Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno. |
id |
UFCG_ff2cf0fd8f4f9e471d345f9080910134 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5743 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.Teaching sociology, democracy and social representation: case study in a public school in Western Parairi Cariri.DemocraciaEnsino de sociologiaRepresentação socialDemocracy Sociology teaching Social representationEste trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno.This paper concerns about the social representations of high school students from the School Senador José Gaudêncio, in the municipality of Serra Branca - PB regarding the understanding that they have on democracy. It is understood that all social representation is the representation of an object and a subject (REIS & BELLINI, 2011). Therefore, this paper considers the knowledge that is built within the relations of individuals to their space. Thus, through Discourse Analysis of Collective Subject of Lefèvre & Lefèvre (2003) it was possible to make in this paper, the construction of four speeches: Democracy is a form of government of the people; a democratic government is one that "offers" voice to the people; Democracy is linked solely to the exercise of voting. Related policy issues: democracy, power, state, elections, forms of government, are not worked upon sufficiently in the discipline of Sociology. Given this context, it was possible to analyze the social representations of respondents with regard to democracy, and point out how the pedagogical practices developed in the lessons of sociology can contribute to expansion of exposed social representations, in this paper, since the use of appropriate teaching methodologies is sine qua non condition for appropriate learning of any student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMONTEIRO, José Marciano.MONTEIRO, J. M.http://lattes.cnpq.br/1364782229198714BARBOSA, Ivan Fontes.DINIZ, Paulo César Oliveira.RODRIGUES, Mariana.2014-04-222019-08-13T14:25:37Z2019-08-132019-08-13T14:25:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigueshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743RODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T16:35:03Zoai:localhost:riufcg/5743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T16:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. Teaching sociology, democracy and social representation: case study in a public school in Western Parairi Cariri. |
title |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. |
spellingShingle |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. RODRIGUES, Mariana. Democracia Ensino de sociologia Representação social Democracy Sociology teaching Social representation |
title_short |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_full |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_fullStr |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_full_unstemmed |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. |
title_sort |
Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. |
author |
RODRIGUES, Mariana. |
author_facet |
RODRIGUES, Mariana. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MONTEIRO, José Marciano. MONTEIRO, J. M. http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 BARBOSA, Ivan Fontes. DINIZ, Paulo César Oliveira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Mariana. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Ensino de sociologia Representação social Democracy Sociology teaching Social representation |
topic |
Democracia Ensino de sociologia Representação social Democracy Sociology teaching Social representation |
description |
Este trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-22 2019-08-13T14:25:37Z 2019-08-13 2019-08-13T14:25:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743 RODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386238447616 |