AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michael Gandhi Monteiro dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14612
Resumo: Este trabalho tem como foco principal mostrar as vantagens do uso de um software de Geometria DinÃmica, chamado Geogebra, no ensino da Geometria AnalÃtica. InÃcio fazendo uma apresentaÃÃo do Geogebra, onde ao longo dos capÃtulos mostro suas potencialidades e aplicabilidades na matemÃtica como um todo. O objetivo de falar sobre assunto, està baseado nos baixos rendimentos dos alunos em provas aplicadas, de avaliaÃÃo em larga escala, em nosso paÃs. EstÃs avaliaÃÃes revelam que algo deve ser feito em prol da melhoria da aprendizagem, por isso, diante das constantes mudanÃas em nossa sociedade e a presenÃa maciÃa da tecnologia em nosso cotidiano este estudo fornecer atividades comuns a qualquer livro didÃtico, mas, sua resoluÃÃo serà dada atravÃs do programa. No referencial teÃrico, falo um pouco do surgimento da Geometria AnalÃtica, bem como, da sua importÃncia para a matemÃtica e suas tecnologias descritas nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No capÃtulo dedicado exclusivamente ao programa, faÃo uma descriÃÃo detalhada de cada Ãcone pertencente à barra de ferramentas do software. Encerro o estudo, com diversas atividades para que professores interessados na utilizaÃÃo do recurso pedagÃgico visualizem que com pouco esforÃo e dedicaÃÃo, nossos alunos serÃo capazes de experimentar, visualizar, interpretar, abstrair, generalizar e demonstrar.
id UFC_044314d9a1e72bd3500fd5f5201aa154
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9729
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃticaApplications GeoGebra in analytic geometry teaching2013-08-14Jose Othon Dantas Lopes06009930359http://lattes.cnpq.br/2451592641376001Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Luiz AntÃnio Caetano Monte88888888888Autor de: CritÃrios de irracionalidade e o teorema de ApÃry [dissertaÃÃo defendida em 2009]84598689315http://lattes.cnpq.br/1667783698175910Michael Gandhi Monteiro dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino de geometria analÃtica tecnologia educaÃÃo matemÃtica atividades professoresteaching analytic geometry technology mathematics education activities teachersMATEMATICAEste trabalho tem como foco principal mostrar as vantagens do uso de um software de Geometria DinÃmica, chamado Geogebra, no ensino da Geometria AnalÃtica. InÃcio fazendo uma apresentaÃÃo do Geogebra, onde ao longo dos capÃtulos mostro suas potencialidades e aplicabilidades na matemÃtica como um todo. O objetivo de falar sobre assunto, està baseado nos baixos rendimentos dos alunos em provas aplicadas, de avaliaÃÃo em larga escala, em nosso paÃs. EstÃs avaliaÃÃes revelam que algo deve ser feito em prol da melhoria da aprendizagem, por isso, diante das constantes mudanÃas em nossa sociedade e a presenÃa maciÃa da tecnologia em nosso cotidiano este estudo fornecer atividades comuns a qualquer livro didÃtico, mas, sua resoluÃÃo serà dada atravÃs do programa. No referencial teÃrico, falo um pouco do surgimento da Geometria AnalÃtica, bem como, da sua importÃncia para a matemÃtica e suas tecnologias descritas nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No capÃtulo dedicado exclusivamente ao programa, faÃo uma descriÃÃo detalhada de cada Ãcone pertencente à barra de ferramentas do software. Encerro o estudo, com diversas atividades para que professores interessados na utilizaÃÃo do recurso pedagÃgico visualizem que com pouco esforÃo e dedicaÃÃo, nossos alunos serÃo capazes de experimentar, visualizar, interpretar, abstrair, generalizar e demonstrar. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14612application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Applications GeoGebra in analytic geometry teaching
title AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
spellingShingle AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
Michael Gandhi Monteiro dos Santos
ensino de geometria analÃtica
tecnologia
educaÃÃo matemÃtica
atividades
professores
teaching analytic geometry
technology
mathematics education
activities
teachers
MATEMATICA
title_short AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
title_full AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
title_fullStr AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
title_full_unstemmed AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
title_sort AplicaÃÃes do geogebra no ensino de geometria analÃtica
author Michael Gandhi Monteiro dos Santos
author_facet Michael Gandhi Monteiro dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Othon Dantas Lopes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06009930359
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2451592641376001
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Ferreira de Melo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 89509706353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064883781827911
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz AntÃnio Caetano Monte
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 88888888888
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv Autor de: CritÃrios de irracionalidade e o teorema de ApÃry [dissertaÃÃo defendida em 2009]
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84598689315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1667783698175910
dc.contributor.author.fl_str_mv Michael Gandhi Monteiro dos Santos
contributor_str_mv Jose Othon Dantas Lopes
Marcelo Ferreira de Melo
Luiz AntÃnio Caetano Monte
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de geometria analÃtica
tecnologia
educaÃÃo matemÃtica
atividades
professores
topic ensino de geometria analÃtica
tecnologia
educaÃÃo matemÃtica
atividades
professores
teaching analytic geometry
technology
mathematics education
activities
teachers
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching analytic geometry
technology
mathematics education
activities
teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como foco principal mostrar as vantagens do uso de um software de Geometria DinÃmica, chamado Geogebra, no ensino da Geometria AnalÃtica. InÃcio fazendo uma apresentaÃÃo do Geogebra, onde ao longo dos capÃtulos mostro suas potencialidades e aplicabilidades na matemÃtica como um todo. O objetivo de falar sobre assunto, està baseado nos baixos rendimentos dos alunos em provas aplicadas, de avaliaÃÃo em larga escala, em nosso paÃs. EstÃs avaliaÃÃes revelam que algo deve ser feito em prol da melhoria da aprendizagem, por isso, diante das constantes mudanÃas em nossa sociedade e a presenÃa maciÃa da tecnologia em nosso cotidiano este estudo fornecer atividades comuns a qualquer livro didÃtico, mas, sua resoluÃÃo serà dada atravÃs do programa. No referencial teÃrico, falo um pouco do surgimento da Geometria AnalÃtica, bem como, da sua importÃncia para a matemÃtica e suas tecnologias descritas nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No capÃtulo dedicado exclusivamente ao programa, faÃo uma descriÃÃo detalhada de cada Ãcone pertencente à barra de ferramentas do software. Encerro o estudo, com diversas atividades para que professores interessados na utilizaÃÃo do recurso pedagÃgico visualizem que com pouco esforÃo e dedicaÃÃo, nossos alunos serÃo capazes de experimentar, visualizar, interpretar, abstrair, generalizar e demonstrar.
description Este trabalho tem como foco principal mostrar as vantagens do uso de um software de Geometria DinÃmica, chamado Geogebra, no ensino da Geometria AnalÃtica. InÃcio fazendo uma apresentaÃÃo do Geogebra, onde ao longo dos capÃtulos mostro suas potencialidades e aplicabilidades na matemÃtica como um todo. O objetivo de falar sobre assunto, està baseado nos baixos rendimentos dos alunos em provas aplicadas, de avaliaÃÃo em larga escala, em nosso paÃs. EstÃs avaliaÃÃes revelam que algo deve ser feito em prol da melhoria da aprendizagem, por isso, diante das constantes mudanÃas em nossa sociedade e a presenÃa maciÃa da tecnologia em nosso cotidiano este estudo fornecer atividades comuns a qualquer livro didÃtico, mas, sua resoluÃÃo serà dada atravÃs do programa. No referencial teÃrico, falo um pouco do surgimento da Geometria AnalÃtica, bem como, da sua importÃncia para a matemÃtica e suas tecnologias descritas nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No capÃtulo dedicado exclusivamente ao programa, faÃo uma descriÃÃo detalhada de cada Ãcone pertencente à barra de ferramentas do software. Encerro o estudo, com diversas atividades para que professores interessados na utilizaÃÃo do recurso pedagÃgico visualizem que com pouco esforÃo e dedicaÃÃo, nossos alunos serÃo capazes de experimentar, visualizar, interpretar, abstrair, generalizar e demonstrar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14612
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206379880448