Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deborah AraÃjo Muniz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18611
Resumo: Este estudo tem o objetivo de investigar o uso expressivo da luz e da experimentaÃÃo na composiÃÃo artÃstica do retrato fotogrÃfico. Considera-se nesta pesquisa a composiÃÃo fotogrÃfica pensada em relaÃÃo a luz, como elemento estÃtico responsÃvel por configurar o que à posto em cena e criar percepÃÃes no retrato, baseado na concepÃÃo de que ao retratar um determinado assunto, o fotÃgrafo propÃe expressÃ-lo de alguma maneira, pensa em uma ideia de iluminaÃÃo que produza a atmosfera e o efeito expressivo desejado. A luz se manifesta no retrato de diferentes formas, conforme os princÃpios de composiÃÃo subjetivas, correspondentes ao que o fotÃgrafo quer expressar do que retrata. Aliada a atividade experimental na composiÃÃo fotogrÃfica, a experimentaÃÃo implica um ato de descobertas e escolhas inerentes a criaÃÃo, que remetem a materializaÃÃo da expressividade artÃstica no retrato, pois à atravÃs da escrita fotogrÃfica que os profissionais criam suas imagens. Nesse sentido, este estudo examina a composiÃÃo artÃstica dos retratos produzidos por Camila Mangueira e Tiago Santana, a iluminaÃÃo e a atividade experimental como maneiras de dar forma ao retrato fotogrÃfico. A concepÃÃo metodolÃgica utiliza-se de uma pesquisa bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria em que se constatou que a iluminaÃÃo à uma potÃncia capaz de produzir efeitos extraordinÃrios sobre a imagem, criar atmosferas distintas e ser responsÃvel pela expressividade da imagem, manifestando-se na imagem atravÃs dos elementos luz e sombra, sua cor, sua direÃÃo, sua intensidade e seu carÃter em interaÃÃo com os demais elementos do quadro, que atravÃs do manuseio experimental, acentuam caracterÃsticas prÃprias do assunto do retrato e atribuem significados sugestivos e evocativos ao que se retrata.
id UFC_038f63dc4388d175b9503eb7d93f2926
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11673
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLuz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃficoLight and Experimentation in Photographic Portraiture.2016-10-26Silas Josà de Paula05943973320http://lattes.cnpq.br/0602251069407718Osmar GonÃalves dos Reis Filho21445556804http://lattes.cnpq.br/1880465509972947Marcelo Leite Barbalho00454609736http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753834Z101966912307http://lattes.cnpq.br/9189209753307285Deborah AraÃjo MunizUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRRetrato fotogrÃfico Fotografia-expressÃo ExperimentaÃÃo visual ComposiÃÃo Luz e sombraPortrait photo Photography-expression Visual experimentation Composition Light and shadowCOMUNICACAOEste estudo tem o objetivo de investigar o uso expressivo da luz e da experimentaÃÃo na composiÃÃo artÃstica do retrato fotogrÃfico. Considera-se nesta pesquisa a composiÃÃo fotogrÃfica pensada em relaÃÃo a luz, como elemento estÃtico responsÃvel por configurar o que à posto em cena e criar percepÃÃes no retrato, baseado na concepÃÃo de que ao retratar um determinado assunto, o fotÃgrafo propÃe expressÃ-lo de alguma maneira, pensa em uma ideia de iluminaÃÃo que produza a atmosfera e o efeito expressivo desejado. A luz se manifesta no retrato de diferentes formas, conforme os princÃpios de composiÃÃo subjetivas, correspondentes ao que o fotÃgrafo quer expressar do que retrata. Aliada a atividade experimental na composiÃÃo fotogrÃfica, a experimentaÃÃo implica um ato de descobertas e escolhas inerentes a criaÃÃo, que remetem a materializaÃÃo da expressividade artÃstica no retrato, pois à atravÃs da escrita fotogrÃfica que os profissionais criam suas imagens. Nesse sentido, este estudo examina a composiÃÃo artÃstica dos retratos produzidos por Camila Mangueira e Tiago Santana, a iluminaÃÃo e a atividade experimental como maneiras de dar forma ao retrato fotogrÃfico. A concepÃÃo metodolÃgica utiliza-se de uma pesquisa bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria em que se constatou que a iluminaÃÃo à uma potÃncia capaz de produzir efeitos extraordinÃrios sobre a imagem, criar atmosferas distintas e ser responsÃvel pela expressividade da imagem, manifestando-se na imagem atravÃs dos elementos luz e sombra, sua cor, sua direÃÃo, sua intensidade e seu carÃter em interaÃÃo com os demais elementos do quadro, que atravÃs do manuseio experimental, acentuam caracterÃsticas prÃprias do assunto do retrato e atribuem significados sugestivos e evocativos ao que se retrata.This study aims to investigate the expressive use of light and experimentation in the artistic composition of the photographic portrait. It is considered in this research the photographic composition thought to the light, as an aesthetic element responsible for setting up what is put in and create perceptions in the picture, based on the concept that to portray a certain subject, the photographer proposes express it somehow, you think of an idea of lighting that produces the atmosphere and the desired expressive effect. The light is manifested in the picture in different ways, according to the principles of subjective composition, corresponding to what the photographer wants to express what portrays. Combined with experimental activity in the photographic composition, experimentation implies an act of discovery and creation inherent in choices that lead to materialization of artistic expression in the picture. It is through the photographic writing photographers create their images. In this sense, the study examines the artistic composition of pictures produced by Camila hose and Tiago Santana, lighting and experimental activity as ways to shape the photographic portrait. The methodological design is literature, descriptive and exploratory research. Found that the lighting is a power capable of producing extraordinary effects on the image, creating different atmospheres and be responsible for the expressiveness of the image, manifesting the image through the light elements and shadow, its color, its direction, its intensity, its character in interaction with other frame elements, through experimental manipulation, stress characteristics of the portrait subject and attribute meanings suggestive and evocative to portraying.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18611application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Light and Experimentation in Photographic Portraiture.
title Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
spellingShingle Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
Deborah AraÃjo Muniz
Retrato fotogrÃfico
Fotografia-expressÃo
ExperimentaÃÃo visual
ComposiÃÃo
Luz e sombra
Portrait photo
Photography-expression
Visual experimentation
Composition
Light and shadow
COMUNICACAO
title_short Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
title_full Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
title_fullStr Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
title_full_unstemmed Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
title_sort Luz e experimentaÃÃo no retrato fotogrÃfico
author Deborah AraÃjo Muniz
author_facet Deborah AraÃjo Muniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silas Josà de Paula
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05943973320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0602251069407718
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Osmar GonÃalves dos Reis Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 21445556804
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Leite Barbalho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00454609736
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753834Z1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01966912307
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9189209753307285
dc.contributor.author.fl_str_mv Deborah AraÃjo Muniz
contributor_str_mv Silas Josà de Paula
Osmar GonÃalves dos Reis Filho
Marcelo Leite Barbalho
dc.subject.por.fl_str_mv Retrato fotogrÃfico
Fotografia-expressÃo
ExperimentaÃÃo visual
ComposiÃÃo
Luz e sombra
topic Retrato fotogrÃfico
Fotografia-expressÃo
ExperimentaÃÃo visual
ComposiÃÃo
Luz e sombra
Portrait photo
Photography-expression
Visual experimentation
Composition
Light and shadow
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Portrait photo
Photography-expression
Visual experimentation
Composition
Light and shadow
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem o objetivo de investigar o uso expressivo da luz e da experimentaÃÃo na composiÃÃo artÃstica do retrato fotogrÃfico. Considera-se nesta pesquisa a composiÃÃo fotogrÃfica pensada em relaÃÃo a luz, como elemento estÃtico responsÃvel por configurar o que à posto em cena e criar percepÃÃes no retrato, baseado na concepÃÃo de que ao retratar um determinado assunto, o fotÃgrafo propÃe expressÃ-lo de alguma maneira, pensa em uma ideia de iluminaÃÃo que produza a atmosfera e o efeito expressivo desejado. A luz se manifesta no retrato de diferentes formas, conforme os princÃpios de composiÃÃo subjetivas, correspondentes ao que o fotÃgrafo quer expressar do que retrata. Aliada a atividade experimental na composiÃÃo fotogrÃfica, a experimentaÃÃo implica um ato de descobertas e escolhas inerentes a criaÃÃo, que remetem a materializaÃÃo da expressividade artÃstica no retrato, pois à atravÃs da escrita fotogrÃfica que os profissionais criam suas imagens. Nesse sentido, este estudo examina a composiÃÃo artÃstica dos retratos produzidos por Camila Mangueira e Tiago Santana, a iluminaÃÃo e a atividade experimental como maneiras de dar forma ao retrato fotogrÃfico. A concepÃÃo metodolÃgica utiliza-se de uma pesquisa bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria em que se constatou que a iluminaÃÃo à uma potÃncia capaz de produzir efeitos extraordinÃrios sobre a imagem, criar atmosferas distintas e ser responsÃvel pela expressividade da imagem, manifestando-se na imagem atravÃs dos elementos luz e sombra, sua cor, sua direÃÃo, sua intensidade e seu carÃter em interaÃÃo com os demais elementos do quadro, que atravÃs do manuseio experimental, acentuam caracterÃsticas prÃprias do assunto do retrato e atribuem significados sugestivos e evocativos ao que se retrata.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aims to investigate the expressive use of light and experimentation in the artistic composition of the photographic portrait. It is considered in this research the photographic composition thought to the light, as an aesthetic element responsible for setting up what is put in and create perceptions in the picture, based on the concept that to portray a certain subject, the photographer proposes express it somehow, you think of an idea of lighting that produces the atmosphere and the desired expressive effect. The light is manifested in the picture in different ways, according to the principles of subjective composition, corresponding to what the photographer wants to express what portrays. Combined with experimental activity in the photographic composition, experimentation implies an act of discovery and creation inherent in choices that lead to materialization of artistic expression in the picture. It is through the photographic writing photographers create their images. In this sense, the study examines the artistic composition of pictures produced by Camila hose and Tiago Santana, lighting and experimental activity as ways to shape the photographic portrait. The methodological design is literature, descriptive and exploratory research. Found that the lighting is a power capable of producing extraordinary effects on the image, creating different atmospheres and be responsible for the expressiveness of the image, manifesting the image through the light elements and shadow, its color, its direction, its intensity, its character in interaction with other frame elements, through experimental manipulation, stress characteristics of the portrait subject and attribute meanings suggestive and evocative to portraying.
description Este estudo tem o objetivo de investigar o uso expressivo da luz e da experimentaÃÃo na composiÃÃo artÃstica do retrato fotogrÃfico. Considera-se nesta pesquisa a composiÃÃo fotogrÃfica pensada em relaÃÃo a luz, como elemento estÃtico responsÃvel por configurar o que à posto em cena e criar percepÃÃes no retrato, baseado na concepÃÃo de que ao retratar um determinado assunto, o fotÃgrafo propÃe expressÃ-lo de alguma maneira, pensa em uma ideia de iluminaÃÃo que produza a atmosfera e o efeito expressivo desejado. A luz se manifesta no retrato de diferentes formas, conforme os princÃpios de composiÃÃo subjetivas, correspondentes ao que o fotÃgrafo quer expressar do que retrata. Aliada a atividade experimental na composiÃÃo fotogrÃfica, a experimentaÃÃo implica um ato de descobertas e escolhas inerentes a criaÃÃo, que remetem a materializaÃÃo da expressividade artÃstica no retrato, pois à atravÃs da escrita fotogrÃfica que os profissionais criam suas imagens. Nesse sentido, este estudo examina a composiÃÃo artÃstica dos retratos produzidos por Camila Mangueira e Tiago Santana, a iluminaÃÃo e a atividade experimental como maneiras de dar forma ao retrato fotogrÃfico. A concepÃÃo metodolÃgica utiliza-se de uma pesquisa bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria em que se constatou que a iluminaÃÃo à uma potÃncia capaz de produzir efeitos extraordinÃrios sobre a imagem, criar atmosferas distintas e ser responsÃvel pela expressividade da imagem, manifestando-se na imagem atravÃs dos elementos luz e sombra, sua cor, sua direÃÃo, sua intensidade e seu carÃter em interaÃÃo com os demais elementos do quadro, que atravÃs do manuseio experimental, acentuam caracterÃsticas prÃprias do assunto do retrato e atribuem significados sugestivos e evocativos ao que se retrata.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18611
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230531731456