Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Jusiele Naiara Souza.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661
Resumo: O marketing político é de grande importância no mandato de um político, sendo um elemento chave na construção de uma boa imagem, dispondo de um conjunto de técnicas e estratégias para divulgar e promover ideias e ações. Diante disso, definiu-se como problema central dessa pesquisa a seguinte questão: Quais as ações, estratégias e instrumentos do marketing político foram utilizados pelos vereadores do município de Serra Branca-PB na eleição de 2020 e em seu mandato até julho de 2022 e suas implicações na sua imagem política? O objetivo geral do estudo consistiu em analisar os métodos do marketing político utilizados pelos vereadores de Serra Branca- PB nas eleições de 2020 e as percepções dos vereadores em período posterior às eleições. Os objetivos específicos são: Explorar conceitos e definições do marketing político e eleitoral; identificar as ações, estratégias e instrumentos de marketing político utilizados pelos vereadores nas eleições de 2020 e em seu mandato; descrever as ações que obtém êxito no marketing político dos vereadores em estudo. A respeito dos procedimentos metodológicos pode-se concluir que é uma pesquisa científica descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, possuindo levantamento bibliográfico por meio de livros e artigos científicos. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário com os 09 (nove) vereadores. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentaram que nenhum vereador possui uma equipe de planejamento. Ainda assim, os vereadores utilizam métodos do marketing político em seu mandato e a maioria acredita na contribuição que esses métodos podem proporcionar.
id UFCG_faf36f4d17396e4e2a1e5092c32c2398
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27661
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling SILVA, Luiz Antônio Coelho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670SILVA, Allan Gustavo Freire da.SILVA, A. G. F.http://lattes.cnpq.br/0886300382020774PAULINO, Bárbara Barros.PAULINO, B. B.http://lattes.cnpq.br/0165456212667139BARBOSA, J. N. S.BARBOSA, Jusiele Naiara Souza.https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca – PB desde as eleições de 2020. 2022. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661O marketing político é de grande importância no mandato de um político, sendo um elemento chave na construção de uma boa imagem, dispondo de um conjunto de técnicas e estratégias para divulgar e promover ideias e ações. Diante disso, definiu-se como problema central dessa pesquisa a seguinte questão: Quais as ações, estratégias e instrumentos do marketing político foram utilizados pelos vereadores do município de Serra Branca-PB na eleição de 2020 e em seu mandato até julho de 2022 e suas implicações na sua imagem política? O objetivo geral do estudo consistiu em analisar os métodos do marketing político utilizados pelos vereadores de Serra Branca- PB nas eleições de 2020 e as percepções dos vereadores em período posterior às eleições. Os objetivos específicos são: Explorar conceitos e definições do marketing político e eleitoral; identificar as ações, estratégias e instrumentos de marketing político utilizados pelos vereadores nas eleições de 2020 e em seu mandato; descrever as ações que obtém êxito no marketing político dos vereadores em estudo. A respeito dos procedimentos metodológicos pode-se concluir que é uma pesquisa científica descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, possuindo levantamento bibliográfico por meio de livros e artigos científicos. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário com os 09 (nove) vereadores. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentaram que nenhum vereador possui uma equipe de planejamento. Ainda assim, os vereadores utilizam métodos do marketing político em seu mandato e a maioria acredita na contribuição que esses métodos podem proporcionar.Political marketing is of great importance in the mandate of a politician, being a key element in building a good image, having a set of techniques and strategies to disseminate and promote ideas and actions. In view of this, the following question was defined as the central problem of this research: What actions, strategies and instruments of political marketing were used by the councilors of the municipality of Serra Branca-PB in the 2020 election and in their term until July 2022 and their implications for your political image? The general objective of the study was to analyze the methods of political marketing used by councilors of Serra Branca-PB in the 2020 elections and the perceptions of councilors in the period after the elections. The specific objectives are: Explore concepts and definitions of political and electoral marketing; identify the political marketing actions, strategies and instruments used by councilors in the 2020 elections and in their term of office; to describe the actions that are successful in the political marketing of the councilors under study. Regarding the methodological procedures, it can be concluded that it is a descriptive scientific research of a qualitative nature, being carried out a case study, having a bibliographic survey through books and scientific articles. The method used for data collection was the application of a questionnaire with the 09 (nine) councilors. Thus, the survey results showed that no councilor has a planning team. Even so, councilors use political marketing methods in their mandate and most believe in the contribution that these methods can provide.Submitted by Élida Maeli Fernandes Quirino (maely_sax@hotmail.com) on 2022-10-17T19:53:30Z No. of bitstreams: 1 JUSIELE NAIARA SOUZA BARBOSA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2022.pdf: 931732 bytes, checksum: 113aaf5adccc13e2f7f79816d6d4bd14 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-17T19:53:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JUSIELE NAIARA SOUZA BARBOSA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2022.pdf: 931732 bytes, checksum: 113aaf5adccc13e2f7f79816d6d4bd14 (MD5) Previous issue date: 2022-09-05Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAGestão PúblicaMarketing políticoPolitical marketingSerra Branca – PB - VereadoresSerra Branca - PB - CouncilorsMarketing eleitoralElectoral marketingPlanejamento estratégico – campanha eleitoralStrategic planning - electoral campaignMídias sociais e marketing eleitoralSocial media and electoral marketingEstudo de casoCase studyAções e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.Political marketing actions and strategies carried out by councilors of the municipality of Serra Branca - PB since the 2020 elections.2022-09-052022-10-17T19:53:30Z2022-10-172022-10-17T19:53:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27661/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJUSIELE NAIARA SOUZA BARBOSA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2022.pdfJUSIELE NAIARA SOUZA BARBOSA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2022.pdfapplication/pdf931732http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27661/1/JUSIELE+NAIARA+SOUZA+BARBOSA+-+TCC+GEST%C3%83O+P%C3%9ABLICA+CDSA+2022.pdf113aaf5adccc13e2f7f79816d6d4bd14MD51riufcg/276612023-04-20 18:22:25.841oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:32:19.561531Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Political marketing actions and strategies carried out by councilors of the municipality of Serra Branca - PB since the 2020 elections.
title Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
spellingShingle Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
BARBOSA, Jusiele Naiara Souza.
Gestão Pública
Marketing político
Political marketing
Serra Branca – PB - Vereadores
Serra Branca - PB - Councilors
Marketing eleitoral
Electoral marketing
Planejamento estratégico – campanha eleitoral
Strategic planning - electoral campaign
Mídias sociais e marketing eleitoral
Social media and electoral marketing
Estudo de caso
Case study
title_short Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
title_full Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
title_fullStr Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
title_full_unstemmed Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
title_sort Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
author BARBOSA, Jusiele Naiara Souza.
author_facet BARBOSA, Jusiele Naiara Souza.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv SILVA, L. A. C.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2781635627109670
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv SILVA, A. G. F.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0886300382020774
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PAULINO, Bárbara Barros.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv PAULINO, B. B.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0165456212667139
dc.contributor.authorID.fl_str_mv BARBOSA, J. N. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Jusiele Naiara Souza.
contributor_str_mv SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
SILVA, Allan Gustavo Freire da.
PAULINO, Bárbara Barros.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Gestão Pública
topic Gestão Pública
Marketing político
Political marketing
Serra Branca – PB - Vereadores
Serra Branca - PB - Councilors
Marketing eleitoral
Electoral marketing
Planejamento estratégico – campanha eleitoral
Strategic planning - electoral campaign
Mídias sociais e marketing eleitoral
Social media and electoral marketing
Estudo de caso
Case study
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Political marketing
Serra Branca – PB - Vereadores
Serra Branca - PB - Councilors
Marketing eleitoral
Electoral marketing
Planejamento estratégico – campanha eleitoral
Strategic planning - electoral campaign
Mídias sociais e marketing eleitoral
Social media and electoral marketing
Estudo de caso
Case study
description O marketing político é de grande importância no mandato de um político, sendo um elemento chave na construção de uma boa imagem, dispondo de um conjunto de técnicas e estratégias para divulgar e promover ideias e ações. Diante disso, definiu-se como problema central dessa pesquisa a seguinte questão: Quais as ações, estratégias e instrumentos do marketing político foram utilizados pelos vereadores do município de Serra Branca-PB na eleição de 2020 e em seu mandato até julho de 2022 e suas implicações na sua imagem política? O objetivo geral do estudo consistiu em analisar os métodos do marketing político utilizados pelos vereadores de Serra Branca- PB nas eleições de 2020 e as percepções dos vereadores em período posterior às eleições. Os objetivos específicos são: Explorar conceitos e definições do marketing político e eleitoral; identificar as ações, estratégias e instrumentos de marketing político utilizados pelos vereadores nas eleições de 2020 e em seu mandato; descrever as ações que obtém êxito no marketing político dos vereadores em estudo. A respeito dos procedimentos metodológicos pode-se concluir que é uma pesquisa científica descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, possuindo levantamento bibliográfico por meio de livros e artigos científicos. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário com os 09 (nove) vereadores. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentaram que nenhum vereador possui uma equipe de planejamento. Ainda assim, os vereadores utilizam métodos do marketing político em seu mandato e a maioria acredita na contribuição que esses métodos podem proporcionar.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-17T19:53:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-17
2022-10-17T19:53:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca – PB desde as eleições de 2020. 2022. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661
identifier_str_mv BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca – PB desde as eleições de 2020. 2022. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27661/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27661/1/JUSIELE+NAIARA+SOUZA+BARBOSA+-+TCC+GEST%C3%83O+P%C3%9ABLICA+CDSA+2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
113aaf5adccc13e2f7f79816d6d4bd14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396841270673408