RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718 |
Resumo: | Esta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas. |
id |
UFC_4435174de7620e50328d1e723b2f5460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:1553 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgiaDeliverering RB: its history and the process of formularization and implementation of strategy2004-04-06Manoel Bosco de Almeida00122351304Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924AntÃnio Lisboa Teles da Rosa00000000108http://lattes.cnpq.br/184704278005585600000000128http://lattes.cnpq.br/6566017051199648HÃlvio Benedito Dias de CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRlogÃstica distribuiÃÃo e estratÃgia empresariallogistic distribution strategic managementECONOMIAEsta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas.This dissertation analyzes the process of creating and improving strategies, in particular, the strategy formulation and implementation by RB Distributor. This company is a wholesale distributor of groceries and health care products in the state of CearÃ. The study shows that a formal and structured process of strategic planning can add value to the strategic management of any company. This process gives direction to the formulation of strategies and goals which may increase their capacity to face the competitive forces in the market place. As such, RB Distributor has formulated its plan, its strategies and goals with a look into the future and its competitors. However, barriers and market changes influence the process of implementation of strategies and the attainment of its goals. In fact, RB Distributor faced those problems and this influenced adversely its results. A systematic feedback system of information and monitoring is recommended as a tool to reduce the negative impact those variables could have on the desired results.Universidade Federal do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:47Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Deliverering RB: its history and the process of formularization and implementation of strategy |
title |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia |
spellingShingle |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia HÃlvio Benedito Dias de Carvalho logÃstica distribuiÃÃo e estratÃgia empresarial logistic distribution strategic management ECONOMIA |
title_short |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia |
title_full |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia |
title_fullStr |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia |
title_full_unstemmed |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia |
title_sort |
RB Distribuidora: sua histÃria e o processo de formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia |
author |
HÃlvio Benedito Dias de Carvalho |
author_facet |
HÃlvio Benedito Dias de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Manoel Bosco de Almeida |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00122351304 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo de Melo Jorge Neto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
35625660344 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7568927888412924 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
AntÃnio Lisboa Teles da Rosa |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00000000108 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1847042780055856 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00000000128 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6566017051199648 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HÃlvio Benedito Dias de Carvalho |
contributor_str_mv |
Manoel Bosco de Almeida Paulo de Melo Jorge Neto AntÃnio Lisboa Teles da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
logÃstica distribuiÃÃo e estratÃgia empresarial |
topic |
logÃstica distribuiÃÃo e estratÃgia empresarial logistic distribution strategic management ECONOMIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
logistic distribution strategic management |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ECONOMIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This dissertation analyzes the process of creating and improving strategies, in particular, the strategy formulation and implementation by RB Distributor. This company is a wholesale distributor of groceries and health care products in the state of CearÃ. The study shows that a formal and structured process of strategic planning can add value to the strategic management of any company. This process gives direction to the formulation of strategies and goals which may increase their capacity to face the competitive forces in the market place. As such, RB Distributor has formulated its plan, its strategies and goals with a look into the future and its competitors. However, barriers and market changes influence the process of implementation of strategies and the attainment of its goals. In fact, RB Distributor faced those problems and this influenced adversely its results. A systematic feedback system of information and monitoring is recommended as a tool to reduce the negative impact those variables could have on the desired results. |
description |
Esta dissertaÃÃo analisa o processo de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias, e, em particular, a formulaÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgia pela RB Distribuidora, empresa do ramo de DistribuiÃÃo, que comercializa produtos de higiene, limpeza e alimentos no estado do CearÃ. Os resultados alcanÃados demonstram que um processo formal e estruturado de elaboraÃÃo e implementaÃÃo de estratÃgias pode agregar valor ao gerenciamento estratÃgico de qualquer empresa. Este processo dà direcionamento à elaboraÃÃo do planejamento estratÃgico e incrementa a capacidade da empresa para enfrentar as forÃas competitivas do mercado. Neste sentido, a RB Distribuidora realizou seu planejamento estratÃgico e formulou suas estratÃgias de longo prazo. Estas estratÃgias deram direcionamento à definiÃÃo de metas estratÃgicas anuais da Empresa. Contudo, existem barreiras e mudanÃas do mercado que influenciam o processo de implementaÃÃo das estratÃgias e da concretizaÃÃo das metas. De fato, a RB Distribuidora enfrentou barreiras e mudanÃas ocorridas no cenÃrio dos negÃcios, que influenciaram o nÃvel de implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas estratÃgicas. Em face do que, sugere-se a adoÃÃo de um programa de acompanhamento e ajuste das suas estratÃgias e do seu planejamento estratÃgico, ao longo da sua implementaÃÃo, como forma de enfrentar as barreiras impostas pelas forÃas competitivas do mercado, manter o foco no gerenciamento estratÃgico, adequar-se Ãs mudanÃas do mercado e assegurar a efetiva implementaÃÃo das suas estratÃgias e metas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295120725901312 |