O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226 |
Resumo: | FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
id |
UFC_05624ea0b0f661248a53c33e65321968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9963 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃesThought of educational CÃlestin Freinet in the age of revolutions2015-08-06Osterne Nonato Maia Filho21155283368http://lattes.cnpq.br/7436001421675280Josefa Jackline Rabelo19426828320Hamilton Viana Chaves73286800325http://lattes.cnpq.br/208074625647349504152121386http://lattes.cnpq.br/5807798395718609Rafaela Ferreira dos Santos Mendes MurattUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCÃlestin Freinet EducaÃÃo do trabalho Escola do povoCÃlestin Freinet Education work School of the peopleEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃA presente pesquisa expÃe nossa caminhada na compreensÃo dos escritos de CÃlestin Freinet, que, no Brasil, à considerado por uma grande maioria dos pedagogos e educadores como um representante tÃpico do escolanovismo, apartando de sua obra a dimensÃo polÃtica e inovadora, assim como à ignorada muitas vezes sua base revolucionÃria. NÃo temos a pretensÃo de transformÃ-lo em um teÃrico ortodoxo do marxismo, que seguiu apenas um caminho, ou de justificÃ-lo valendo-se dos seus primeiros escritos. Temos, contudo, a intenÃÃo de compreendÃ-lo como um sujeito histÃrico, que propÃs uma teoria que tinha preocupaÃÃo com sua efetivaÃÃo, de modo que a escola do povo fosse possÃvel. Discutiremos seus escritos ricos de conceitos marxistas, da mesma forma que refletiremos sobre os escritos em que hà certo distanciamento do partido comunista e o autor adota uma postura, para muitos, condizente com os ideais da escola nova ou, atà mesmo para alguns outros, uma postura romÃntica da educaÃÃo. Pontuamos nosso objetivo central como a tentativa de encontrar um possÃvel fio condutor em suas principais obras â Ensaio de psicologia sensÃvel I (1976); Ensaio de psicologia sensÃvel II (1978); Pedagogia do bom senso (1998) e Para uma escola do povo (2001) â, com o fim de entender a proposta de sua Escola do Povo, sob a base de uma educaÃÃo pelo trabalho. Essa proposta foi construÃda e aplicada, na FranÃa, por Freinet, levando em consideraÃÃo o ponto de partida e para quem se destina a educaÃÃo, assim quais sÃo as suas bases fundamentais. AlÃm disso, buscamos compreender o motivo pelo qual a pedagogia popular de Freinet, quando chega ao Brasil na segunda metade do sÃculo XX, distancia-se tanto de suas raÃzes populares e polÃticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza teÃrico-bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria, que tomou como perspectiva teÃrico- -metodolÃgica o materialismo histÃrico-dialÃtico.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:14Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Thought of educational CÃlestin Freinet in the age of revolutions |
title |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes |
spellingShingle |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt CÃlestin Freinet EducaÃÃo do trabalho Escola do povo CÃlestin Freinet Education work School of the people EDUCACAO |
title_short |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes |
title_full |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes |
title_fullStr |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes |
title_full_unstemmed |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes |
title_sort |
O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes |
author |
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt |
author_facet |
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Osterne Nonato Maia Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
21155283368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7436001421675280 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josefa Jackline Rabelo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
19426828320 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Hamilton Viana Chaves |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
73286800325 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2080746256473495 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
04152121386 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5807798395718609 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt |
contributor_str_mv |
Osterne Nonato Maia Filho Josefa Jackline Rabelo Hamilton Viana Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CÃlestin Freinet EducaÃÃo do trabalho Escola do povo |
topic |
CÃlestin Freinet EducaÃÃo do trabalho Escola do povo CÃlestin Freinet Education work School of the people EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
CÃlestin Freinet Education work School of the people |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa expÃe nossa caminhada na compreensÃo dos escritos de CÃlestin Freinet, que, no Brasil, à considerado por uma grande maioria dos pedagogos e educadores como um representante tÃpico do escolanovismo, apartando de sua obra a dimensÃo polÃtica e inovadora, assim como à ignorada muitas vezes sua base revolucionÃria. NÃo temos a pretensÃo de transformÃ-lo em um teÃrico ortodoxo do marxismo, que seguiu apenas um caminho, ou de justificÃ-lo valendo-se dos seus primeiros escritos. Temos, contudo, a intenÃÃo de compreendÃ-lo como um sujeito histÃrico, que propÃs uma teoria que tinha preocupaÃÃo com sua efetivaÃÃo, de modo que a escola do povo fosse possÃvel. Discutiremos seus escritos ricos de conceitos marxistas, da mesma forma que refletiremos sobre os escritos em que hà certo distanciamento do partido comunista e o autor adota uma postura, para muitos, condizente com os ideais da escola nova ou, atà mesmo para alguns outros, uma postura romÃntica da educaÃÃo. Pontuamos nosso objetivo central como a tentativa de encontrar um possÃvel fio condutor em suas principais obras â Ensaio de psicologia sensÃvel I (1976); Ensaio de psicologia sensÃvel II (1978); Pedagogia do bom senso (1998) e Para uma escola do povo (2001) â, com o fim de entender a proposta de sua Escola do Povo, sob a base de uma educaÃÃo pelo trabalho. Essa proposta foi construÃda e aplicada, na FranÃa, por Freinet, levando em consideraÃÃo o ponto de partida e para quem se destina a educaÃÃo, assim quais sÃo as suas bases fundamentais. AlÃm disso, buscamos compreender o motivo pelo qual a pedagogia popular de Freinet, quando chega ao Brasil na segunda metade do sÃculo XX, distancia-se tanto de suas raÃzes populares e polÃticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza teÃrico-bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria, que tomou como perspectiva teÃrico- -metodolÃgica o materialismo histÃrico-dialÃtico. |
description |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295208771682304 |