A origem da vida: concepções de professores e alunos de escolas de ensino médio do município de Cuité - PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9921 |
Resumo: | A origem da vida é uma das questões fundamentais da humanidade, que desde os primórdios da ciência provocou debates que perpassam várias áreas do conhecimento. Dentre as hipóteses que buscam uma explicação plausível, a Teoria da Evolução é a mais aceita, devido à sua comprobabilidade científica. Entretanto, há um enfretamento histórico entre essa hipótese e o criacionismo, que atribui a criação da vida à um ser supremo. No ensino de Biologia, a Teoria da Evolução ocupa uma posição de centralidade, devendo ser articulada aos outros conceitos da área, conforme recomendado pelas diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação. O presente trabalho foi realizado no município de Cuité-PB, com o objetivo de analisar as concepções e práticas de professores e alunos do ensino médio sobre o tema, a fim de traçar um panorama sobre a situação do ensino de evolução no município. Esse estudo foi realizado nas três instituições de ensino de ensino médio da cidade e teve caráter qualitativo, sendo realizado a partir da aplicação de questionários semiestruturados, nos quais os indivíduos responderam questões de caracterização, como também outras referentes a conceitos evolucionistas básicos, práticas didáticas e concepções sobre a origem biológica. A amostra total foi composta por 70 sujeitos, sendo 66 alunos e 04 professores. Os dados foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que há uma tendência de adesão à Teoria do Design Inteligente, como também falhas na compreensão de conceitos básicos de biologia na maioria dos alunos entrevistados. Foi detectado também que os professores não dão importância central ao ensino da evolução, abordando-o como um conteúdo a mais do currículo escolar. A relevância desta pesquisa está justificada no fato de que a evolução biológica é um conteúdo de importância fundamental na efetiva alfabetização científica do indivíduo, tornando pertinente os trabalhos que visem compreender os aspectos de ensino-aprendizagem envolvidos nessa temática, para que possam servir de subsídios a futuros trabalhos relativos à área. |
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A origem da vida: concepções de professores e alunos de escolas de ensino médio do município de Cuité - PB.The origin of life: teachers and students conceptions of high schools in the municipality of Cuité - PB.El origen de la vida: concepciones de profesores y alumnos de escuelas secundarias de la ciudad de Cuité - PB.BiologiaEnsino de evoluçãoEnsino-aprendizagemBiologyEvolution teachingTeaching-learningEvoluçãoEvolutionEnseñanza de la evoluciónEnseñanza-aprendizajeEvoluciónCiências BiológicasA origem da vida é uma das questões fundamentais da humanidade, que desde os primórdios da ciência provocou debates que perpassam várias áreas do conhecimento. Dentre as hipóteses que buscam uma explicação plausível, a Teoria da Evolução é a mais aceita, devido à sua comprobabilidade científica. Entretanto, há um enfretamento histórico entre essa hipótese e o criacionismo, que atribui a criação da vida à um ser supremo. No ensino de Biologia, a Teoria da Evolução ocupa uma posição de centralidade, devendo ser articulada aos outros conceitos da área, conforme recomendado pelas diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação. O presente trabalho foi realizado no município de Cuité-PB, com o objetivo de analisar as concepções e práticas de professores e alunos do ensino médio sobre o tema, a fim de traçar um panorama sobre a situação do ensino de evolução no município. Esse estudo foi realizado nas três instituições de ensino de ensino médio da cidade e teve caráter qualitativo, sendo realizado a partir da aplicação de questionários semiestruturados, nos quais os indivíduos responderam questões de caracterização, como também outras referentes a conceitos evolucionistas básicos, práticas didáticas e concepções sobre a origem biológica. A amostra total foi composta por 70 sujeitos, sendo 66 alunos e 04 professores. Os dados foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que há uma tendência de adesão à Teoria do Design Inteligente, como também falhas na compreensão de conceitos básicos de biologia na maioria dos alunos entrevistados. Foi detectado também que os professores não dão importância central ao ensino da evolução, abordando-o como um conteúdo a mais do currículo escolar. A relevância desta pesquisa está justificada no fato de que a evolução biológica é um conteúdo de importância fundamental na efetiva alfabetização científica do indivíduo, tornando pertinente os trabalhos que visem compreender os aspectos de ensino-aprendizagem envolvidos nessa temática, para que possam servir de subsídios a futuros trabalhos relativos à área.The origin of life is one of the fundamental questions of humanity since the dawn of science sparked debates that pervade many areas of knowledge. Among the hypotheses that seek a plausible explanation, the theory of evolution is the most accepted, due to its scientific plausible. However, there is a history between coping this hypothesis and creationism, which gives life to the creation of a supreme being. In the teaching of biology, the theory of evolution occupies a position of centrality and should be articulated to other concepts in the area, as recommended by the curricular guidelines proposed by the Ministry of Education. This work was conducted in the municipality of Cuité-PB, with the aim of analyzing the concepts and practices of teachers and high school students on the topic in order to give an overview on the situation of teaching evolution in the municipality. This study was conducted in the three educational institutions of secondary education in the city and had a qualitative character, being carried from the application of semi-structured questionnaires, in which subjects answered questions of characterization, as well as others related to basic evolutionary concepts, practices teaching and conceptions of biological origin. The total sample consisted of 70 subjects, 66 students and 04 teachers. Data were analyzed using the technique of content analysis. The results show that there is a tendency for membership to the Theory of Intelligent Design, as well as gaps in understanding of basic concepts of biology in most of the students interviewed. It was also detected that the teachers do not give central importance to the teaching of evolution, addressing him as the most content of the school curriculum. The relevance of this research is justified by the fact that biological evolution is a content of fundamental importance in effective scientific literacy of the individual, making relevant work aimed at understanding the aspects of teaching and learning involved in this issue, so that they can serve as support to future work on the area.El origen de la vida es una de las cuestiones fundamentales de la humanidad, que desde los albores de la ciencia ha suscitado debates que permean varias áreas del conocimiento. Entre las hipótesis que buscan una explicación plausible, la Teoría de la Evolución es la más aceptada, debido a su probabilidad científica. Sin embargo, existe una confrontación histórica entre esta hipótesis y el creacionismo, que atribuye la creación de la vida a un ser supremo. En la enseñanza de la Biología, la Teoría de la Evolución ocupa una posición central, debiendo articularse con otros conceptos del área, tal como lo recomiendan los lineamientos curriculares propuestos por el Ministerio de Educación. El presente trabajo fue realizado en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de analizar las concepciones y prácticas de profesores y estudiantes de secundaria sobre el tema, con el fin de trazar un panorama de la situación de la enseñanza de la evolución en la ciudad. . Este estudio se realizó en las tres instituciones de enseñanza secundaria de la ciudad y tuvo un carácter cualitativo, realizándose a partir de la aplicación de cuestionarios semiestructurados, en los cuales los sujetos respondieron preguntas de caracterización, así como otras referentes a conceptos básicos evolutivos. , prácticas didácticas y concepciones de origen biológico. La muestra total estuvo conformada por 70 sujetos, siendo 66 estudiantes y 04 docentes. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido. Los resultados demuestran que existe una tendencia a adherirse a la Teoría del Diseño Inteligente, así como fallas en la comprensión de conceptos básicos de biología en la mayoría de los estudiantes entrevistados. También se detectó que los docentes no otorgan una importancia central a la enseñanza de la evolución, enfocándola como un contenido más del currículo escolar. La pertinencia de esta investigación se justifica por el hecho de que la evolución biológica es un contenido de fundamental importancia en la alfabetización científica efectiva del individuo, tornándose relevantes los trabajos que tengan como objetivo comprender los aspectos de enseñanza-aprendizaje involucrados en esta temática, de modo que puedan servir como subsidios para futuros trabajos en la zona.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.http://lattes.cnpq.br/0756190207165922NUTRI-SILVA, Kiriaki.SANTOS, Michelle Gomes.SILVA, Diana Pontes da.2014-09-032019-12-05T17:51:08Z2019-12-052019-12-05T17:51:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9921SILVA, Diana Pontes da. A origem da vida: concepções de professores e alunos de escolas de ensino médio do município de Cuité - PB. 2014. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:49:40Zoai:localhost:riufcg/9921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:49:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A origem da vida é uma das questões fundamentais da humanidade, que desde os primórdios da ciência provocou debates que perpassam várias áreas do conhecimento. Dentre as hipóteses que buscam uma explicação plausível, a Teoria da Evolução é a mais aceita, devido à sua comprobabilidade científica. Entretanto, há um enfretamento histórico entre essa hipótese e o criacionismo, que atribui a criação da vida à um ser supremo. No ensino de Biologia, a Teoria da Evolução ocupa uma posição de centralidade, devendo ser articulada aos outros conceitos da área, conforme recomendado pelas diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação. O presente trabalho foi realizado no município de Cuité-PB, com o objetivo de analisar as concepções e práticas de professores e alunos do ensino médio sobre o tema, a fim de traçar um panorama sobre a situação do ensino de evolução no município. Esse estudo foi realizado nas três instituições de ensino de ensino médio da cidade e teve caráter qualitativo, sendo realizado a partir da aplicação de questionários semiestruturados, nos quais os indivíduos responderam questões de caracterização, como também outras referentes a conceitos evolucionistas básicos, práticas didáticas e concepções sobre a origem biológica. A amostra total foi composta por 70 sujeitos, sendo 66 alunos e 04 professores. Os dados foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que há uma tendência de adesão à Teoria do Design Inteligente, como também falhas na compreensão de conceitos básicos de biologia na maioria dos alunos entrevistados. Foi detectado também que os professores não dão importância central ao ensino da evolução, abordando-o como um conteúdo a mais do currículo escolar. A relevância desta pesquisa está justificada no fato de que a evolução biológica é um conteúdo de importância fundamental na efetiva alfabetização científica do indivíduo, tornando pertinente os trabalhos que visem compreender os aspectos de ensino-aprendizagem envolvidos nessa temática, para que possam servir de subsídios a futuros trabalhos relativos à área. |
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