The trajectory between school and the world of the work of EEEP graduates in CearÃ: from legal to real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniele Luciano Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19004
Resumo: A pesquisa discute o Programa de Ensino MÃdio integrado à EducaÃÃo Profissional das Escolas Estaduais Cearenses, que surgiu em 2008, por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, consoante Programa Brasil Profissionalizado. O objetivo à investigar as experiÃncias dos egressos com relaÃÃo ao mundo do trabalho, sobretudo as vivÃncias durante o estÃgio curricular e pÃs-formaÃÃo. Recorre-se a autores que cuidam das contradiÃÃes no mundo do trabalho, da EducaÃÃo Profissional e Ãqueles que abordam a Escola UnitÃria, como: Marx (2010;1890;2001), MÃszÃros (2008;2002), Kuenzer (1991;2005;2011), Saviani (2008;2007), Antunes (1998;22015;2007), Alves (2011), Frigotto (2010;1995), Cunha (2000), Ramos (2011), Ciavatta (2012), Gramsci (1989) e outros estudiosos que contribuÃram para o campo teÃrico e anÃlise dos achados. Vale enfatizar que a anÃlise filosÃfica desta pesquisa exploratÃria foi ancorada na concepÃÃo de escola unitÃria, de Gramsci, que propÃe uma formaÃÃo transposta aos interesses em mÃo de obra para o capital. Os dados foram colhidos de documentos legais que caracterizam e orientam o objeto de estudo, escolas estaduais de EducaÃÃo Profissional do Cearà e via questionÃrio com 30 egressos. Nesse caminhar, ficou identificado o fato de que esses, motivados pela obtenÃÃo de uma formaÃÃo tÃcnica como meio para âminimizarâ os efeitos do desemprego e conforme a pedagogia das competÃncias que orienta os jovens para a busca pela empregabilidade, demonstraram, em sua maioria, que as expectativas referentes à formaÃÃo nas EEEPs foram atendidas. Embora muitos atuem e continuem os estudos em Ãrea distinta para qual foram formados, declararam que foi uma oportunidade de crescimento pessoal, profissional, e o pontapà inicial para a longa caminhada no mundo do trabalho. Outros egressos, no entanto, em menor nÃmero, revelaram que houve deficiÃncia na formaÃÃo nas EEEPs, principalmente no que diz respeito ao estÃgio curricular, pois as atividades nÃo predominaram diretamente na Ãrea de formaÃÃo do curso, havendo momentos de atividades de cunho administrativo e tarefas simples nas empresas concedentes do estÃgio. Assim, cumpriram esse componente curricular de um modo nÃo condizente com o plano legal estabelecido para a formaÃÃo integrada. O caminho para a educaÃÃo da classe trabalhadora perpassa a oferta de vagas e chega ao compromisso de uma educaÃÃo que ultrapasse as limitaÃÃes economicistas do mercado de trabalho.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisThe trajectory between school and the world of the work of EEEP graduates in CearÃ: from legal to realA trajetÃria entre escola e mundo do trabalho dos egressos das EEEPs no CearÃ: do plano legal ao real 2016-01-15Antonia de Abreu Sousa22981942387http://lattes.cnpq.br/7708693714978471MÃrcia Gardenia Lustosa Pires38885395368http://lattes.cnpq.br/5743787430444545Francisco Josà Lima Sales2833400039199162121391http://lattes.cnpq.br/9188940502225924Daniele Luciano MarquesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Mundo do Trabalho EducaÃÃo Profissional Escola UnitÃriaLabor World Vocational education Unity SchoolEDUCACAOA pesquisa discute o Programa de Ensino MÃdio integrado à EducaÃÃo Profissional das Escolas Estaduais Cearenses, que surgiu em 2008, por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, consoante Programa Brasil Profissionalizado. O objetivo à investigar as experiÃncias dos egressos com relaÃÃo ao mundo do trabalho, sobretudo as vivÃncias durante o estÃgio curricular e pÃs-formaÃÃo. Recorre-se a autores que cuidam das contradiÃÃes no mundo do trabalho, da EducaÃÃo Profissional e Ãqueles que abordam a Escola UnitÃria, como: Marx (2010;1890;2001), MÃszÃros (2008;2002), Kuenzer (1991;2005;2011), Saviani (2008;2007), Antunes (1998;22015;2007), Alves (2011), Frigotto (2010;1995), Cunha (2000), Ramos (2011), Ciavatta (2012), Gramsci (1989) e outros estudiosos que contribuÃram para o campo teÃrico e anÃlise dos achados. Vale enfatizar que a anÃlise filosÃfica desta pesquisa exploratÃria foi ancorada na concepÃÃo de escola unitÃria, de Gramsci, que propÃe uma formaÃÃo transposta aos interesses em mÃo de obra para o capital. Os dados foram colhidos de documentos legais que caracterizam e orientam o objeto de estudo, escolas estaduais de EducaÃÃo Profissional do Cearà e via questionÃrio com 30 egressos. 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Assim, cumpriram esse componente curricular de um modo nÃo condizente com o plano legal estabelecido para a formaÃÃo integrada. O caminho para a educaÃÃo da classe trabalhadora perpassa a oferta de vagas e chega ao compromisso de uma educaÃÃo que ultrapasse as limitaÃÃes economicistas do mercado de trabalho. The current research discuss the High School program integrated for the Vocational Education of the State School from Cearà which emerged in 2008 through the partnership between the State Government and Federal Government according to Brazil Professionalized Program. The aim was to get aware about the graduate experiences in terms of the labor market, especially the experiences during the curricular internship and post-training. We refer to authors that deal with contradictions of the labor world, to the Vocational Education and those who approach the Unity School such as: Marx (2010;1890), MÃszÃros (2008;2002), Kuenzer (1991;2005;2011), Saviani (2008;2007), Antunes (1998;2015;2007), Alves (2011), Frigotto (2010;1995), Cunha (2000), Ramos (2011), Ciavatta (2012), Gramsci (1989) and other scholars who contributed to the theoretical field and the analysis of the findings results. It is worth to emphasize that the philosophical analyze in this exploratory research was anchored in the unitary school of Gramsci that proposes a training beyond the interests of workforce to the capital. The datas were collected from legal documents that characterize and guide the object of study, State Schools of Cearà Vocational Education, and through questionnaire with thirty graduates. Along this study, we identified that those ones motivated by getting a technical education as a mean to "minimize" the effects of unemployment and according to the competence pedagogies that guide young apprentice to search for employability, showed mostly that expectations related to training in EEEPs were fulfilled. Although many of the students are working and continuing the distinct area in studies for which they were trained, they said it was an opportunity for personal and professional growth as well as the kickstart for long walk in the labor world. However, other graduates in a fewer number revealed that there was deficiency in forming the EEEPs mainly with regard to the course stage, because the activity does not prevailed directly in the area of the course formation as well as there were some activities related to administrative issues and simple tasks at the companies which granted the internship. Thus, they fulfilled this curricular component of an inconsistent manner with the legal plan established for integrated training. The path to the education of the working class runs through the waves of offers and reaches the commitment of an education beyond economistic limitations of the labor market. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19004application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:36Zmail@mail.com -
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