Os materiais não estruturados na educação infantil: um estudo a partir do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27756
Resumo: A presente pesquisa tem como temática os materiais não estruturados na Educação Infantil a partir da análise do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Dessa forma, tem como objetivo geral analisar como as crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal de Cajazeiras-PB se relacionam com os materiais não estruturados e como essa atividade potencializa suas habilidades, vislumbrando a criação de espaço-tempo educativo mais significativo. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Vygotsky (1982, 1998), Kishimoto (1994, 2002, 2007, 2010, 2011), Ostetto (1997, 2000), Oliveira (1996, 2011), Kramer (2005), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de um estudo de campo. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos a técnica de questionário com duas professoras da educação infantil e a observação não-participante de suas respectivas turmas. Para a investigação dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo elaborada por Bardin (1977). As professoras apresentaram a importância da brincadeira para a vida das crianças, pois contribui no desenvolvimento infantil, nas aprendizagens e nas interações, destacaram que conhecem os materiais não estruturados e os utilizam nas atividades pedagógicas. Os dados obtidos nas observações demonstraram que com esses materiais, as crianças ressignificaram, simbolizaram, interagiram entre si e criaram seus próprios momentos de brincadeiras e de imaginação, explorando os diferentes objetos de diversas maneiras.
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