Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Mariana.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743
Resumo: Este trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno.
id UFCG_ff2cf0fd8f4f9e471d345f9080910134
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5743
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.Teaching sociology, democracy and social representation: case study in a public school in Western Parairi Cariri.DemocraciaEnsino de sociologiaRepresentação socialDemocracy  Sociology teaching  Social representationEste trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno.This paper concerns about the social representations of high school students from the School Senador José Gaudêncio, in the municipality of Serra Branca - PB regarding the understanding that they have on democracy. It is understood that all social representation is the representation of an object and a subject (REIS & BELLINI, 2011). Therefore, this paper considers the knowledge that is built within the relations of individuals to their space. Thus, through Discourse Analysis of Collective Subject of Lefèvre & Lefèvre (2003) it was possible to make in this paper, the construction of four speeches: Democracy is a form of government of the people; a democratic government is one that "offers" voice to the people; Democracy is linked solely to the exercise of voting. Related policy issues: democracy, power, state, elections, forms of government, are not worked upon sufficiently in the discipline of Sociology. Given this context, it was possible to analyze the social representations of respondents with regard to democracy, and point out how the pedagogical practices developed in the lessons of sociology can contribute to expansion of exposed social representations, in this paper, since the use of appropriate teaching methodologies is sine qua non condition for appropriate learning of any student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMONTEIRO, José Marciano.MONTEIRO, J. M.http://lattes.cnpq.br/1364782229198714BARBOSA, Ivan Fontes.DINIZ, Paulo César Oliveira.RODRIGUES, Mariana.2014-04-222019-08-13T14:25:37Z2019-08-132019-08-13T14:25:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigueshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743RODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T16:35:03Zoai:localhost:riufcg/5743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T16:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
Teaching sociology, democracy and social representation: case study in a public school in Western Parairi Cariri.
title Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
spellingShingle Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
RODRIGUES, Mariana.
Democracia
Ensino de sociologia
Representação social
Democracy  
Sociology teaching  
Social representation
title_short Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
title_full Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
title_fullStr Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
title_full_unstemmed Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
title_sort Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.
author RODRIGUES, Mariana.
author_facet RODRIGUES, Mariana.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MONTEIRO, José Marciano.
MONTEIRO, J. M.
http://lattes.cnpq.br/1364782229198714
BARBOSA, Ivan Fontes.
DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Mariana.
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Ensino de sociologia
Representação social
Democracy  
Sociology teaching  
Social representation
topic Democracia
Ensino de sociologia
Representação social
Democracy  
Sociology teaching  
Social representation
description Este trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-22
2019-08-13T14:25:37Z
2019-08-13
2019-08-13T14:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743
RODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743
identifier_str_mv RODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386238447616