Ensino médio: um estudo com licenciandos e professores à luz da teoria das representações sociais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8395 |
Resumo: | O Ensino Médio ultimamente vem sofrendo diversas alterações no âmbito curricular as quais estão expressas na própria legislação. Com base nisso, a estrutura curricular está sendo configurada em uma Base Nacional Comum Curricular – BNCC que foi dividida em itinerários formativos. À vista dessas mudanças, refletimos sobre a seguinte questão: o que os estudantes do curso de Química da UFCG-CES e os profissionais de Química das escolas de Cuité pensam sobre o Ensino Médio, bem como essas mudanças na educação e como essas reformulações podem interferir no processo de ensino? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira, este trabalho procurou investigar as representações sociais do ensino médio dos licenciandos em Química da UFCG-CES e dos professores de Química de Cuité – PB. O estudo se caracteriza como uma abordagem plurimetodológica de natureza quali-quantitativa. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a licenciandos e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações. Alguns dos resultados indicam que as experiências de vida dos participantes influenciam na construção do núcleo central das suas representações, tendo assim, em sua totalidade, desaprovações da nova abordagem do ensino médio, tanto por parte dos graduandos como também por parte dos professores, visto que tais medidas podem influenciar na sua profissão e na educação dos jovens. |
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Ensino médio: um estudo com licenciandos e professores à luz da teoria das representações sociais.High school: a study with undergraduates and teachers in light of the theory of social representations.Enseñanza media: un estudio con estudiantes y profesores a la luz de la teoría de las representaciones sociales.Ensino MédioQuímicaRepresentação SocialHigh SchoolChemistrySocial RepresentationEscuela secundariaRepresentación SocialQuímicaO Ensino Médio ultimamente vem sofrendo diversas alterações no âmbito curricular as quais estão expressas na própria legislação. Com base nisso, a estrutura curricular está sendo configurada em uma Base Nacional Comum Curricular – BNCC que foi dividida em itinerários formativos. À vista dessas mudanças, refletimos sobre a seguinte questão: o que os estudantes do curso de Química da UFCG-CES e os profissionais de Química das escolas de Cuité pensam sobre o Ensino Médio, bem como essas mudanças na educação e como essas reformulações podem interferir no processo de ensino? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira, este trabalho procurou investigar as representações sociais do ensino médio dos licenciandos em Química da UFCG-CES e dos professores de Química de Cuité – PB. O estudo se caracteriza como uma abordagem plurimetodológica de natureza quali-quantitativa. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a licenciandos e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações. Alguns dos resultados indicam que as experiências de vida dos participantes influenciam na construção do núcleo central das suas representações, tendo assim, em sua totalidade, desaprovações da nova abordagem do ensino médio, tanto por parte dos graduandos como também por parte dos professores, visto que tais medidas podem influenciar na sua profissão e na educação dos jovens.The High School has lately suffered several changes in the curricular scope which are expressed in the legislation itself. Based on this, the curricular structure is being configured in a National Curricular Common Base - BNCC that was divided into formative itineraries. In light of these changes, we reflect on the following question: what do Chemistry students at the UFCG-CES and the chemistry professionals at the Cuité schools think about high school, as well as these changes in education, and how can these reformulations interfere in the teaching process? Consequently, we sought to answer these questions, from the Theory of Representations through the structural approach of Abric. In this way, this work sought to investigate the social representations of high school graduates in Chemistry of the UFCG-CES and the professors of Chemistry of Cuité - PB. The study is characterized as a pluri-methodological approach of a qualitative and quantitative nature. Therefore, the research was carried out in two stages. In the first part we used the participant identification questionnaire and the Free Association of Words - TALP as instruments to get closer to the social Representations of individuals. This technique allows to know the central nucleus of the representation. Subsequently, semistructured interview scripts were developed, which were intended for undergraduates and teachers. The analysis of the data occurred through the analysis of thematic content of Bardin and software evocations. Some of the results indicate that the participants' life experiences influence the construction of the central nucleus of their representations, thus, in their totality, disapproval of the new approach to secondary education, both by the undergraduates and also by the teachers, since such measures may influence their profession and the education of young people.La Escuela Secundaria ha sufrido últimamente varios cambios en el plan de estudios que se expresan en la propia legislación. A partir de ello, la estructura curricular se está configurando en una Base Curricular Común Nacional - BNCC que se dividió en itinerarios formativos. Ante estos cambios, reflexionamos sobre la siguiente pregunta: ¿qué piensan los estudiantes del curso de Química de la UFCG-CES y los profesionales de Química de las escuelas de Cuité sobre la Enseñanza Media, así como estos cambios en la educación y cómo estas reformulaciones pueden interferir? en el proceso de enseñanza? En consecuencia, buscamos responder a estas preguntas, con base en la Teoría de las Representaciones, a través del enfoque estructural de Abric. Por lo tanto, este trabajo buscó investigar las representaciones sociales de estudiantes de secundaria en Química en la UFCG-CES y profesores de Química en Cuité - PB. El estudio se caracteriza por ser un abordaje plurimetodológico de carácter cualitativo-cuantitativo. Por lo tanto, la investigación se llevó a cabo en dos etapas. En la primera parte, utilizamos el cuestionario de identificación de los participantes y la Técnica de Asociación Libre de Palabras - TALP como instrumentos para abordar las representaciones sociales de los individuos. Esta técnica permite conocer el núcleo central de la representación. Luego, se elaboraron guiones de entrevistas semiestructuradas, que estaban destinadas a estudiantes de pregrado y docentes. El análisis de datos se realizó a través del análisis de contenido temático de Bardin y el software Evocaciones. Algunos de los resultados indican que las experiencias de vida de los participantes influyen en la construcción del núcleo central de sus representaciones, teniendo así, en su totalidad, desaprobación del nuevo abordaje de la escuela secundaria, tanto por parte de los estudiantes de pregrado como por parte de los docentes, ya que tales medidas pueden influir en su profesión y en la educación de los jóvenes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. 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