Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação. |
id |
UFCG_ff30b32f79e4b4e23d56c0ad94d2584c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35554 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula.A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom.LeituraEnsino médioDialogismoGênero anúncio - leituraReadingHigh schoolDialogismAd genre - readingLinguística.Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-05-06T21:52:12Z2024-05-062024-05-06T21:52:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554porSOUZA, Ramísio Vieira de.GOMES, Almir Anacleto de Araújo.SILVA, Mikaylson da Rocha.FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.ALMEIDA, Maria de Fátima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-06T23:07:05Zoai:localhost:riufcg/35554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-06T23:07:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom. |
title |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
spellingShingle |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. SOUZA, Ramísio Vieira de. Leitura Ensino médio Dialogismo Gênero anúncio - leitura Reading High school Dialogism Ad genre - reading Linguística. |
title_short |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
title_full |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
title_fullStr |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
title_sort |
Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
author |
SOUZA, Ramísio Vieira de. |
author_facet |
SOUZA, Ramísio Vieira de. GOMES, Almir Anacleto de Araújo. SILVA, Mikaylson da Rocha. FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. ALMEIDA, Maria de Fátima. |
author_role |
author |
author2 |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo. SILVA, Mikaylson da Rocha. FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. ALMEIDA, Maria de Fátima. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Ramísio Vieira de. GOMES, Almir Anacleto de Araújo. SILVA, Mikaylson da Rocha. FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. ALMEIDA, Maria de Fátima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino médio Dialogismo Gênero anúncio - leitura Reading High school Dialogism Ad genre - reading Linguística. |
topic |
Leitura Ensino médio Dialogismo Gênero anúncio - leitura Reading High school Dialogism Ad genre - reading Linguística. |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2024-05-06T21:52:12Z 2024-05-06 2024-05-06T21:52:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620615106560 |