Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661 |
Resumo: | O marketing político é de grande importância no mandato de um político, sendo um elemento chave na construção de uma boa imagem, dispondo de um conjunto de técnicas e estratégias para divulgar e promover ideias e ações. Diante disso, definiu-se como problema central dessa pesquisa a seguinte questão: Quais as ações, estratégias e instrumentos do marketing político foram utilizados pelos vereadores do município de Serra Branca-PB na eleição de 2020 e em seu mandato até julho de 2022 e suas implicações na sua imagem política? O objetivo geral do estudo consistiu em analisar os métodos do marketing político utilizados pelos vereadores de Serra Branca- PB nas eleições de 2020 e as percepções dos vereadores em período posterior às eleições. Os objetivos específicos são: Explorar conceitos e definições do marketing político e eleitoral; identificar as ações, estratégias e instrumentos de marketing político utilizados pelos vereadores nas eleições de 2020 e em seu mandato; descrever as ações que obtém êxito no marketing político dos vereadores em estudo. A respeito dos procedimentos metodológicos pode-se concluir que é uma pesquisa científica descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, possuindo levantamento bibliográfico por meio de livros e artigos científicos. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário com os 09 (nove) vereadores. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentaram que nenhum vereador possui uma equipe de planejamento. Ainda assim, os vereadores utilizam métodos do marketing político em seu mandato e a maioria acredita na contribuição que esses métodos podem proporcionar. |
id |
UFCG_faf36f4d17396e4e2a1e5092c32c2398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27661 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.Political marketing actions and strategies carried out by councilors of the municipality of Serra Branca - PB since the 2020 elections.Marketing políticoPolitical marketingSerra Branca – PB - VereadoresSerra Branca - PB - CouncilorsMarketing eleitoralElectoral marketingPlanejamento estratégico – campanha eleitoralStrategic planning - electoral campaignMídias sociais e marketing eleitoralSocial media and electoral marketingEstudo de casoCase studyGestão PúblicaO marketing político é de grande importância no mandato de um político, sendo um elemento chave na construção de uma boa imagem, dispondo de um conjunto de técnicas e estratégias para divulgar e promover ideias e ações. Diante disso, definiu-se como problema central dessa pesquisa a seguinte questão: Quais as ações, estratégias e instrumentos do marketing político foram utilizados pelos vereadores do município de Serra Branca-PB na eleição de 2020 e em seu mandato até julho de 2022 e suas implicações na sua imagem política? O objetivo geral do estudo consistiu em analisar os métodos do marketing político utilizados pelos vereadores de Serra Branca- PB nas eleições de 2020 e as percepções dos vereadores em período posterior às eleições. Os objetivos específicos são: Explorar conceitos e definições do marketing político e eleitoral; identificar as ações, estratégias e instrumentos de marketing político utilizados pelos vereadores nas eleições de 2020 e em seu mandato; descrever as ações que obtém êxito no marketing político dos vereadores em estudo. A respeito dos procedimentos metodológicos pode-se concluir que é uma pesquisa científica descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, possuindo levantamento bibliográfico por meio de livros e artigos científicos. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário com os 09 (nove) vereadores. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentaram que nenhum vereador possui uma equipe de planejamento. Ainda assim, os vereadores utilizam métodos do marketing político em seu mandato e a maioria acredita na contribuição que esses métodos podem proporcionar.Political marketing is of great importance in the mandate of a politician, being a key element in building a good image, having a set of techniques and strategies to disseminate and promote ideas and actions. In view of this, the following question was defined as the central problem of this research: What actions, strategies and instruments of political marketing were used by the councilors of the municipality of Serra Branca-PB in the 2020 election and in their term until July 2022 and their implications for your political image? The general objective of the study was to analyze the methods of political marketing used by councilors of Serra Branca-PB in the 2020 elections and the perceptions of councilors in the period after the elections. The specific objectives are: Explore concepts and definitions of political and electoral marketing; identify the political marketing actions, strategies and instruments used by councilors in the 2020 elections and in their term of office; to describe the actions that are successful in the political marketing of the councilors under study. Regarding the methodological procedures, it can be concluded that it is a descriptive scientific research of a qualitative nature, being carried out a case study, having a bibliographic survey through books and scientific articles. The method used for data collection was the application of a questionnaire with the 09 (nine) councilors. Thus, the survey results showed that no councilor has a planning team. Even so, councilors use political marketing methods in their mandate and most believe in the contribution that these methods can provide.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Luiz Antônio Coelho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670SILVA, Allan Gustavo Freire da.SILVA, A. G. F.http://lattes.cnpq.br/0886300382020774PAULINO, Bárbara Barros.PAULINO, B. B.http://lattes.cnpq.br/0165456212667139BARBOSA, Jusiele Naiara Souza.2022-09-052022-10-17T19:53:30Z2022-10-172022-10-17T19:53:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca – PB desde as eleições de 2020. 2022. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-20T21:22:25Zoai:localhost:riufcg/27661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-20T21:22:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. Political marketing actions and strategies carried out by councilors of the municipality of Serra Branca - PB since the 2020 elections. |
title |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. |
spellingShingle |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Marketing político Political marketing Serra Branca – PB - Vereadores Serra Branca - PB - Councilors Marketing eleitoral Electoral marketing Planejamento estratégico – campanha eleitoral Strategic planning - electoral campaign Mídias sociais e marketing eleitoral Social media and electoral marketing Estudo de caso Case study Gestão Pública |
title_short |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. |
title_full |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. |
title_fullStr |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. |
title_full_unstemmed |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. |
title_sort |
Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020. |
author |
BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. |
author_facet |
BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Luiz Antônio Coelho da. SILVA, L. A. C. http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 SILVA, Allan Gustavo Freire da. SILVA, A. G. F. http://lattes.cnpq.br/0886300382020774 PAULINO, Bárbara Barros. PAULINO, B. B. http://lattes.cnpq.br/0165456212667139 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing político Political marketing Serra Branca – PB - Vereadores Serra Branca - PB - Councilors Marketing eleitoral Electoral marketing Planejamento estratégico – campanha eleitoral Strategic planning - electoral campaign Mídias sociais e marketing eleitoral Social media and electoral marketing Estudo de caso Case study Gestão Pública |
topic |
Marketing político Political marketing Serra Branca – PB - Vereadores Serra Branca - PB - Councilors Marketing eleitoral Electoral marketing Planejamento estratégico – campanha eleitoral Strategic planning - electoral campaign Mídias sociais e marketing eleitoral Social media and electoral marketing Estudo de caso Case study Gestão Pública |
description |
O marketing político é de grande importância no mandato de um político, sendo um elemento chave na construção de uma boa imagem, dispondo de um conjunto de técnicas e estratégias para divulgar e promover ideias e ações. Diante disso, definiu-se como problema central dessa pesquisa a seguinte questão: Quais as ações, estratégias e instrumentos do marketing político foram utilizados pelos vereadores do município de Serra Branca-PB na eleição de 2020 e em seu mandato até julho de 2022 e suas implicações na sua imagem política? O objetivo geral do estudo consistiu em analisar os métodos do marketing político utilizados pelos vereadores de Serra Branca- PB nas eleições de 2020 e as percepções dos vereadores em período posterior às eleições. Os objetivos específicos são: Explorar conceitos e definições do marketing político e eleitoral; identificar as ações, estratégias e instrumentos de marketing político utilizados pelos vereadores nas eleições de 2020 e em seu mandato; descrever as ações que obtém êxito no marketing político dos vereadores em estudo. A respeito dos procedimentos metodológicos pode-se concluir que é uma pesquisa científica descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, possuindo levantamento bibliográfico por meio de livros e artigos científicos. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário com os 09 (nove) vereadores. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentaram que nenhum vereador possui uma equipe de planejamento. Ainda assim, os vereadores utilizam métodos do marketing político em seu mandato e a maioria acredita na contribuição que esses métodos podem proporcionar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-05 2022-10-17T19:53:30Z 2022-10-17 2022-10-17T19:53:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661 BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca – PB desde as eleições de 2020. 2022. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca – PB desde as eleições de 2020. 2022. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744559151775744 |