhecimentos que não apenas linguísticos para a realização de suas propostas.
id UFCG_faa70b35fa027404a4e4e69b1c8ee9a3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28620
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.Technological resources in textual production activities in Portuguese textbooks.Livro didático de língua portuguesaAnálise de livro didático - portuguêsRecursos tecnológicosProdução textual - ensinoAtividades de produção textualEnsino de língua portuguesaPortuguese language textbookTextbook analysis - PortugueseTechnological resourcesTextual production - teachingText production activitiesPortuguese language teachingLinguísticaO livro didático de português é o principal instrumento de ensino-aprendizagem do sistema escolar brasileiro. Esse instrumento apresenta em suas propostas de ensino diversas situações de produção de textos escritos e orais, envolvendo diferentes recursos tecnológicos, com a finalidade de que o aluno seja capaz de produzí-los e de entender adequadamente as intenções de quem os produz. Com o propósito de analisar essas propostas, esta monografia teve como objetivos principais (1) discriminar as atividades de produção textual em função de seus objetivos e (2) identificar os recursos tecnológicos necessários à realização das atividades. Para isso, os dados foram coletados em três coleções de livros didáticos dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos (PNLD-2014): língua portuguesa e utilizadas em escolas públicas da educação básica da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Tendo em vista contribuir para os estudos sobre formação de professor e ensino de língua portuguesa na educação básica, essa pesquisa se baseia nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) de natureza documental (LE GOFF, 1990). Para realizar esta investigação, nos embasamos em contribuições teóricas sobre ensino de língua (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; entre outros), formação docente (FREIRE e LEFFA, 2013; LUCKESI, 2011; ZABALA, 1998; entre outros) e recursos tecnológicos (KENSKI, 2012) em conformidade com as políticas nacionais de educação. Como resultados, foi possível verificar que os recursos tecnológicos são utilizados ora como acessórios, ora como indispensáveis na realização das atividades de produção textual. Além disso, ainda verificamos que essas atividades são apresentadas ao aluno com o objetivo de produzir textos escritos e orais a partir da discussão propiciada pela temática ou gênero textual que foi apresentado nos capítulos dos LDP utilizando na produção desses textos diversos recursos tecnológicos, como o gravador, a filmadora, o computador, entre outros. Ao sugerir a possibilidade de que esses recursos sejam utilizados, as atividades se direcionam para o paradigma da complexidade, pois exigem do aluno a mobilização de conhecimentos que não apenas linguísticos para a realização de suas propostas.The Portuguese textbook is the most important teaching-learning tool of the Brazilian school system. This teaching-learning instrument proposes different situations of oral and written production texts, involving many technological resources, in order to make the student able to produce the texts properly understanding the intentions of those who first produce them. Aiming to examine these proposals, this monograph has as main objectives (1) discriminate textual production activities according to their goals and (2) identify the technological resources necessary to carry out these activities. In order to do that, data was collected from three colections of textbooks in the third and fourth grade of middle school recommended by the Guia de Livros Didáticos (PNLD-2014): língua portuguesa and applied in public schools of basic education in the city of Campina Grande, Paraiba. Taking into account the contribution to teacher training and Portuguese language teaching in Basic Education, this research is based on the methodological assumptions of qualitative research in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2013) of documentary nature (LE GOFF, 1990). To perform this investigation, we used theoretical contributions on language teaching (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY and DOLZ, 2004; among others), teacher training (FREIRE and LEFFA, 2013; LUCKESI 2011, ZABALA, 1998; among others) and technological resources (KENSKI, 2012) in accordance with national education policies. As a result, it was possible to verify that technological resources were used either as support or as a mediator equipment in the performance of text production activities. Futhermore, we found that these activities are presented to the student in order to produce written and oral texts based on the discussion fostered by the theme or genre presented in the chapters of the Portuguese language Textbook using in the production of these actitvities various technological resources such as recorders, cameras, computers, among others. By suggesting the possibility that these resources are used, the activities are directed to the paradigm of complexity, they require the student mobilization of general knowledge not only linguistic knowledge to the performance of the proposals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358ARAÚJO , Denise Lino de.ARAÚJO , D. L.SILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.EGITO, Guilherme Arruda do.20162023-01-04T19:15:34Z2023-01-042023-01-04T19:15:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620EGITO, Guilherme Arruda do. Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-09T17:10:36Zoai:localhost:riufcg/28620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-09T17:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
Technological resources in textual production activities in Portuguese textbooks.
title Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
spellingShingle Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
EGITO, Guilherme Arruda do.
Livro didático de língua portuguesa
Análise de livro didático - português
Recursos tecnológicos
Produção textual - ensino
Atividades de produção textual
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Textbook analysis - Portuguese
Technological resources
Textual production - teaching
Text production activities
Portuguese language teaching
Linguística
title_short Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
title_full Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
title_fullStr Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
title_full_unstemmed Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
title_sort Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.
author EGITO, Guilherme Arruda do.
author_facet EGITO, Guilherme Arruda do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL, Edmilson Luiz.
RAFAEL, E. L.
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358
ARAÚJO , Denise Lino de.
ARAÚJO , D. L.
SILVA, Williany Miranda da.
SILVA, W. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv EGITO, Guilherme Arruda do.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de língua portuguesa
Análise de livro didático - português
Recursos tecnológicos
Produção textual - ensino
Atividades de produção textual
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Textbook analysis - Portuguese
Technological resources
Textual production - teaching
Text production activities
Portuguese language teaching
Linguística
topic Livro didático de língua portuguesa
Análise de livro didático - português
Recursos tecnológicos
Produção textual - ensino
Atividades de produção textual
Ensino de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Textbook analysis - Portuguese
Technological resources
Textual production - teaching
Text production activities
Portuguese language teaching
Linguística
description O livro didático de português é o principal instrumento de ensino-aprendizagem do sistema escolar brasileiro. Esse instrumento apresenta em suas propostas de ensino diversas situações de produção de textos escritos e orais, envolvendo diferentes recursos tecnológicos, com a finalidade de que o aluno seja capaz de produzí-los e de entender adequadamente as intenções de quem os produz. Com o propósito de analisar essas propostas, esta monografia teve como objetivos principais (1) discriminar as atividades de produção textual em função de seus objetivos e (2) identificar os recursos tecnológicos necessários à realização das atividades. Para isso, os dados foram coletados em três coleções de livros didáticos dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos (PNLD-2014): língua portuguesa e utilizadas em escolas públicas da educação básica da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Tendo em vista contribuir para os estudos sobre formação de professor e ensino de língua portuguesa na educação básica, essa pesquisa se baseia nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) de natureza documental (LE GOFF, 1990). Para realizar esta investigação, nos embasamos em contribuições teóricas sobre ensino de língua (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; entre outros), formação docente (FREIRE e LEFFA, 2013; LUCKESI, 2011; ZABALA, 1998; entre outros) e recursos tecnológicos (KENSKI, 2012) em conformidade com as políticas nacionais de educação. Como resultados, foi possível verificar que os recursos tecnológicos são utilizados ora como acessórios, ora como indispensáveis na realização das atividades de produção textual. Além disso, ainda verificamos que essas atividades são apresentadas ao aluno com o objetivo de produzir textos escritos e orais a partir da discussão propiciada pela temática ou gênero textual que foi apresentado nos capítulos dos LDP utilizando na produção desses textos diversos recursos tecnológicos, como o gravador, a filmadora, o computador, entre outros. Ao sugerir a possibilidade de que esses recursos sejam utilizados, as atividades se direcionam para o paradigma da complexidade, pois exigem do aluno a mobilização de conhecimentos que não apenas linguísticos para a realização de suas propostas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-01-04T19:15:34Z
2023-01-04
2023-01-04T19:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620
EGITO, Guilherme Arruda do. Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620
identifier_str_mv EGITO, Guilherme Arruda do. Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566680551424