Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30352 |
Resumo: | Sendo um programa estratégico o 5s é considerado um dos mais eficazes dentre as ferramentas da gestão de qualidade, além disso, proporciona grande potencial de sucesso competitivo da empresa no mercado. Assim, o trabalho tem como objetivo analisar se existe algum dos sensos da metodologia 5s em um supermercado de pequeno porte em Redenção- Pará. Após as análises e observações foi verificado que com a implantação do 5s a empresa poderia aumentar seu grau de competitividade. Quanto ao método utilizou-se o estudo de caso, realizado com visitas in loco e aplicação de questionário aos funcionários e clientes do estabelecimento. Após as análises foi sugerido o desenvolvimento do programa 5s, pois foram detectadas falhas na limpeza, arrumação e ordem dos produtos, assim como no atendimento, em que os sensos auxiliariam na melhoria desses casos, promovendo também um aumento na qualidade de vida dos funcionários. Um conjunto de fatores que se aperfeiçoados elevam a produtividade da organização. |
id |
UFCG_fdaa4b56b39d7275d8711dd23397e90b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30352 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Submitted by Teresa Sousa (teresacris1027@gmail.com) on 2023-06-22T13:27:56Z No. of bitstreams: 1 ANÁLISE QUANTO A EXISTÊNCIA DO 5S NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 116783 bytes, checksum: b43cdf5721d5b081bbf681282f760000 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-22T13:27:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANÁLISE QUANTO A EXISTÊNCIA DO 5S NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 116783 bytes, checksum: b43cdf5721d5b081bbf681282f760000 (MD5) Previous issue date: 2017Sendo um programa estratégico o 5s é considerado um dos mais eficazes dentre as ferramentas da gestão de qualidade, além disso, proporciona grande potencial de sucesso competitivo da empresa no mercado. Assim, o trabalho tem como objetivo analisar se existe algum dos sensos da metodologia 5s em um supermercado de pequeno porte em Redenção- Pará. Após as análises e observações foi verificado que com a implantação do 5s a empresa poderia aumentar seu grau de competitividade. Quanto ao método utilizou-se o estudo de caso, realizado com visitas in loco e aplicação de questionário aos funcionários e clientes do estabelecimento. Após as análises foi sugerido o desenvolvimento do programa 5s, pois foram detectadas falhas na limpeza, arrumação e ordem dos produtos, assim como no atendimento, em que os sensos auxiliariam na melhoria desses casos, promovendo também um aumento na qualidade de vida dos funcionários. Um conjunto de fatores que se aperfeiçoados elevam a produtividade da organização.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Qualidade nos serviçosMetodologia 5sSupermercadoRedenção - PA - supermercadoEstudo de casoQuality in services5s methodologySupermarketRedemption - PA - supermarketCase studyQualité dans les servicesMéthodologie 5sSupermarchéRachat - PA - supermarchéÉtude de casCalidad en serviciosRedención - PA - supermercadoEstudio de caso5Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará.Analysis regarding the existence of 5s in the provision of services in a small supermarket in Redenção - Pará.20172023-06-22T13:27:56Z2023-06-222023-06-22T13:27:56Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30352TIGRE, Natâmila de Sousa; LIMA, Sara Ribeiro; BARBOSA, Aline dos Santos; OLIVEIRA, Helka Evilla da Silva de. Análise quanto a existência de 5S na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30352info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporTIGRE, Natânmila de Sousa.LIMA, Sara Ribeiro.BARBOSA, Aline dos Santos.OLIVEIRA, Helka Evilla da Silva de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30352/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALANÁLISE QUANTO A EXISTÊNCIA DO 5S NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfANÁLISE QUANTO A EXISTÊNCIA DO 5S NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - V ANAIS - SIMEP ARTIGO 2017.pdfapplication/pdf116783http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30352/1/AN%C3%81LISE+QUANTO+A+EXIST%C3%8ANCIA+DO+5S+NA+PRESTA%C3%87%C3%83O+DE+SERVI%C3%87OS+-+V+ANAIS+-+SIMEP+ARTIGO+2017.pdfb43cdf5721d5b081bbf681282f760000MD51riufcg/303522023-11-29 09:02:58.702oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:36:36.872108Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Analysis regarding the existence of 5s in the provision of services in a small supermarket in Redenção - Pará. |
title |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. |
spellingShingle |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. TIGRE, Natânmila de Sousa. Engenharia de Produção. Qualidade nos serviços Metodologia 5s Supermercado Redenção - PA - supermercado Estudo de caso Quality in services 5s methodology Supermarket Redemption - PA - supermarket Case study Qualité dans les services Méthodologie 5s Supermarché Rachat - PA - supermarché Étude de cas Calidad en servicios Redención - PA - supermercado Estudio de caso |
title_short |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. |
title_full |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. |
title_fullStr |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. |
title_full_unstemmed |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. |
title_sort |
Análise quanto a existência de 5s na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. |
author |
TIGRE, Natânmila de Sousa. |
author_facet |
TIGRE, Natânmila de Sousa. LIMA, Sara Ribeiro. BARBOSA, Aline dos Santos. OLIVEIRA, Helka Evilla da Silva de. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Sara Ribeiro. BARBOSA, Aline dos Santos. OLIVEIRA, Helka Evilla da Silva de. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TIGRE, Natânmila de Sousa. LIMA, Sara Ribeiro. BARBOSA, Aline dos Santos. OLIVEIRA, Helka Evilla da Silva de. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia de Produção. |
topic |
Engenharia de Produção. Qualidade nos serviços Metodologia 5s Supermercado Redenção - PA - supermercado Estudo de caso Quality in services 5s methodology Supermarket Redemption - PA - supermarket Case study Qualité dans les services Méthodologie 5s Supermarché Rachat - PA - supermarché Étude de cas Calidad en servicios Redención - PA - supermercado Estudio de caso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade nos serviços Metodologia 5s Supermercado Redenção - PA - supermercado Estudo de caso Quality in services 5s methodology Supermarket Redemption - PA - supermarket Case study Qualité dans les services Méthodologie 5s Supermarché Rachat - PA - supermarché Étude de cas Calidad en servicios Redención - PA - supermercado Estudio de caso |
description |
Sendo um programa estratégico o 5s é considerado um dos mais eficazes dentre as ferramentas da gestão de qualidade, além disso, proporciona grande potencial de sucesso competitivo da empresa no mercado. Assim, o trabalho tem como objetivo analisar se existe algum dos sensos da metodologia 5s em um supermercado de pequeno porte em Redenção- Pará. Após as análises e observações foi verificado que com a implantação do 5s a empresa poderia aumentar seu grau de competitividade. Quanto ao método utilizou-se o estudo de caso, realizado com visitas in loco e aplicação de questionário aos funcionários e clientes do estabelecimento. Após as análises foi sugerido o desenvolvimento do programa 5s, pois foram detectadas falhas na limpeza, arrumação e ordem dos produtos, assim como no atendimento, em que os sensos auxiliariam na melhoria desses casos, promovendo também um aumento na qualidade de vida dos funcionários. Um conjunto de fatores que se aperfeiçoados elevam a produtividade da organização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-22T13:27:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-22 2023-06-22T13:27:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30352 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TIGRE, Natâmila de Sousa; LIMA, Sara Ribeiro; BARBOSA, Aline dos Santos; OLIVEIRA, Helka Evilla da Silva de. Análise quanto a existência de 5S na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30352 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30352 |
identifier_str_mv |
TIGRE, Natâmila de Sousa; LIMA, Sara Ribeiro; BARBOSA, Aline dos Santos; OLIVEIRA, Helka Evilla da Silva de. Análise quanto a existência de 5S na prestação de serviços em um supermercado de pequeno porte em Redenção - Pará. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30352/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30352/1/AN%C3%81LISE+QUANTO+A+EXIST%C3%8ANCIA+DO+5S+NA+PRESTA%C3%87%C3%83O+DE+SERVI%C3%87OS+-+V+ANAIS+-+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b43cdf5721d5b081bbf681282f760000 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396875040063488 |