Fluidoterapia como racionalidade em saÃde: um estudo sobre a produÃÃo de saber do grupo espÃrita casa da sopa no contexto do cuidado para com o sujeito em situaÃÃo de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÃgia Gomes Rodrigues Erbereli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9936
Resumo: Diante da premente necessidade de integraÃÃo entre saÃde e espiritualidade que a transiÃÃo paradigmÃtica nos impÃe e de consolidaÃÃo de prÃticas integrativas de saÃde, nos espaÃos populares, dirigidas Ãs populaÃÃes de rua, as quais tÃm ficado à margem das aÃÃes promotoras de saÃde, formulamos o objetivo geral desta pesquisa: contribuir com uma produÃÃo de saber que dinamize os potenciais latentes de integraÃÃo entre saÃde e espiritualidade, no contexto do cuidado para com o sujeito em situaÃÃo de rua, realizado pelo Grupo EspÃrita Casa da Sopa (GECS). Utilizamos a pesquisa colaborativa como mÃtodo para gestar a produÃÃo de saber atravÃs de ciclos reflexivos sobre a prÃtica de cuidado de um grupo-sujeito, alÃm da coleta de histÃrias de vida, conforme o mÃtodo autobiogrÃfico e observaÃÃo participante com registros no Jornal da pesquisa. O GECS alcanÃou refletir sobre o modo de relacionar-se com o sujeito em situaÃÃo de rua a partir de uma compreensÃo que o situa como ser espiritual, o que implica admitir a existÃncia do EspÃrito. A Fluidoterapia â sistema terapÃutico que se inscreve no contexto do cuidado do GECS â possui dimensÃes teÃrico-prÃticas que a caracterizam como uma racionalidade em saÃde complexa que alcanÃa tecer uma teia de cuidados sociais e espirituais que se interrelacionam para integrar saÃde e espiritualidade. Assim, destacamos elementos que contribuem para uma reconceituaÃÃo do sujeito das prÃticas de saÃde em um contexto de produÃÃo de saber que situa a Fluidoterapia como uma racionalidade em saÃde, inscrita num paradigma emergente que estamos a chamar de paradigma do espÃrito.
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