Práticas de leitura na escola: bases para (de) formação do sujeito leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria das Dores Félix de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182132
Resumo: A presente pesquisa tem como tema central a questão da linguagem em seu eixo dialógico, em particular os postulados sociointeracionistas. Nosso estudo adota como ponto inicial o trabalho desenvolvido em sala de aula focalizando justamente as práticas de leitura realizadas num contexto cuja caracterização, definida por orientações monologizantes, tende a promover a fragilização da relação entre sujeito e linguagem, com repercussões decisivas no antagonismo que se cria entre o sujeito discursivo/leitor e o estudante, mantendo-os isolados. Privilegiam-se ações e atitudes do estudante por intermédio de sua relação com a disciplina de língua portuguesa, com perdas importantes para a formação do sujeito discursivo da língua materna, na medida da desconfiguração desta, como mecanismo cultural de interação sociocomunicativa. Os parâmetros monológicos de ensino, burocratizantes e confinados à escola, abrem mão do contexto sócio-histórico-cultural como basilares de toda e qualquer possível e efetiva compreensão, a partir da construção de modelos de representação funcional da língua, limitando ao indivíduo percepções formadoras de sua identidade de sujeito leitor. A pesquisa pretende investigar o instrumento pedagógico utilizado em sala de aula, pressuposto nas práticas de leitura realizadas, como agenciadores destas ações dicotômicas. Na tentativa de fortalecer a relação entre sujeito e linguagem, fundamental neste processo formativo do leitor, cabe ainda pensar em práticas que invistam no sujeito discursivo do aluno, como proposta de intervenção. Para isso, a metodologia utilizada será de natureza qualitativa de investigação, sob a modalidade da análise documental nas apostilas utilizadas no ensino de língua portuguesa, em sala multisseriada de 4º e 5º ano.
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