Concepções de alunos de escolas públicas de Cuité (PB), Nova Floresta (PB) e Jacanã (RN), sobre evolução biológica: problematização e perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, José Vinícius Fernandes.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6636
Resumo: Evolução é uma das ideias mais poderosas da ciência e a única teoria unificadora das Ciências Biológicas. Sendo assim, a evolução deve constituir uma articulação entre todos os temas do currículo da disciplina Biologia. Por ser um tema relevante, a evolução necessita de muitos estudos. Devido à escassez de estudos que abordam a percepção dos estudantes de escolas públicas nos municípios de Cuité, Nova Floresta e Jaçanã, o objetivo desse trabalho é analisar as percepções de estudantes de escolas públicas estaduais dos munícipios supracitados, sobre a evolução. Esse trabalho procurou alinhar-se à pesquisa quali-quantitativa e foi desenvolvida em três escolas públicas: Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizada em Cuité, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta e Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, Jaçanã. O público alvo desta pesquisa foi composto por estudantes do terceiro ano do ensino médio das três escolas citadas, totalizando 88 participantes. A coleta dos dados foi realizada nos dias 28, 29 de agosto e 01 de setembro de 2017, onde questionários foram aplicados nos horários de aula de professores de Biologia em uma turma de cada escola. A análise dos dados coletados foi feita utilizando-se a operação de categorização. Constatou-se que 57% dos participantes se posicionaram com argumentos evolucionistas, já os outros 43% defenderam discursos criacionistas. Dos participantes que se posicionaram com argumentos de evolução, foi observado o Darwinismo em 8% das respostas, Lamarckismo em 26% e apenas 1 participante (2%) utilizou argumentações da Teoria Sintética da Evolução. Já os participantes que se posicionaram com argumentos criacionistas, a maioria (84%) defendeu o Design Inteligente. Pôde-se perceber, que os estudantes têm diferentes posicionamentos relacionados à evolução, congregando concepções científicas, religiosas e filosóficas. Muitos misturavam argumentos e traziam ideias errôneas, como citar teorias lamarckistas afirmando que foram Darwin que as defenderam, ou afirmar que a evolução é um progresso, ou ainda que, todos os aspectos da evolução já foram estudados e estão bem elucidados. Assim, foram notadas inúmeras dificuldades no entendimento de processos evolutivos, atreladas à complexidade do tema evolução e as concepções religiosas dos participantes da pesquisa. Dessa forma, necessita-se de uma maior atenção e reflexão por parte dos professores, mas também que os livros didáticos, os currículos, os sistemas educacionais também contribuam com os profissionais docentes, veiculando o tema de uma forma mais científica, facilitando o aprendizado do tema e procurando superar as dificuldades encontrados no ensino de evolução.
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spelling Concepções de alunos de escolas públicas de Cuité (PB), Nova Floresta (PB) e Jacanã (RN), sobre evolução biológica: problematização e perspectivas.Conceptions of students of public schools of Cuité (PB), Nova Floresta (PB) and Jacanã (RN), on the evolution biological: problematization and perspectives.Concepciones de alumnos de escuelas públicas de Cuité (PB), Nova Floresta (PB) y Jacanã (RN), sobre la evolución biológica: problematización y perspectivas.EvoluçãoEnsino MédioConcepções de alunosEvolutionHigh SchoolConceptions of studentsEvoluciónBachilleratoConcepciones estudiantilesEnsino-AprendizagemEvolução é uma das ideias mais poderosas da ciência e a única teoria unificadora das Ciências Biológicas. Sendo assim, a evolução deve constituir uma articulação entre todos os temas do currículo da disciplina Biologia. Por ser um tema relevante, a evolução necessita de muitos estudos. Devido à escassez de estudos que abordam a percepção dos estudantes de escolas públicas nos municípios de Cuité, Nova Floresta e Jaçanã, o objetivo desse trabalho é analisar as percepções de estudantes de escolas públicas estaduais dos munícipios supracitados, sobre a evolução. Esse trabalho procurou alinhar-se à pesquisa quali-quantitativa e foi desenvolvida em três escolas públicas: Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, localizada em Cuité, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta e Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, Jaçanã. O público alvo desta pesquisa foi composto por estudantes do terceiro ano do ensino médio das três escolas citadas, totalizando 88 participantes. A coleta dos dados foi realizada nos dias 28, 29 de agosto e 01 de setembro de 2017, onde questionários foram aplicados nos horários de aula de professores de Biologia em uma turma de cada escola. A análise dos dados coletados foi feita utilizando-se a operação de categorização. Constatou-se que 57% dos participantes se posicionaram com argumentos evolucionistas, já os outros 43% defenderam discursos criacionistas. Dos participantes que se posicionaram com argumentos de evolução, foi observado o Darwinismo em 8% das respostas, Lamarckismo em 26% e apenas 1 participante (2%) utilizou argumentações da Teoria Sintética da Evolução. Já os participantes que se posicionaram com argumentos criacionistas, a maioria (84%) defendeu o Design Inteligente. Pôde-se perceber, que os estudantes têm diferentes posicionamentos relacionados à evolução, congregando concepções científicas, religiosas e filosóficas. Muitos misturavam argumentos e traziam ideias errôneas, como citar teorias lamarckistas afirmando que foram Darwin que as defenderam, ou afirmar que a evolução é um progresso, ou ainda que, todos os aspectos da evolução já foram estudados e estão bem elucidados. Assim, foram notadas inúmeras dificuldades no entendimento de processos evolutivos, atreladas à complexidade do tema evolução e as concepções religiosas dos participantes da pesquisa. Dessa forma, necessita-se de uma maior atenção e reflexão por parte dos professores, mas também que os livros didáticos, os currículos, os sistemas educacionais também contribuam com os profissionais docentes, veiculando o tema de uma forma mais científica, facilitando o aprendizado do tema e procurando superar as dificuldades encontrados no ensino de evolução.Evolution is one of the most powerful ideas in science and the only unifying theory of Biological Sciences. Therefore, evolution should be a link between all subjects in the curriculum of Biology. Because it is a relevant topic, evolution needs many studies. Due to the scarcity of studies that approach the perception of the students of public schools in the municipalities of Cuité, Nova Floresta and Jaçanã, the objective of this work is to analyze the perceptions of students of state public schools of the mentioned municipalities on the evolution. This work sought to align with the qualitative quantitative research and was developed in three public schools: Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, located in Cuité, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta and Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, Jaçanã. The target audience of this research was composed of students of the third year of high school of the three schools, totaling 88 participants. The data collection was performed on August 28, 29 and September 1, 2017, where questionnaires were applied in class times of Biology teachers in a class from each school. The analysis of the collected data was done using the categorization operation. It was found that 57% of the participants were positioned with evolutionist arguments, while the other 43% defended creationist discourses. Of the participants who posed themselves with evolution arguments, Darwinism was observed in 8% of the answers, Lamarckism in 26% and only 1 participant (2%) used arguments of the Synthetic Evolution Theory. On the other hand, the participants who stood for creationist arguments, the majority (84%) defended Intelligent Design. It can be noticed that the students have different positions related to evolution, congregating scientific, religious and philosophical conceptions. Many have mixed arguments and misconceptions, such as citing Lamarckist theories that it was Darwin who defended them, or asserting that evolution is progress, or that all aspects of evolution have been studied and well elucidated. Thus, numerous difficulties were noted in the understanding of evolutionary processes, linked to the complexity of the evolution theme and the religious conceptions of the research participants. Thus, more attention and reflection are needed on the part of teachers, but also that textbooks, curricula, and educational systems also contribute to the teaching profession, by transmitting the theme in a more scientific way, facilitating the learning of the and overcome the difficulties encountered in teaching evolution.La evolución es una de las ideas más poderosas de la ciencia y la única teoría unificadora de las ciencias biológicas. Así, la evolución debe constituir una articulación entre todas las materias del currículo de la disciplina Biología. Como es un tema relevante, la evolución necesita muchos estudios. Debido a la escasez de estudios que aborden la percepción de los alumnos de las escuelas públicas de los municipios de Cuité, Nova Floresta y Jaçanã, el objetivo de este trabajo es analizar las percepciones de los alumnos de las escuelas públicas estatales de los citados municipios, sobre la evolución . Este trabajo buscó alinearse con la investigación cualitativa-cuantitativa y se desarrolló en tres escuelas públicas: Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en Cuité, Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Rolderrick de Oliveira, Nova Floresta y Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, Jacana. El público objetivo de esta investigación estuvo compuesto por estudiantes de tercer año de secundaria de las tres escuelas antes mencionadas, totalizando 88 participantes. La recolección de datos se llevó a cabo los días 28, 29 de agosto y 1 de septiembre de 2017, donde se aplicaron cuestionarios durante el horario de clase de los docentes de Biología en una clase de cada escuela. El análisis de los datos recolectados se realizó mediante la operación de categorización. Se encontró que el 57% de los participantes se posicionaron con argumentos evolutivos, mientras que el otro 43% defendió discursos creacionistas. De los participantes que se posicionaron con argumentos evolutivos, se observó darwinismo en el 8% de las respuestas, lamarckismo en el 26% y solo 1 participante (2%) utilizó argumentos de la Teoría Sintética de la Evolución. La mayoría (84%) de los participantes que se posicionaron con argumentos creacionistas defendieron el Diseño Inteligente. Se pudo apreciar que los estudiantes tienen diferentes posiciones en relación a la evolución, aunando conceptos científicos, religiosos y filosóficos. Muchos argumentos se mezclaron y sacaron a relucir ideas erróneas, como citar teorías lamarckistas afirmando que fue Darwin quien las defendió, o afirmar que la evolución es progreso, o incluso que todos los aspectos de la evolución ya han sido analizados. estudiados y bien explicados. Así, se notaron numerosas dificultades en la comprensión de los procesos evolutivos, ligadas a la complejidad del tema evolución y las concepciones religiosas de los participantes de la investigación. De esta manera, se necesita mayor atención y reflexión por parte de los docentes, pero también que los libros de texto, los currículos, los sistemas educativos también contribuyan a los profesionales de la enseñanza, transmitiendo el tema de una manera más científica, facilitando el aprendizaje del tema y tratando de superarlo. las dificultades encontradas en la enseñanza de la evolución.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.http://lattes.cnpq.br/0756190207165922COSTA, Ramilton Marinho.SILVA, Thayana Priscila Domingos da.SILVA, José Vinícius Fernandes.2018-02-062019-09-04T09:23:37Z2019-09-042019-09-04T09:23:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6636SILVA, José Vinícius Fernandes. Concepções de alunos de escolas públicas de Cuité (PB), Nova Floresta (PB) e Jacanã (RN), sobre evolução biológica: problematização e perspectivas. 2018.72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:00:19Zoai:localhost:riufcg/6636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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