“Caça às bruxas” na educação contemporânea: a lei da “ideologia de gênero” e as ameaças á autonomia docente na Paraíba (2017-2018).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Guilherme Lima de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21043
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as repercussões midiáticas acerca da aprovação dos projetos de lei da “ideologia de gênero” em três municípios paraibanos - Santa Rita, Patos e Campina Grande -, que proíbem o debate de gênero nas escolas do ensino básico. O recorte temporal estudado compreende os anos de 2017 e 2018. Trata-se de uma história do Tempo Presente banhada nas águas da História Cultural. Como caminho metodológico, optou-se a Análise do Discurso a partir de Michel Foucault (2014), para analisar as narrativas dos vereadores proponentes dos projetos de lei já citados e as construções discursivas travadas nas mídias digitais a respeito da aprovação dessas leis. Assim, as fontes problematizadas na tecitura deste texto foramos projetos de lei aprovados nas casas legislativas, as entrevistas realizadas com os vereadores e professores dos municípios, as postagens nas redes sociais de pessoas posicionando-se contra ou a favor da aprovação da lei, as fotografias das manifestações de resistência por parte dos professores e os documentos que regem a educação brasileira, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As categorias que embasaram esta análise foram gênero por meio dos escritos de Judith Butler (2019), corpo a partir de Guacira Lopes Louro (2001), ideologia a partir Alípio de Sousa Filho (2011) e de “ideologia de gênero” conforme Rogério Junqueira (2017). Concluiu-se que a lei da “ideologia de gênero” configurou-se enquanto uma forma de tolher a autonomia docente dificultando o debate sobre gênero e sexualidade em sala de aula, temas que já não eram contemplados pelo currículo escolar e que existiu nos municípios estudados, diversas formas de resistência encontrada pelos professores para driblar a lei que proíbe o debate de gênero.
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Como caminho metodológico, optou-se a Análise do Discurso a partir de Michel Foucault (2014), para analisar as narrativas dos vereadores proponentes dos projetos de lei já citados e as construções discursivas travadas nas mídias digitais a respeito da aprovação dessas leis. Assim, as fontes problematizadas na tecitura deste texto foramos projetos de lei aprovados nas casas legislativas, as entrevistas realizadas com os vereadores e professores dos municípios, as postagens nas redes sociais de pessoas posicionando-se contra ou a favor da aprovação da lei, as fotografias das manifestações de resistência por parte dos professores e os documentos que regem a educação brasileira, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As categorias que embasaram esta análise foram gênero por meio dos escritos de Judith Butler (2019), corpo a partir de Guacira Lopes Louro (2001), ideologia a partir Alípio de Sousa Filho (2011) e de “ideologia de gênero” conforme Rogério Junqueira (2017). Concluiu-se que a lei da “ideologia de gênero” configurou-se enquanto uma forma de tolher a autonomia docente dificultando o debate sobre gênero e sexualidade em sala de aula, temas que já não eram contemplados pelo currículo escolar e que existiu nos municípios estudados, diversas formas de resistência encontrada pelos professores para driblar a lei que proíbe o debate de gênero.This dissertation aims to analyze educational practices in defense of teaching autonomy in the municipal education network of three municipalities in Paraíba - Santa Rita, Patos e Campina Grande -, from the approved bills that prohibit the discussion of “gender ideology” in basic education. The period studied comprises the years of 2017 and 2018. It is a story of the Present Time bathed in the waters of Cultural History. As a methodological path, we focus on Análise do Discurso from Michel Foucault (2014), to analyze the narratives of the councilors proposing the aforementioned bills and the discursive constructions in digital media regarding the approval of these laws. Thus, the sources problematized in the structure of this text are the bills approved in the legislative houses, the interviews carried out with the councilors and teachers of the municipalities, the postings on social networks of people standing against and in favor of the approval of the law, the photographs of the manifestations of resistance by the teachers and the documents that govern Brazilian education, the Plano Nacional de Educação and the Base Nacional Comum Curricular. The categories that underlie our analysis are gender through the writings of Judith Butler (2019), body from Guacira Lopes Louro (2001), ideology from Alípio de Souza Filho (2011) and “gender ideology” according to Rogério Junqueira (2017). It is concluded that the law of “gender ideology” is configured as a way of hindering the teaching autonomy, making difficult the debate about gender and sexuality in the classroom, themes that are no longer covered by the school curriculum and that existed in the municipalities studied, various forms of resistance encountered by teachers to circumvent the law that prohibits the gender debate.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.SOARES JÚNIOR, A. S.http://lattes.cnpq.br/5548182860228173LIMA NETO, Avelino Aldo.BATISTA, Ricardo dos Santos.NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.MENESES, Joedna Reis de.ARRUDA, Guilherme Lima de.2020-10-032021-09-08T23:41:41Z2021-09-082021-09-08T23:41:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21043ARRUDA, G. L. de. “Caça ás bruxas” na educação contemporânea: a lei da “ideologia de gênero” e as ameaças á autonomia docente na Paraíba (2017-2018). 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. 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