O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andreza Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva Souza, Maria Alexsandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5722
Resumo: The Federal Government reformed high school in Brazil. In this article, we aim to comparatively analyze the central core of social representations of high school built by undergraduate physics and mathematics students at IFPE - campus Pesqueira. References were made on Secondary Education, authors such as: Kuenzer (2000), Rodrigues (2012) and Silva and Scheibe (2017). The Theory of Social Representations and the structural approach are the references. The study is of a qualitative nature. 40 undergraduate students participated, 20 from each course. As a collection procedure, we used a Central Nucleus Test. For the analysis, we had the support of the Content Analysis Technique. The results pointed to the same representation, since the central nuclei are identical. They represent High School as an educational stage that has the teacher and the student as protagonists, and enables training that will determine the academic, social, ethical and professional future.
id UNOCHAPO-1_f0421bc8b500cd4a42874335f0e6eb57
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5722
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo Escuela secundaria. Concesionario. Física. Matemáticas. Representaciones sociales.Ensino MédioLicenciandosFísicaMatemáticaRepresentações sociaisThe Federal Government reformed high school in Brazil. In this article, we aim to comparatively analyze the central core of social representations of high school built by undergraduate physics and mathematics students at IFPE - campus Pesqueira. References were made on Secondary Education, authors such as: Kuenzer (2000), Rodrigues (2012) and Silva and Scheibe (2017). The Theory of Social Representations and the structural approach are the references. The study is of a qualitative nature. 40 undergraduate students participated, 20 from each course. As a collection procedure, we used a Central Nucleus Test. For the analysis, we had the support of the Content Analysis Technique. The results pointed to the same representation, since the central nuclei are identical. They represent High School as an educational stage that has the teacher and the student as protagonists, and enables training that will determine the academic, social, ethical and professional future.El Gobierno Federal reformó la escuela secundaria en Brasil. En este artículo, nuestro objetivo es analizar comparativamente el núcleo central de las representaciones sociales del bachillerato construido por estudiantes de licenciatura en física y matemáticas del IFPE - campus Pesqueira. Se hicieron referencias sobre Educación Secundaria, autores como: Kuenzer (2000), Rodrigues (2012) y Silva y Scheibe (2017). La Teoría de las Representaciones Sociales y el enfoque estructural son los referentes. El estudio es de carácter cualitativo. Participaron 40 estudiantes de pregrado, 20 de cada curso. Como procedimiento de recolección, utilizamos una prueba de núcleo central. Para el análisis contamos con el apoyo de la Técnica de Análisis de Contenido. Los resultados apuntan a la misma representación, ya que los núcleos centrales son idénticos. Representan al Bachillerato como una etapa educativa que tiene al docente y al alumno como protagonistas, y posibilita una formación que determinará el futuro académico, social, ético y profesional.  O Governo Federal reformou o Ensino Médio no Brasil. Neste artigo, temos como objetivo analisar comparativamente o núcleo central das representações sociais do Ensino Médio construídas por licenciandos/as em Física e Matemática do IFPE – campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais sobre o Ensino Médio, autores como: Kuenzer (2000), Rodrigues (2012) e Silva e Scheibe (2017). A Teoria das Representações Sociais e a abordagem estrutural são os referenciais. O estudo é de natureza qualitativa. Participaram 40 licenciandos/as, 20 de cada curso. Utilizamos, como procedimento de coleta, um Teste do Núcleo Central. Para a análise, tivemos o apoio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para uma mesma representação, pois os núcleos centrais são idênticos. Representam o Ensino Médio como uma etapa educacional que tem o professor e o aluno como protagonistas, e possibilita uma formação que determinará o futuro acadêmico, social, ético e profissional.  Unochapecó2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/572210.22196/rp.v22i0.5722Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-26Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5722/3221Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Andreza Mariada Silva Souza, Maria Alexsandra 2020-11-20T17:17:53Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5722Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-11-20T17:17:53Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
title O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
spellingShingle O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
Lima, Andreza Maria
Escuela secundaria. Concesionario. Física. Matemáticas. Representaciones sociales.
Ensino Médio
Licenciandos
Física
Matemática
Representações sociais
title_short O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
title_full O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
title_fullStr O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
title_full_unstemmed O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
title_sort O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: um estudo comparativo
author Lima, Andreza Maria
author_facet Lima, Andreza Maria
da Silva Souza, Maria Alexsandra
author_role author
author2 da Silva Souza, Maria Alexsandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andreza Maria
da Silva Souza, Maria Alexsandra
dc.subject.por.fl_str_mv Escuela secundaria. Concesionario. Física. Matemáticas. Representaciones sociales.
Ensino Médio
Licenciandos
Física
Matemática
Representações sociais
topic Escuela secundaria. Concesionario. Física. Matemáticas. Representaciones sociales.
Ensino Médio
Licenciandos
Física
Matemática
Representações sociais
description The Federal Government reformed high school in Brazil. In this article, we aim to comparatively analyze the central core of social representations of high school built by undergraduate physics and mathematics students at IFPE - campus Pesqueira. References were made on Secondary Education, authors such as: Kuenzer (2000), Rodrigues (2012) and Silva and Scheibe (2017). The Theory of Social Representations and the structural approach are the references. The study is of a qualitative nature. 40 undergraduate students participated, 20 from each course. As a collection procedure, we used a Central Nucleus Test. For the analysis, we had the support of the Content Analysis Technique. The results pointed to the same representation, since the central nuclei are identical. They represent High School as an educational stage that has the teacher and the student as protagonists, and enables training that will determine the academic, social, ethical and professional future.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5722
10.22196/rp.v22i0.5722
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5722
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5722/3221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-26
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-26
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996062593024