O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345 |
Resumo: | Partimos da premissa de que a língua inglesa é hoje ofertada nos cursos de idiomas como mercadoria prêt-à-porter, operando na troca de compra e venda do produto – o idioma inglês – que através da divulgação midiática parece funcionar no sentido de instaurar, no consumidor, o desejo do lugar do Outro. A presente dissertação pretende contextualizar e discutir o funcionamento das propagandas de escolas de idiomas quanto à produção de representações sobre a língua inglesa e, também, sobre os professores. Interessa-nos investigar de que modo os discursos da atual fase da globalização, caracterizada pela disseminação tecnológica da comunicação, contribuem para a identificação do lugar do sujeito-professor e que sentidos são possíveis mobilizar diante das discussões do atual cenário educacional brasileiro. Sustentamos nossos argumentos nos estudos apresentados por Lipovetsky (2002; 2007; 2015), principalmente no que se refere aos conceitos de hipermodernidade, hiperconsumo e felicidade paradoxal, que nos servem para entendermos a nova relação de consumo na sociedade contemporânea. Apresentamos as contribuições teóricas de Kumaravadivelu (2006), no que tange à perspectiva do Global English, e também Bauman (2004) e Hall (2006) sobre a identidade na pós-modernidade. Como aporte teórico e metodológico para guiar nossas análises, nos apoiamos nos preceitos da Análise de Discurso de linha francesa, principalmente em autores como Pêcheux (1997; 2002) e Foucault (1989). Quanto ao procedimento metodológico, selecionamos propagandas na internet através da ferramenta de pesquisa google e, devido ao excesso de propagandas com conteúdos secundários (não relevantes para essa investigação), fez-se necessário que elaborássemos alguns critérios norteadores para facilitar a delimitação do material que serviria para análise. Feito essa seleção, partimos para a construção do nosso corpus discursivo, agrupado segundo duas categorias de análise que identificamos como principais, são elas: 1) novo conceito de escola; 2) valorização do indivíduo e do investimento em si. Nossa análise mostra que o discurso propagado é o do aprendizado rápido da língua inglesa, que é mostrado como algo que acontece instantaneamente ao fazer parte da instituição divulgada. Isto nos permite inferir que, a representação do sujeito-professor, nas propagandas, aparece como coadjuvante para compor o discurso da escola divulgada, servindo para reforçar o material didático e a própria instituição. O efeito de enfraquecimento do discurso pedagógico é uma evidência sobre a realidade conflituosa na formação de professores. |
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O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas.The ready-to-wear English of the media: representations or truths in the speeches of language school advertisements.Análise de discurso de linha francesaLíngua inglesa - análise do discursoFormação de professores - língua inglesaEscolas de inglês - propagandasEscolas de idiomas - propagandasRegime de verdadeRepresentaçãoIdentidade de professorDiscursoInglês prêt-à-porterGlobalização culturalInterdiscursoDiscurso publicitárioPublicidade e propagandaMídia e discursoHipermodernidadeHiperconsumoFelicidade paradoxalGlobal englishIdentidade na pós-modernidadePós-modernidadeFrench line speech analysisEnglish language - discourse analysisTeacher training - English languageEnglish schools - advertisementsLanguage schools - advertisementsReal regimeRepresentationTeacher identitySpeechEnglish ready-to-wearCultural globalizationInterdiscourseAdvertising speechAdvertising and marketingMedia and speechHypermodernityOverconsumptionParadoxical happinessGlobal englishIdentity in postmodernityPostmodernityLinguísticaPartimos da premissa de que a língua inglesa é hoje ofertada nos cursos de idiomas como mercadoria prêt-à-porter, operando na troca de compra e venda do produto – o idioma inglês – que através da divulgação midiática parece funcionar no sentido de instaurar, no consumidor, o desejo do lugar do Outro. A presente dissertação pretende contextualizar e discutir o funcionamento das propagandas de escolas de idiomas quanto à produção de representações sobre a língua inglesa e, também, sobre os professores. Interessa-nos investigar de que modo os discursos da atual fase da globalização, caracterizada pela disseminação tecnológica da comunicação, contribuem para a identificação do lugar do sujeito-professor e que sentidos são possíveis mobilizar diante das discussões do atual cenário educacional brasileiro. Sustentamos nossos argumentos nos estudos apresentados por Lipovetsky (2002; 2007; 2015), principalmente no que se refere aos conceitos de hipermodernidade, hiperconsumo e felicidade paradoxal, que nos servem para entendermos a nova relação de consumo na sociedade contemporânea. Apresentamos as contribuições teóricas de Kumaravadivelu (2006), no que tange à perspectiva do Global English, e também Bauman (2004) e Hall (2006) sobre a identidade na pós-modernidade. Como aporte teórico e metodológico para guiar nossas análises, nos apoiamos nos preceitos da Análise de Discurso de linha francesa, principalmente em autores como Pêcheux (1997; 2002) e Foucault (1989). Quanto ao procedimento metodológico, selecionamos propagandas na internet através da ferramenta de pesquisa google e, devido ao excesso de propagandas com conteúdos secundários (não relevantes para essa investigação), fez-se necessário que elaborássemos alguns critérios norteadores para facilitar a delimitação do material que serviria para análise. Feito essa seleção, partimos para a construção do nosso corpus discursivo, agrupado segundo duas categorias de análise que identificamos como principais, são elas: 1) novo conceito de escola; 2) valorização do indivíduo e do investimento em si. Nossa análise mostra que o discurso propagado é o do aprendizado rápido da língua inglesa, que é mostrado como algo que acontece instantaneamente ao fazer parte da instituição divulgada. Isto nos permite inferir que, a representação do sujeito-professor, nas propagandas, aparece como coadjuvante para compor o discurso da escola divulgada, servindo para reforçar o material didático e a própria instituição. O efeito de enfraquecimento do discurso pedagógico é uma evidência sobre a realidade conflituosa na formação de professores.This dissertation is based on the premise that the English language is offered in language courses as a prêt-à-porter merchandising, which through media disclosure seems to establish in the consumer a sense of desire for the place of the Other. The intention is to contextualize and discuss the functioning of language schools’ advertisements concerning its representation of English language and the teachers. The interest is in investigating how the discourses of the current phase of globalization, characterized mainly by the technological dissemination of communication, contribute to identify the place of the teacher in such advertisements and what senses of the current Brazilian educational scenario are possible to mobilize before these discussions. This study is based in the work of Lipovetsky (2002, 2007, 2015), especially regarding the concepts of hypermodernity, hyperconsumption and paradoxical happiness. The theoretical contributions of Kumaravadivelu (2006) regarding the perspective of Global English is presented as well as the studies of Bauman (2004) and Hall (2006) on identity in postmodernity. The theoretical and methodological approach used in this research relies on the precepts of French Discourse Analysis, especially in authors such as Pêcheux (1997; 2002) and Foucault (1989). As for the methodological procedure adopted, first a pre-selection of the advertisements by using google was made. Due to the great deal of ads showing various contents that weren’t entirely relevant to this research, it was necessary to elaborate some guiding criteria to facilitate the delimitation of the data that would serve for analysis. Once the final selection was made, the ads were grouped according to two categories of analysis. The analysis shows that the discourse propagated through the advertising is that of the rapid learning of the English language, which is shown as something that happens instantly just by being part of the disclosed institution. This fact allows us to infer that the representation of the teacher, in advertisements, appears as an adjunct element serving as to reinforce didactic material and the image of institution itself. The weakening effect of the pedagogical discourse is an evidence of the conflictive reality in teacher training.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGCOSTA, Marco Antônio Margarido.COSTA, M. A. M.http://lattes.cnpq.br/7215425152123749OLIVEIRA, Maria Angélica de.BRANCO, Sinara de Oliveira.MEDEIROS, Patrícia Silva de.20162022-09-21T12:04:07Z2022-09-212022-09-21T12:04:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345MEDEIROS, Patrícia Silva de. O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas. 2016. 121f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-21T12:04:48Zoai:localhost:riufcg/27345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-21T12:04:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Partimos da premissa de que a língua inglesa é hoje ofertada nos cursos de idiomas como mercadoria prêt-à-porter, operando na troca de compra e venda do produto – o idioma inglês – que através da divulgação midiática parece funcionar no sentido de instaurar, no consumidor, o desejo do lugar do Outro. A presente dissertação pretende contextualizar e discutir o funcionamento das propagandas de escolas de idiomas quanto à produção de representações sobre a língua inglesa e, também, sobre os professores. Interessa-nos investigar de que modo os discursos da atual fase da globalização, caracterizada pela disseminação tecnológica da comunicação, contribuem para a identificação do lugar do sujeito-professor e que sentidos são possíveis mobilizar diante das discussões do atual cenário educacional brasileiro. Sustentamos nossos argumentos nos estudos apresentados por Lipovetsky (2002; 2007; 2015), principalmente no que se refere aos conceitos de hipermodernidade, hiperconsumo e felicidade paradoxal, que nos servem para entendermos a nova relação de consumo na sociedade contemporânea. Apresentamos as contribuições teóricas de Kumaravadivelu (2006), no que tange à perspectiva do Global English, e também Bauman (2004) e Hall (2006) sobre a identidade na pós-modernidade. Como aporte teórico e metodológico para guiar nossas análises, nos apoiamos nos preceitos da Análise de Discurso de linha francesa, principalmente em autores como Pêcheux (1997; 2002) e Foucault (1989). Quanto ao procedimento metodológico, selecionamos propagandas na internet através da ferramenta de pesquisa google e, devido ao excesso de propagandas com conteúdos secundários (não relevantes para essa investigação), fez-se necessário que elaborássemos alguns critérios norteadores para facilitar a delimitação do material que serviria para análise. Feito essa seleção, partimos para a construção do nosso corpus discursivo, agrupado segundo duas categorias de análise que identificamos como principais, são elas: 1) novo conceito de escola; 2) valorização do indivíduo e do investimento em si. Nossa análise mostra que o discurso propagado é o do aprendizado rápido da língua inglesa, que é mostrado como algo que acontece instantaneamente ao fazer parte da instituição divulgada. Isto nos permite inferir que, a representação do sujeito-professor, nas propagandas, aparece como coadjuvante para compor o discurso da escola divulgada, servindo para reforçar o material didático e a própria instituição. O efeito de enfraquecimento do discurso pedagógico é uma evidência sobre a realidade conflituosa na formação de professores. |
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