Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Francinaldo Carlos.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14721
Resumo: A evasão de alunos dos cursos de graduação tem se apresentado como um dos principais problemas do sistema de ensino superior brasileiro. É resultante de um complexo cenário de interações entre fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais que influenciam, direta ou indiretamente, nas experiências acadêmicas e pessoais dos alunos, levando-os a permanecerem ou abandonarem o curso. Entre as causas mais comuns deste problema estão o baixo desempenho e as recorrentes falhas em disciplinas obrigatórias. Nos cursos das áreas de Engenharia, Matemática e Computação, as disciplinas de base matemática têm sido uma constante preocupação, principalmente as que envolvem Cálculo Diferencial e Integral. Estas disciplinas vêm apresentando um elevado índice de reprovação e abandonos que tem preocupado professores, coordenadores de cursos e instituições de ensino superior. O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os mais bem avaliados do país. No entanto, os alunos apresentam taxas de reprovação acima dos 50% na disciplina Cálculo I. Neste trabalho, investigamos a influência da disciplina Cálculo I na evasão de alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG. O estudo foi dividido em três etapas: (i) análise dos dados dos Sistema de Controle Acadêmico; (ii) análise de dados coletados através de questionários aplicados a alunos; e (iii) análise de conteúdos de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que, nos últimos quatorze anos (de 2006 e 2019), cerca de 40% dos alunos de Graduação em Ciências da Computação evadiram do curso. Encontramos evidências de que não apenas a disciplina Cálculo I, mas as disciplinas matemáticas em geral, contribuem para as altas taxas de evasão encontradas. Cerca de 56% das evasões por cancelamento de matrícula, ao reprovar a mesma disciplina por três vezes, ocorreram em disciplinas matemáticas. Identificamos, por meio da análise das entrevistas, fatores que tornaram Cálculo I uma disciplina desafiadora para os alunos. Estes fatores estão relacionados tanto às características individuais dos alunos quanto àqueles associados ao papel do professor e à preparação da disciplina. Entre os fatores que mais contribuem para as falhas em Cálculo I estão as deficiências dos alunos nos conteúdos de matemática básica, a forma como a disciplina é ministrada, e falta de comprometimento do aluno com a disciplina.
id UFCG_feb88d7df359f04efa2c05c5adc245eb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14721
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.Exploratory study on evasion in the UFCG Computer Course: a look at the Calculus I discipline.Evasão EstudantilStudent DropoutDeserción de EstudiantesReprovaçãoDesaprobaciónDisapprovalCálculoCalculationLingüísticaA evasão de alunos dos cursos de graduação tem se apresentado como um dos principais problemas do sistema de ensino superior brasileiro. É resultante de um complexo cenário de interações entre fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais que influenciam, direta ou indiretamente, nas experiências acadêmicas e pessoais dos alunos, levando-os a permanecerem ou abandonarem o curso. Entre as causas mais comuns deste problema estão o baixo desempenho e as recorrentes falhas em disciplinas obrigatórias. Nos cursos das áreas de Engenharia, Matemática e Computação, as disciplinas de base matemática têm sido uma constante preocupação, principalmente as que envolvem Cálculo Diferencial e Integral. Estas disciplinas vêm apresentando um elevado índice de reprovação e abandonos que tem preocupado professores, coordenadores de cursos e instituições de ensino superior. O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os mais bem avaliados do país. No entanto, os alunos apresentam taxas de reprovação acima dos 50% na disciplina Cálculo I. Neste trabalho, investigamos a influência da disciplina Cálculo I na evasão de alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG. O estudo foi dividido em três etapas: (i) análise dos dados dos Sistema de Controle Acadêmico; (ii) análise de dados coletados através de questionários aplicados a alunos; e (iii) análise de conteúdos de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que, nos últimos quatorze anos (de 2006 e 2019), cerca de 40% dos alunos de Graduação em Ciências da Computação evadiram do curso. Encontramos evidências de que não apenas a disciplina Cálculo I, mas as disciplinas matemáticas em geral, contribuem para as altas taxas de evasão encontradas. Cerca de 56% das evasões por cancelamento de matrícula, ao reprovar a mesma disciplina por três vezes, ocorreram em disciplinas matemáticas. Identificamos, por meio da análise das entrevistas, fatores que tornaram Cálculo I uma disciplina desafiadora para os alunos. Estes fatores estão relacionados tanto às características individuais dos alunos quanto àqueles associados ao papel do professor e à preparação da disciplina. Entre os fatores que mais contribuem para as falhas em Cálculo I estão as deficiências dos alunos nos conteúdos de matemática básica, a forma como a disciplina é ministrada, e falta de comprometimento do aluno com a disciplina.Undergraduate dropout has been one of the main problems in the Brazilian higher education system. It may result from complex interactions involving personal, social, economic, and institutional factors that directly or indirectly influence students’ academic and personal experiences leading them to stay or leave the program. Among the most common causes of this problem are low performance and recurring failures in required courses. Courses that target basic mathematics have been a constant concern for programs in the STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) field, especially those involving Differential and Integral Calculus. These courses have shown high failure and dropout rates, worrying teachers, coordinators, and other managers. The Bachelor in Computer Science program at the Federal University of Campina Grande (UFCG) is among the country’s best-evaluated programs. However, it presents student’s failure rates over 50% for the Differential and Integral Calculus I courses. In this work, we investigate the influence of the Calculus I course on the student dropout rate at UFCG’s BS in Computer Science program. The study comprises three stages: (i) analysis of UFCG Academic Control System data; (ii) analysis of data we collected from the students through a survey; and, (iii) content analysis of data collected through semi-structured interviews we conducted. Results reveal that in the last fourteen years (from 2006 to 2019), about 40% of the Computer Science undergrad students dropped out of the program. We found evidence that not only the Calculus I course, but mathematics courses in general, contribute to the high dropout rates found. About 56% of the dropouts due to enrollment cancellations after the student fails the same course three times involve mathematical courses. Through the analysis of the interviews, we identified factors that made Calculus I a challenging course for students. These factors are related both to the individual characteristics of the students and to the teacher’s role and the preparation of the course. Among the factors that most contributed to failures in the Calculus I course are deficits in the students’ mathematical fundamental curriculum, the methodology the teachers use to conduct the course, and the student’s lack of commitment to the course.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGCAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.SAMPAIO, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/4584896935221260LOPES, Raquel Vigolvino.LOPES, R. V.http://lattes.cnpq.br/0577503698179302MARINHO, Leandro Balby.BITTENCOURT, Roberto Almeida.NUNES, Francinaldo Carlos.2020-07-302020-08-31T18:57:10Z2020-08-312020-08-31T18:57:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14721NUNES, F. C. Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-09-02T14:58:50Zoai:localhost:riufcg/14721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-09-02T14:58:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
Exploratory study on evasion in the UFCG Computer Course: a look at the Calculus I discipline.
title Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
spellingShingle Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
NUNES, Francinaldo Carlos.
Evasão Estudantil
Student Dropout
Deserción de Estudiantes
Reprovação
Desaprobación
Disapproval
Cálculo
Calculation
Lingüística
title_short Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
title_full Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
title_fullStr Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
title_sort Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I.
author NUNES, Francinaldo Carlos.
author_facet NUNES, Francinaldo Carlos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
SAMPAIO, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/4584896935221260
LOPES, Raquel Vigolvino.
LOPES, R. V.
http://lattes.cnpq.br/0577503698179302
MARINHO, Leandro Balby.
BITTENCOURT, Roberto Almeida.
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Francinaldo Carlos.
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão Estudantil
Student Dropout
Deserción de Estudiantes
Reprovação
Desaprobación
Disapproval
Cálculo
Calculation
Lingüística
topic Evasão Estudantil
Student Dropout
Deserción de Estudiantes
Reprovação
Desaprobación
Disapproval
Cálculo
Calculation
Lingüística
description A evasão de alunos dos cursos de graduação tem se apresentado como um dos principais problemas do sistema de ensino superior brasileiro. É resultante de um complexo cenário de interações entre fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais que influenciam, direta ou indiretamente, nas experiências acadêmicas e pessoais dos alunos, levando-os a permanecerem ou abandonarem o curso. Entre as causas mais comuns deste problema estão o baixo desempenho e as recorrentes falhas em disciplinas obrigatórias. Nos cursos das áreas de Engenharia, Matemática e Computação, as disciplinas de base matemática têm sido uma constante preocupação, principalmente as que envolvem Cálculo Diferencial e Integral. Estas disciplinas vêm apresentando um elevado índice de reprovação e abandonos que tem preocupado professores, coordenadores de cursos e instituições de ensino superior. O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os mais bem avaliados do país. No entanto, os alunos apresentam taxas de reprovação acima dos 50% na disciplina Cálculo I. Neste trabalho, investigamos a influência da disciplina Cálculo I na evasão de alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG. O estudo foi dividido em três etapas: (i) análise dos dados dos Sistema de Controle Acadêmico; (ii) análise de dados coletados através de questionários aplicados a alunos; e (iii) análise de conteúdos de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que, nos últimos quatorze anos (de 2006 e 2019), cerca de 40% dos alunos de Graduação em Ciências da Computação evadiram do curso. Encontramos evidências de que não apenas a disciplina Cálculo I, mas as disciplinas matemáticas em geral, contribuem para as altas taxas de evasão encontradas. Cerca de 56% das evasões por cancelamento de matrícula, ao reprovar a mesma disciplina por três vezes, ocorreram em disciplinas matemáticas. Identificamos, por meio da análise das entrevistas, fatores que tornaram Cálculo I uma disciplina desafiadora para os alunos. Estes fatores estão relacionados tanto às características individuais dos alunos quanto àqueles associados ao papel do professor e à preparação da disciplina. Entre os fatores que mais contribuem para as falhas em Cálculo I estão as deficiências dos alunos nos conteúdos de matemática básica, a forma como a disciplina é ministrada, e falta de comprometimento do aluno com a disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
2020-08-31T18:57:10Z
2020-08-31
2020-08-31T18:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14721
NUNES, F. C. Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14721
identifier_str_mv NUNES, F. C. Estudo exploratório sobre a evasão no curso de Computação da UFCG: um olhar sobre a disciplina cálculo I. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744458500014080