O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
id UFC_05624ea0b0f661248a53c33e65321968
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9963
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃesThought of educational CÃlestin Freinet in the age of revolutions2015-08-06Osterne Nonato Maia Filho21155283368http://lattes.cnpq.br/7436001421675280Josefa Jackline Rabelo19426828320Hamilton Viana Chaves73286800325http://lattes.cnpq.br/208074625647349504152121386http://lattes.cnpq.br/5807798395718609Rafaela Ferreira dos Santos Mendes MurattUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCÃlestin Freinet EducaÃÃo do trabalho Escola do povoCÃlestin Freinet Education work School of the peopleEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃA presente pesquisa expÃe nossa caminhada na compreensÃo dos escritos de CÃlestin Freinet, que, no Brasil, à considerado por uma grande maioria dos pedagogos e educadores como um representante tÃpico do escolanovismo, apartando de sua obra a dimensÃo polÃtica e inovadora, assim como à ignorada muitas vezes sua base revolucionÃria. NÃo temos a pretensÃo de transformÃ-lo em um teÃrico ortodoxo do marxismo, que seguiu apenas um caminho, ou de justificÃ-lo valendo-se dos seus primeiros escritos. Temos, contudo, a intenÃÃo de compreendÃ-lo como um sujeito histÃrico, que propÃs uma teoria que tinha preocupaÃÃo com sua efetivaÃÃo, de modo que a escola do povo fosse possÃvel. Discutiremos seus escritos ricos de conceitos marxistas, da mesma forma que refletiremos sobre os escritos em que hà certo distanciamento do partido comunista e o autor adota uma postura, para muitos, condizente com os ideais da escola nova ou, atà mesmo para alguns outros, uma postura romÃntica da educaÃÃo. Pontuamos nosso objetivo central como a tentativa de encontrar um possÃvel fio condutor em suas principais obras â Ensaio de psicologia sensÃvel I (1976); Ensaio de psicologia sensÃvel II (1978); Pedagogia do bom senso (1998) e Para uma escola do povo (2001) â, com o fim de entender a proposta de sua Escola do Povo, sob a base de uma educaÃÃo pelo trabalho. Essa proposta foi construÃda e aplicada, na FranÃa, por Freinet, levando em consideraÃÃo o ponto de partida e para quem se destina a educaÃÃo, assim quais sÃo as suas bases fundamentais. AlÃm disso, buscamos compreender o motivo pelo qual a pedagogia popular de Freinet, quando chega ao Brasil na segunda metade do sÃculo XX, distancia-se tanto de suas raÃzes populares e polÃticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza teÃrico-bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria, que tomou como perspectiva teÃrico- -metodolÃgica o materialismo histÃrico-dialÃtico.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:14Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Thought of educational CÃlestin Freinet in the age of revolutions
title O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
spellingShingle O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
CÃlestin Freinet
EducaÃÃo do trabalho
Escola do povo
CÃlestin Freinet
Education work
School of the people
EDUCACAO
title_short O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
title_full O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
title_fullStr O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
title_full_unstemmed O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
title_sort O pensamento pedagÃgico de CÃlestin Freinet na era das revoluÃÃes
author Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
author_facet Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osterne Nonato Maia Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21155283368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7436001421675280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josefa Jackline Rabelo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 19426828320
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hamilton Viana Chaves
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 73286800325
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2080746256473495
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04152121386
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5807798395718609
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
contributor_str_mv Osterne Nonato Maia Filho
Josefa Jackline Rabelo
Hamilton Viana Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv CÃlestin Freinet
EducaÃÃo do trabalho
Escola do povo
topic CÃlestin Freinet
EducaÃÃo do trabalho
Escola do povo
CÃlestin Freinet
Education work
School of the people
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv CÃlestin Freinet
Education work
School of the people
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa expÃe nossa caminhada na compreensÃo dos escritos de CÃlestin Freinet, que, no Brasil, à considerado por uma grande maioria dos pedagogos e educadores como um representante tÃpico do escolanovismo, apartando de sua obra a dimensÃo polÃtica e inovadora, assim como à ignorada muitas vezes sua base revolucionÃria. NÃo temos a pretensÃo de transformÃ-lo em um teÃrico ortodoxo do marxismo, que seguiu apenas um caminho, ou de justificÃ-lo valendo-se dos seus primeiros escritos. Temos, contudo, a intenÃÃo de compreendÃ-lo como um sujeito histÃrico, que propÃs uma teoria que tinha preocupaÃÃo com sua efetivaÃÃo, de modo que a escola do povo fosse possÃvel. Discutiremos seus escritos ricos de conceitos marxistas, da mesma forma que refletiremos sobre os escritos em que hà certo distanciamento do partido comunista e o autor adota uma postura, para muitos, condizente com os ideais da escola nova ou, atà mesmo para alguns outros, uma postura romÃntica da educaÃÃo. Pontuamos nosso objetivo central como a tentativa de encontrar um possÃvel fio condutor em suas principais obras â Ensaio de psicologia sensÃvel I (1976); Ensaio de psicologia sensÃvel II (1978); Pedagogia do bom senso (1998) e Para uma escola do povo (2001) â, com o fim de entender a proposta de sua Escola do Povo, sob a base de uma educaÃÃo pelo trabalho. Essa proposta foi construÃda e aplicada, na FranÃa, por Freinet, levando em consideraÃÃo o ponto de partida e para quem se destina a educaÃÃo, assim quais sÃo as suas bases fundamentais. AlÃm disso, buscamos compreender o motivo pelo qual a pedagogia popular de Freinet, quando chega ao Brasil na segunda metade do sÃculo XX, distancia-se tanto de suas raÃzes populares e polÃticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza teÃrico-bibliogrÃfica, descritiva e exploratÃria, que tomou como perspectiva teÃrico- -metodolÃgica o materialismo histÃrico-dialÃtico.
description FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295208771682304