Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alessandra Souza.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408
Resumo: A utilização de materiais de ensino inseridos no meio virtual tem sido bastante recorrente nos últimos anos. A facilidade na busca e acesso, a variedade e rapidez com que as informações chegam até os usuários contribuem com o constante crescimento da publicação de conteúdos nesse suporte. Com base nisso, esta dissertação investiga os conjuntos de instruções para produção de resumos acadêmicos, doravante CIRA, dispostos em páginas virtuais, estudo ainda não contemplado na literatura dos gêneros discursivos. Intenciona-se responder a questão “Os conjuntos de instruções para resumos acadêmicos (CIRA) publicados em páginas da web são suficientes para atender a demanda de produção escrita do gênero resumo acadêmico?” por meio de objetivos que permitam, de modo geral: investigar a contribuição dos CIRA para atender a demanda da produção escrita do gênero RA, e de modo específico: caracterizar os CIRA publicados em sites da web e relacionar as concepções de escrita subjacentes aos comentários de usuários leitores da página com a expectativa de produção escrita do RA. A condução da pesquisa ocorreu com base na observação dos objetos CIRA e comentários a eles relacionados, sistematizados com base numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista, através da investigação por amostragem representativa do gênero em estudo e dos comentários que apresentam o posicionamento de leitores frente aos conjuntos de instruções. Dentre os pressuspostos teóricos utilizados Swales (1990; 2004) e Bawarshi e Reiff (2013) permitem a análise do referido gênero enquanto ação situada; Sercundes (1998) e Koch e Elias (2009) possibilitam a discussão acerca das concepções de escrita subjacentes aos comentários; assim como Salíes e Shepherd (2013) e Barton e Lee (2015) embasam a pesquisa sobre os gêneros inseridos no suporte virtual. Os resultados obtidos apontam para a identificação de um gênero predominantemente prescritivo que não apresenta reflexões acerca das etapas processuais necessárias para o desenvolvimento da escrita do resumo acadêmico, permitindo a conclusão de que concebe a escrita sob o viés cognitivo que visa à elaboração de produtos prontos e acabados.
id UFCG_ff6d0797736f01e0e9fd837d6269a302
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2408
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.Resumos acadêmicosPáginas virtuaisInstruções virtuaisConcepções de escritaAcademic summariesVirtual pagesVirtual instructionsWriting conceptsMétodos e Técnicas de EnsinoEnsino-AprendizagemA utilização de materiais de ensino inseridos no meio virtual tem sido bastante recorrente nos últimos anos. A facilidade na busca e acesso, a variedade e rapidez com que as informações chegam até os usuários contribuem com o constante crescimento da publicação de conteúdos nesse suporte. Com base nisso, esta dissertação investiga os conjuntos de instruções para produção de resumos acadêmicos, doravante CIRA, dispostos em páginas virtuais, estudo ainda não contemplado na literatura dos gêneros discursivos. Intenciona-se responder a questão “Os conjuntos de instruções para resumos acadêmicos (CIRA) publicados em páginas da web são suficientes para atender a demanda de produção escrita do gênero resumo acadêmico?” por meio de objetivos que permitam, de modo geral: investigar a contribuição dos CIRA para atender a demanda da produção escrita do gênero RA, e de modo específico: caracterizar os CIRA publicados em sites da web e relacionar as concepções de escrita subjacentes aos comentários de usuários leitores da página com a expectativa de produção escrita do RA. A condução da pesquisa ocorreu com base na observação dos objetos CIRA e comentários a eles relacionados, sistematizados com base numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista, através da investigação por amostragem representativa do gênero em estudo e dos comentários que apresentam o posicionamento de leitores frente aos conjuntos de instruções. Dentre os pressuspostos teóricos utilizados Swales (1990; 2004) e Bawarshi e Reiff (2013) permitem a análise do referido gênero enquanto ação situada; Sercundes (1998) e Koch e Elias (2009) possibilitam a discussão acerca das concepções de escrita subjacentes aos comentários; assim como Salíes e Shepherd (2013) e Barton e Lee (2015) embasam a pesquisa sobre os gêneros inseridos no suporte virtual. Os resultados obtidos apontam para a identificação de um gênero predominantemente prescritivo que não apresenta reflexões acerca das etapas processuais necessárias para o desenvolvimento da escrita do resumo acadêmico, permitindo a conclusão de que concebe a escrita sob o viés cognitivo que visa à elaboração de produtos prontos e acabados.The use of teaching materials included in the virtual environment has been quite applicant, in recent years. The ease in search and access, the variety and fast with which information reaches users contribute to the continued growth of the publication of content in that medium. On this basis, this dissertation investigates the sets of instructions for production of summaries academics, according to the sets of instructions for academic summaries (CIRA), arranged in virtual pages, study has not contemplated in the literature of the discursive genres. Intends to answer the question “The sets of instructions for academic summaries (CIRA) published on web pages are sufficient to meet the demand of written production of gender academic summary?” By means of objective which allow, in general: to investigate the contribution of CIRA to meet the demand of written production of gender Academic Summary (RA), and specific way: characterize the CIRA published on web sites and relate the concepts of writing behind the user comments readers of the page with the expectation of written production of RA. The conduct of the research was based on the observation of objects CIRA and reviews them related, which were systematized on the basis of a methodology descriptive-interpretative, through research by representative sampling of the genre study and the comments that have the positioning of readers outside the sets of instructions. Among the ideal theory used Swales (1990; 2004) and Bawarshi and Reiff (2013) allow the analysis of the genre while action situated; Sercundes (1998) and Koch and Elias (2009) allow for the discussion about the concepts of writing behind the reviews; as Salíes and Shepherd (2013) and Barton and Lee (2015) supports research on the genre inserted into virtual support. The results point to the identification of a predominantly prescriptive genre that presents no reflections about the procedural steps necessary for the development of the resume writing student, allowing the conclusion that conceives the writing under the cognitive bias to the preparation of products ready and finished.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.RODRIGUES, Linduarte Pereira.SILVA, Alessandra Souza.2016-07-152018-12-14T17:19:03Z2018-12-142018-12-14T17:19:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408SILVA, A. S. Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T17:48:03Zoai:localhost:riufcg/2408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T17:48:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
title Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
spellingShingle Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
SILVA, Alessandra Souza.
Resumos acadêmicos
Páginas virtuais
Instruções virtuais
Concepções de escrita
Academic summaries
Virtual pages
Virtual instructions
Writing concepts
Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino-Aprendizagem
title_short Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
title_full Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
title_fullStr Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
title_full_unstemmed Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
title_sort Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos.
author SILVA, Alessandra Souza.
author_facet SILVA, Alessandra Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Williany Miranda da.
SILVA, W. M.
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244
ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Alessandra Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Resumos acadêmicos
Páginas virtuais
Instruções virtuais
Concepções de escrita
Academic summaries
Virtual pages
Virtual instructions
Writing concepts
Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino-Aprendizagem
topic Resumos acadêmicos
Páginas virtuais
Instruções virtuais
Concepções de escrita
Academic summaries
Virtual pages
Virtual instructions
Writing concepts
Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino-Aprendizagem
description A utilização de materiais de ensino inseridos no meio virtual tem sido bastante recorrente nos últimos anos. A facilidade na busca e acesso, a variedade e rapidez com que as informações chegam até os usuários contribuem com o constante crescimento da publicação de conteúdos nesse suporte. Com base nisso, esta dissertação investiga os conjuntos de instruções para produção de resumos acadêmicos, doravante CIRA, dispostos em páginas virtuais, estudo ainda não contemplado na literatura dos gêneros discursivos. Intenciona-se responder a questão “Os conjuntos de instruções para resumos acadêmicos (CIRA) publicados em páginas da web são suficientes para atender a demanda de produção escrita do gênero resumo acadêmico?” por meio de objetivos que permitam, de modo geral: investigar a contribuição dos CIRA para atender a demanda da produção escrita do gênero RA, e de modo específico: caracterizar os CIRA publicados em sites da web e relacionar as concepções de escrita subjacentes aos comentários de usuários leitores da página com a expectativa de produção escrita do RA. A condução da pesquisa ocorreu com base na observação dos objetos CIRA e comentários a eles relacionados, sistematizados com base numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista, através da investigação por amostragem representativa do gênero em estudo e dos comentários que apresentam o posicionamento de leitores frente aos conjuntos de instruções. Dentre os pressuspostos teóricos utilizados Swales (1990; 2004) e Bawarshi e Reiff (2013) permitem a análise do referido gênero enquanto ação situada; Sercundes (1998) e Koch e Elias (2009) possibilitam a discussão acerca das concepções de escrita subjacentes aos comentários; assim como Salíes e Shepherd (2013) e Barton e Lee (2015) embasam a pesquisa sobre os gêneros inseridos no suporte virtual. Os resultados obtidos apontam para a identificação de um gênero predominantemente prescritivo que não apresenta reflexões acerca das etapas processuais necessárias para o desenvolvimento da escrita do resumo acadêmico, permitindo a conclusão de que concebe a escrita sob o viés cognitivo que visa à elaboração de produtos prontos e acabados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
2018-12-14T17:19:03Z
2018-12-14
2018-12-14T17:19:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408
SILVA, A. S. Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408
identifier_str_mv SILVA, A. S. Analisando instruções em páginas virtuais para a produção de resumos acadêmicos. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744363818844160