Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ramísio Vieira de.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GOMES, Almir Anacleto de Araújo., SILVA, Mikaylson da Rocha., FREITAS, Raquel Monteiro da Silva., ALMEIDA, Maria de Fátima.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação.
id UFCG_ff30b32f79e4b4e23d56c0ad94d2584c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35554
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom.LeituraEnsino médioDialogismoGênero anúncio - leituraReadingHigh schoolDialogismAd genre - readingLinguística.Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-05-06T21:52:12Z2024-05-062024-05-06T21:52:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554porSOUZA, Ramísio Vieira de.GOMES, Almir Anacleto de Araújo.SILVA, Mikaylson da Rocha.FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.ALMEIDA, Maria de Fátima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-06T23:07:05Zoai:localhost:riufcg/35554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-06T23:07:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom.
title Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
spellingShingle Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
SOUZA, Ramísio Vieira de.
Leitura
Ensino médio
Dialogismo
Gênero anúncio - leitura
Reading
High school
Dialogism
Ad genre - reading
Linguística.
title_short Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
title_full Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
title_fullStr Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
title_full_unstemmed Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
title_sort Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
author SOUZA, Ramísio Vieira de.
author_facet SOUZA, Ramísio Vieira de.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
SILVA, Mikaylson da Rocha.
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
ALMEIDA, Maria de Fátima.
author_role author
author2 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
SILVA, Mikaylson da Rocha.
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
ALMEIDA, Maria de Fátima.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Ramísio Vieira de.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
SILVA, Mikaylson da Rocha.
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
ALMEIDA, Maria de Fátima.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino médio
Dialogismo
Gênero anúncio - leitura
Reading
High school
Dialogism
Ad genre - reading
Linguística.
topic Leitura
Ensino médio
Dialogismo
Gênero anúncio - leitura
Reading
High school
Dialogism
Ad genre - reading
Linguística.
description Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2024-05-06T21:52:12Z
2024-05-06
2024-05-06T21:52:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
identifier_str_mv SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620615106560