Os materiais não estruturados na educação infantil: um estudo a partir do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27756 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como temática os materiais não estruturados na Educação Infantil a partir da análise do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Dessa forma, tem como objetivo geral analisar como as crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal de Cajazeiras-PB se relacionam com os materiais não estruturados e como essa atividade potencializa suas habilidades, vislumbrando a criação de espaço-tempo educativo mais significativo. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Vygotsky (1982, 1998), Kishimoto (1994, 2002, 2007, 2010, 2011), Ostetto (1997, 2000), Oliveira (1996, 2011), Kramer (2005), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de um estudo de campo. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos a técnica de questionário com duas professoras da educação infantil e a observação não-participante de suas respectivas turmas. Para a investigação dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo elaborada por Bardin (1977). As professoras apresentaram a importância da brincadeira para a vida das crianças, pois contribui no desenvolvimento infantil, nas aprendizagens e nas interações, destacaram que conhecem os materiais não estruturados e os utilizam nas atividades pedagógicas. Os dados obtidos nas observações demonstraram que com esses materiais, as crianças ressignificaram, simbolizaram, interagiram entre si e criaram seus próprios momentos de brincadeiras e de imaginação, explorando os diferentes objetos de diversas maneiras. |
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Os materiais não estruturados na educação infantil: um estudo a partir do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal.Unstructured materials in early childhood education: a study based on the play of children aged 2 to 3 years old in a municipal day care center.Educação infantilMateriais não estruturadosBrincadeirasEnsinoAprendizagemLúdicoCriançasChild educationunstructured materialstoysTeachingLearningLudicChildrenEducação.A presente pesquisa tem como temática os materiais não estruturados na Educação Infantil a partir da análise do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Dessa forma, tem como objetivo geral analisar como as crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal de Cajazeiras-PB se relacionam com os materiais não estruturados e como essa atividade potencializa suas habilidades, vislumbrando a criação de espaço-tempo educativo mais significativo. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Vygotsky (1982, 1998), Kishimoto (1994, 2002, 2007, 2010, 2011), Ostetto (1997, 2000), Oliveira (1996, 2011), Kramer (2005), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de um estudo de campo. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos a técnica de questionário com duas professoras da educação infantil e a observação não-participante de suas respectivas turmas. Para a investigação dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo elaborada por Bardin (1977). As professoras apresentaram a importância da brincadeira para a vida das crianças, pois contribui no desenvolvimento infantil, nas aprendizagens e nas interações, destacaram que conhecem os materiais não estruturados e os utilizam nas atividades pedagógicas. Os dados obtidos nas observações demonstraram que com esses materiais, as crianças ressignificaram, simbolizaram, interagiram entre si e criaram seus próprios momentos de brincadeiras e de imaginação, explorando os diferentes objetos de diversas maneiras.The present research has as its theme the unstructured materials in Early Childhood Education from the analysis of children's play from 2 to 3 years old in a municipal nursery in the city of Cajazeiras-PB. Thus, its general objective is to study how children from 2 to 3 years old from a town day care center in Cajazeiras-PB relate to unstructured resources and how this activity makes their skills meaningful, envisioning the creation of more educational time. For the materialization of the study and understanding of the theoretical concepts we worked, based on authors such as Vygotsky (1982, 1998), Kishimoto (1994, 2002, 2007, 2010, 2011), Ostetto (1997, 2000), Oliveira (1996, 2011), Kramer (2005), among others. Methodologically, we developed a bibliographic research, with a qualitative approach, through a field study. As instruments for data collection, we used the questionnaire technique with two early childhood teachers and non-participant observation of their respective classes. To investigate the data, we opted for the Content Analysis developed by Bardin (1977). The teachers presented the importance of play for children's lives, as it contributes to child development, learning and interactions, and highlighted that they know the unstructured materials and use them in pedagogical activities. The data obtained in the observations showed that with these materials, the children re-signified, symbolized, interacted with each other and created their own moments of play and imagination, exploring different objects in different ways.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311MACHADO , Viviane Guidotti.SOUSA, Rozilene Lopes de.ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.2022-03-252022-11-08T12:39:50Z2022-11-082022-11-08T12:39:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27756ROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: um estudo a partir do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal. 2022. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:32:07Zoai:localhost:riufcg/27756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:32:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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